Lista de exercícios sobre Max Weber: resumo com simulado

Teste seus conhecimentos sobre Max Weber com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para relembrar de suas principais ideias!

Assim como Émile Durkheim e Karl Marx, Max Weber foi um dos fundadores da Sociologia e procurou compreender as transformações sociais que ocorreram com a Revolução Industrial. Quer ver o que sabe sobre o sociólogo? Responda aos exercícios sobre Max Weber!

Resumo sobre Max Weber

Max Weber (1864-1920) foi um pensador alemão do século XIX que elaborou uma importante teoria sobre o surgimento do capitalismo.

Diferente de Karl Marx, Weber dava maior importância ao indivíduo enquanto agente. Ele enxergava-o como principal ator no processo de mudança social que levou ao sistema capitalista.

Weber afirmava que era preciso compreender o significado que as pessoas atribuem aos seus comportamentos, e somente deste modo seria possível compreender a sociedade.

O pensamento de Max Weber

Confira a estrutura da sociologia weberiana com a professora Anna Amorim, do canal do Curso Enem gratuito.  Ela explica quais são as diferentes ações sociais, o que é racionalização do mundo moderno e por que a Reforma Protestante é um dos principais elementos das teorias de Weber:

Weber elaborou o conceito de ação social por acreditar que as motivações das ações dos indivíduos em seu convívio diário era o que determinaria os rumos dos processos de mudança social. O pensador define ação social como uma conduta do ser humano com significado subjetivo que orienta seu comportamento racional, tendo em vista a ação do outro ou outros.

A Sociologia de Max Weber busca compreender o sentido dessa ação, como se desenvolve e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos em relação ao outro, ou seja seu caráter social.

As ações dos seres humanos podem ser previsíveis quanto mais forem racionais. Pensando deste modo, Weber constrói 4 tipos puros de ação social:

  1. Racional com relação a fins;
  2. Racional com relação a valores;
  3. Tradicional;
  4. Afetiva.

Trata-se de um modelo de conduta, construído pelo pensador para que se possa compreender as relações sociais racionais. Assim, a partir delas poderíamos interpretar, até certo limite, outras conexões de sentido, as afetivamente condicionadas e as que sofrem influências irracionais.

Veja as Teorias do Trabalho na ótica de Weber, Marx e Durkheim

Complete a sua revisão de sociologia com as abordagens diferenciadas de Karl Marx, de Emile Durkheim, e de Max Weber sobre o mundo do trabalho e as relações sociais que se estabelecem dentro dele.

Para saber mais sobre cada uma delas, confira o conteúdo que está depois dos exercícios sobre Max Weber.

Exercícios sobre Max Weber

Em seguida, responda às 10 questões sobre Max Weber para refrescar sua memória. Se ainda tiver dúvidas é só conferir o conteúdo que está logo depois dos exercícios.

.

Tipos de ação social em Weber

A ação racional com relação a fins é aquela em que se quer atingir um objetivo específico. Para atingir esse fim há um planejamento que se utiliza de meios necessários e adequados que são avaliados e combinados do seu próprio ponto de vista. Ações científicas ou econômicas são alguns exemplos. A conexão entre os fins e os meios serão mais racionais caso não haja a interferência de afetos.

Na ação racional com relação a valores o agente atua não levando em conta os fins. No entanto, está a serviço de suas próprias convicções, guiado por valores que inspiram sua conduta. Nesta ação o agente estará, por exemplo, cumprindo um dever, uma exigência de seu próprio senso de dignidade, uma crença religiosa, moral, política ou movido a valores como a honestidade, honra, justiça, etc.

A ação afetiva é quando não há motivação racional. Portanto, o agente é inspirado pelas emoções imediatas, como medo, orgulho, vingança, entusiasmo, paixão, etc. Ou seja, atitudes que podem levar a pessoa a destruir algo precioso para si ou a produzir uma obra de arte, por exemplo.

Esta ação é diferente da racional orientada por valores, já que nesta última o agente planeja, segue um certo direcionamento, agindo de forma racional.

Por fim, na ação tradicional o sujeito é guiado pelos hábitos e costumes arraigados, reagindo a estímulos habituais. Por exemplo: o casal que batiza seu filho mesmo estando descomprometido com a religião.

Ações sociais de Max WeberFonte: http://pt.slideshare.net/alisonunes/a-sociologia-de-max-weber

Essas categorias auxiliam a compreensão do sentido que um sujeito atribui a sua ação e seu significado social. Podemos utilizá-las para analisar inúmeras ações sociais como comprar, casar, ir à igreja, etc.

Dominação no pensamento de Weber

Weber entende que o social constrói-se a partir das ações dos agentes, por meio das relações sociais. Pensando deste modo, o que faz com que a vida social perdure? O que faz os sujeitos darem um sentido determinado as suas ações, e que esta conexão perdure com regularidade?

O pensador acredita que estas questões podem ser explicadas pelo que acredita estar no centro da organização social: a dominação.

A dominação para Weber é um estado de coisas em que a vontade do dominador ou dominadores influencia os atos do dominado ou dominados, como se estes tivessem adotado por si mesmos o conteúdo do mandato. Todas as esferas da ação social são influenciadas pela dominação.Dominação. Fonte: http://www.temporamagazine.com/wp-content/uploads/vi%C3%B1eta.jpg

Formas legítimas de dominação

As formas legítimas de dominação, as de tipo puro, segundo Weber, são três: legal, tradicional e carismática. A dominação tradicional pode ser justificada pelo conformismo, o “fazer tudo como sempre se faz”, é o domínio tradicional de um patriarca ou de um príncipe.

A carismática justifica-se pelo carisma pessoal, pela confiança e dedicação, pelo heroísmo ou liderança pessoal. Portanto, é a dominação exercida pelo demagogo, pelo profeta, pelo governante carismático, etc.

Por fim, a dominação legal baseia-se nas regras criadas racionalmente e na fé que os dominados tem na validade dessas regras, é a dominação do Estado, do tipo moderno de administração, burocrática, que se aplica a política, a economia, ao trabalho e a religião, é a crença na legitimidade das normas vigentes e na autoridade dos dominantes.

O trabalho na Sociologia de Weber, Marx, e Durkheim

Para completar este resumo, confira agora um resumo rápido com a professor Heloísa, do canal Curso Enem Gratuito, com as diferenças entre Weber, Marx e Durkheim em relação às teorias e análises do mundo do trabalho:

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Encceja, Apostilas Enem Gratuitas, Simulado Sociologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel