Ângulos, Probabilidade, e Soma – Simulado Encceja e Enem

Garanta o seu Certificação do Ensino Médio com o Encceja! Teste seus conhecimentos com o Simulado Encceja online e gratuito! São apenas 5 questões para você ver o que sabe. E, se errar, têm aulas específicas para vocês estudar em cada questão.

Prepare-se para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) respondendo as questões do Simulado Encceja de Matemática e suas Tecnologias.

O que é um ângulo?

Você lembra o que é um ângulo? Sua definição é simples e para nunca mais esquecer:  Ângulo’ é a região de um plano determinada pelo encontro de duas semi-retas que possuem uma origem em comum, chamada vértice (do ângulo).  Esta definição é clássica.

Para fixá-la observe a imagem e leia esta nova redação para a definição de ângulo:Ângulo é a região (amarela) de um plano que é determinada (ou limitada) por dois lados (as semi-retas pretas) que têm a mesma origem.  A medida de um ângulo é sempre dada em Graus.

O ponto de origem destes dois ‘lados’ é o vértice do ângulo (onde se encontram ou se originam os dois lados pretos).  O ângulo, portanto, é a região formada por duas semi-retas de mesma origem. Observe a figura abaixo:7010.pngNela, identificamos os seguintes elementos:

  1. ) Vértice:o ponto O
  2. ) As semi-retas OA, OB e OC (todas com a mesma origem O).Cada semi-reta será um lado do ângulo.
  3. ) Ângulos β (ou AÔC) e α (BÔC).
  4. ) O ângulo, então, se forma exatamente no vértice. Confira novamente na imagem.

A Classificação dos Ângulos:

a) Ângulo agudo: é todo ângulo cuja medida é menor que 90º (α < 90° )

7081.png

b) Ângulo reto: é todo ângulo cuja medida é igual a 90° (α = 90º)

7096.png

c) Ângulo obtuso: é todo ângulo cuja medida é maior que 90° e menor que 180° ( 90º < α < 180º )

7113.png

Ângulos complementares e suplementares

Dois ângulos são chamados de complementares quando a soma entre eles for igual a 90°.

Exemplo: os ângulos de 23° e 67° são chamados de complementares pois 23° + 67° = 90°.

Visualização:

7132.png

 7185.jpg= 90°

Dois ângulos são chamados de suplementares quando a soma entre eles for igual a 180°.

Exemplo: os ângulos de 15° e 165° são chamados de suplementares pois 15° + 165° = 180°.

Visualização:

7153.png

7183.jpg= 180°

Importante: dado um ângulo qualquer x teremos seu complemento como 90° – x e seu suplemento 180° – x.

Ângulos opostos pelo vértice (O.P.V)

São ângulos cujos lados são semi-retas opostas aos lados do outro ângulo.

7195.png

 Os ângulos opostos pelo vértice (O.P.V) são congruentes, ou seja, possuem a mesma medida.

Veja abaixo a resolução de uma questão do Encceja que cobra conhecimentos sobre ângulos!

O que é probabilidade?

  • Consideremos os experimentos:
  • Lançamento de uma moeda e leitura da figura da face voltada para cima.
  • – Lançamento de um dado e leitura do número voltado para cima.
  • – Nascimento de uma criança.
  • – Sorteio de uma carta de baralho.

 

Mesmo que estes experimentos fossem repetidos várias vezes, nas mesmas condições, não seria possível prever o seu resultado. Estes experimentos são denominados experimentos aleatórios. A teoria das probabilidades estuda a forma de estabelecer as possibilidades de ocorrência destes experimentos.

Em nosso cotidiano, é frequente ouvirmos frases como “a probabilidade de chover amanhã é de mais 25%”, “a probabilidade de que ocorram acidentes nas rodovias seria menos se as leis de trânsito fossem respeitadas” ou “a probabilidade de que haja reduções de preço é remota”. Além dessas, existem muitas outras situações em que são utilizados cálculos para determinar as chances de que certo acontecimento ocorra.

Um meteorologista, por exemplo, a partir de algumas informações, pode calcular a probabilidade de que ocorram chuvas em determinada região nas próximas horas. Outra situação é a determinação do valor do seguro de um bem, que é calculado levando em consideração a probabilidade de perda ou avaria desse bem.

Revise o conceito de Probabilidade e outros exemplos clicando aqui e veja a aula que preparamos para você. Em seguida faça o Simulado Encceja Online:

Simulado Encceja

.

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Escolha mais um Simulado para mandar bem.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC e veja o passo a passo de como se inscrever para o Encceja, clicando aqui:

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Veja neste post o passo a passo para se inscrever no Encceja que preparamos para você! Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis.  Veja aqui o site oficial de informações do Encceja.  inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel