IDH, Cibercultura, e desigualdade: resumo de geografia

O IDH está em alta nas provas do Enem e do Encceja. Entenda os fatores que valem no Índice de Desenvolvimento Humano. Educação, Saúde, Saneamento e Cibercultura contam pontos.

Entenda o que é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – A ONU, Organização das Nações Unidas está sempre preocupada em levantar discussões sobre as condições de vida das populações espalhadas no planeta. A Cibercultura está relacionada, pois o acesso ao mundo Digital já é tratado como um direito universal a ser garantido.

Os temas do acesso à internet constam em alguns itens que são levados em consideração para calcular o IDH de uma nação. A Cibertura chegou pra ficar. Vamos entender como funciona, e depois responder ao simulado:

*Distribuição Social da renda – Esse indicador é importantíssimo, pois diferentemente dos subdesenvolvidos, a renda não se concentra nas mãos de uma minoria, ela é distribuída de modo mais equilibrado, assim seus habitantes podem desfrutar de um padrão de vida bom, satisfatório.

Resumo sobre o IDH

Confira agora com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Graruito, o que é o Índice de Desenvolvimento Humano, e como ele cai nas provas do Enem e do Encceja:

As dicas do Carrieri sobre o IDH:

  • O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é utilizado para determinar numericamente a qualidade de vida de determinado país. O número do IDH é obtido através da relação de três variáveis:
  • 1 – a Renda Nacional Bruta (RNB), 2 – grau de escolaridade; e, 3 – expectativa de vida da população.
  • É a partir da média das três variáveis citadas a cima que se obtém o IDH de determinado país.
  • O IDH varia de 0 a 1: quanto mais próximo de um, melhor e maior é o IDH de determinada localidade.
  • Nesta aula, o professor Carrieri te explica melhor o que é IDH, mostra qual é o IDH do Brasil, explica a relação entre IDH e qualidade de vida e interpreta o significado desse índice.
  • Veja o vídeo, leia o restante do post, e dpeois responda ao Simulado no final do post, que vale para o Enem e ao Encceja.

Cibercultura

 

*Escolaridade – Quanto maior o grau de instrução de um povo, mais desenvolvido ele será. As taxas de analfabetismo em países desenvolvidos são praticamente nulas, é o caso de países como o Japão, Canadá, Noruega e EUA.

Uma nação analfabeta definitivamente emperra seu desempenho econômico, politico e social, pois é com educação que se faz a diferença. O Analfabetismo Digital acontece quando a população não têm acesso aos meios digital e de conectividade para fazer parte da Cibercultura. E estas pessoas ficam sem as habilidades contemporâneas solicitadas pelo mercado de trabalho.

*Saúde e Longevidade – Nos países desenvolvidos os serviços relacionados à saúde são excelentes, há programas assistenciais, pré-natal, serviços de saneamento básico, enfim, isso contribui para a queda nas taxas de mortalidade, e para o aumento da longevidade da população.

Acompanhe no mapa o IDH de alguns países e compare:Países Desenvolvidos - Geografia EnemFigura 3- Mapa do mundo desenvolvido – IDH

Ciência, pesquisa e desenvolvimento tecnológico também caracterizam os países desenvolvidos.

O grupo que compõem os países desenvolvidos cresce economicamente a cada ano, e sendo assim investem em áreas de pesquisas e ciências. Isso impulsiona seu desenvolvimento cada vez mais.

Tais investimentos são possíveis, pois possuem mão-de-obra altamente qualificada, laboratórios e institutos de pesquisas modernos, muitos instalados em centros universitários. As descobertas e avanços são aplicados principalmente na indústria.

Essa evolução tecnológica propiciou uma revolução tecnocientífica em diversas áreas como empresas de informática, componentes eletrônicos, telecomunicações, redes de telefonia, satélites, robótica e biotecnologia.

Veja na figura a seguir  Indústrias robóticas e de telecomunicações típicas de países desenvolvidos.Países Desenvolvidos - Geografia Enem

Por que o Brasil ainda é subdesenvolvido?

O Brasil está classificado na zona abaixo do 70º lugar em Desenvolvimento. Não é um país ‘de primeiro mundo’, como se costuma dizer. Nossa qualidade de educação é precária, temos pouco desenvolvimento tecnológico próprio, baixa cobertura de saneamento básico, a internet é muito fraca, os indicadores de corrupção são elevados.

A Economia exportadora do agronegócio, dos setores da mineração, e mesmo de alguns setores da indústria tem competitividade global, o que leva o volume da economia aos dez maiores do Planeta. Mas, nos outros indicadores os avanços são muito pequenos, e o país não consegue entrar ‘no primeiro mundo’.

Aula Gratuita sobre a Globalização.

Veja, para entender como todos os países estão interligados em suas vantagens ou desvantagens:

Hora de responder ao Simulado Encceja de Ciências Humanas e Suas Tecnologias para você se dar bem na hora da prova e garantir o Certificado do Ensino Médio! Veja:

Simulado IDH e Cibercultura

.

=
Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Escolha mais um Simulado para mandar bem.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.

É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Veja neste post o passo a passo para se inscrever no Encceja que preparamos para você! Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis.  Veja aqui o site oficial de informações do Encceja.  As inscrições podem ser feitas aqui neste link.inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel