Questões sobre trabalho no mundo atual, na 3ª Revolução Industrial

Veja o resumo e depois teste seus conhecimentos sobre trabalho com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para você estudar Sociologia!

O trabalho no mundo atual é um tema que cai com cada vez mais frequência nas questões de Sociologia do Enem. Por isso, preparamos um resumo sobre o que Durkheim, Marx e Weber refletiram sobre o assunto. Depois de revisar, teste seus conhecimentos com a lista de questões sobre trabalho!

Resumo sobre trabalho

Émile Durkheim (1858-1917), Karl Marx (1818-1883) e Max Weber (1864-1920) são considerados os pais da sociologia e todos falam sobre o trabalho. Em seguida, vamos ver as principais ideias de cada um.

Primeiramente, vamos falar sobre Durkheim, o sociólogo francês que inaugurou os estudos dos que hoje chamamos de sociologia. Ele analisa o processo de migração das pessoas do campo pra cidade e sua cooptação para o trabalho fabril.

Para Durkheim, a especialização e divisão social do trabalho produzem solidariedade e coesão social porque o trabalhador se torna dependente do trabalho de outras pessoas. Essa interdependência gera uma teia de relações que ele chama de solidariedade. Por isso, o sociólogo tem a visão de que o trabalho é importante para o funcionamento da sociedade.

Em contrapartida, Marx considera que existe uma super segmentação do trabalho que gera exploração e alienação. Isso porque o trabalhador permanece durante todo seu expediente fazendo uma única tarefa e não conhece as outras etapas de produção. A exploração, junto à alienação, culmina na luta de classes. Para ele, esse panorama pode ser transformado a partir da tomada de poder por parte dos trabalhadores.

Charge - Questões sobre trabalho
THAVES. Jornal do Brasil, 19 fev. 1997.

Por fim, Weber mostra que, para a consolidação do capitalismo, o trabalho é importante. Essa ideia provém do calvinismo e se dissemina pela sociedade sob o discurso de que o trabalho árduo e disciplinado fornece as bases para o desenvolvimento do capitalismo.

Videoaula

Para aprofundar seus conhecimentos sobre essas teorias do trabalho, confira a videoaula da professora Anna no canal do Curso Enem Gratuito:

Questões sobre trabalho

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Sociologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel