As ideias de Karl Marx: resumo de filosofia com simulado Enem

A crítica ao capitalismo e proposição do comunismo foram ideias de Karl Marx que provocaram enorme impacto na humanidade. Teste seus conhecimentos sobre o assunto com nossa lista de exercícios!

O alemão Karl Marx é um dos clássicos pensadores da Sociologia, ao lado de Max Weber e Émile Durkheim. Como seus colegas, viveu na sociedade em transformação do final do século XIX, época de desenvolvimento do sistema capitalista de produção industrial. Teste seus conhecimentos com exercícios sobre Karl Marx e prepare-se para o Enem com nosso resumo!

Resumo sobre Karl Marx

Karl Marx (1818-1883) foi contemporâneo ao crescimento das fábricas na Europa após o início da Revolução Industrial na Europa. Ele documentou em seus escritos as desigualdades sociais advindas dos novos modos de produção, e as péssimas condições de trabalho e de remuneração dos operários daquela época.

Marx foi crítico da sociedade capitalista ao dizer que os detentores do capital, os donos dos meios de produção e chamados capitalistas, formavam uma classe dominante que utiliza de sua ideologia para manipular os dominados, o proletariado, e que possuíam apenas sua força de trabalho.

Charge sobre mais-valia- Karl Marx

As análises críticas de Marx a respeito da sociedade capitalista tiveram grande impacto nos meios intelectuais e serviram de inspiração para ações políticas orientadas para a implantação do socialismo e do comunismo.

Karl Marx foi influenciado pelo pensamento do filósofo alemão Georg Hegel (1770-1831), que criou o método dialético com os conceitos de tese, antítese e síntese. A fim de elaborar suas ideias, Karl Marx partiu do método de Hegel e sugeriu uma proposição onde a sociedade capitalista iria caminhar através de sucessivas teses e antíteses para uma síntese futura.

Na ótica de Marx, essa síntese seria o comunismo, com o exercício do poder pela classe proletária que seria detentora dos meios de produção.

Videoaula sobre Karl Marx

Em seguida, assista à aula da professora Anna para conhecer as principais ideias e teorias de Marx. Se quiser aprofundar seus estudos, tem mais conteúdo logo depois dos exercícios sobre Karl Marx.

Exercícios sobre Karl Marx

Marx é um dos pensadores que mais caem nas questões de Sociologia do Enem. Então teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios e confira o que você precisa revisar:

.

Materialismo Histórico

O materialismo histórico é o método desenvolvido por Karl Marx para explicar o funcionamento das sociedades humanas em diferentes épocas. Marx explica que as relações sociais são construídas de acordo com as relações materiais de existência.

A forma como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente aquilo que são. Portanto, o que são coincide com sua produção, tanto com aquilo que produzem como com a forma como produzem.

Assim, Karl Marx analisa a sociedade a partir da existência de seres humanos que, por meio da interação com a natureza e com outros indivíduos, buscam sua sobrevivência. Nessa atividade, recriam a si próprios e reproduzem sua espécie num processo que é continuamente transformado pela ação de sucessivas gerações.

De acordo com Marx, a principal atividade humana é o trabalho, como um processo de produção e reprodução da vida. Desse modo, o homem constrói sua história por meio do trabalho.

Essa reprodução da vida humana por meio do trabalho é o fundamento do materialismo histórico, que foi utilizado nas ideias de Karl Marx para analisar a economia, a política e a sociedade.

Marx explica também que os fenômenos sociais e culturais são transitórios. Portanto, as formas econômicas de produção e de consumo são também transitórias e históricas. Ao adquirir novas forças produtivas, os homens modificam seu modo de produção, gerando mudanças nas relações econômicas.

Além disso, as ideias, gostos, crenças, ideologias, elementos gerados socialmente são transitórios e dependem do modo como os homens se organizam para produzir.

Para relembrar de outros temas tratados por Karl Marx como luta de classes e mais-valia, confira nossa aula completa sobre o pensador.

Aproveite para assistir também à paródia sobre luta de classes feita pelo professor Felipe do Curso Enem Gratuito:

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Ciências Humanas, Simulado Sociologia, Simulados Encceja, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel