Lista de exercícios sobre a Revolução Francesa

Teste o que você sabe sobre a Revolução Francesa com exercícios do Enem e de vestibulares, e confira a nossa videoaula para não errar nas provas!

A Revolução Francesa não só é um dos temas mais pesquisados da história como um dos temas que está sempre presente no Enem e nos vestibulares. Por isso nós selecionamos exercícios sobre a Revolução Francesa para você saber como esse conteúdo costuma ser cobrado!

O tema da Revolução Francesa é um clássico nas provas do Enem, do Encceja e dos vestibulars porque o episódio ficou registrado na história como um divisor de épocas.

A França vivia uma monarquia absolutista, que foi deposta. Em seguida uma assembleia nacional com membros eleitos pelo voto universal instituiu um regime republicano. Na época votavam apenas os homens.

A Tomada da Bastilha - Revolução Francesa
A Tomada da Bastilha, pintura de Jean-Pierre Louis Houël, 1789.

Veja na imagem acima o quadro que registra a Queda da Bastilha (ou Tomada da Bastilha). O evento foi a invasão popular de uma prisão mantida pela monarquia, e a libertação dos prisioneiros. Ficou marcado na história como o símbolo da queda do antigo regime.

 

Resumo sobre a Revolução Francesa

Mas, antes de partir para as questões, não deixe de conferir o resumo feito pelo professor Felipe para o canal do Curso Enem Gratuito. Ele traça uma linha do tempo com os principais acontecimentos do processo revolucionário.

Começa com a situação da França durante o regime do absolutismo e passa por todas as fases da revolução:

Se você ainda ficou com dúvidas, pode conferir nossa aula completa sobre o assunto. Além disso, recomendamos que você fique até o final da lista de exercícios porque deixamos uma surpresa que vai te ajudar nos estudos!

Exercícios sobre a Revolução Francesa

.

Paródia

Para terminar bem a sua revisão sobre a Revolução Francesa, assista à paródia que o professor Felipe preparou. Assim você memoriza o conteúdo rapidinho!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel