Faltam:
para o ENEM

Características dos Países Desenvolvidos – Geografia Enem

Você já domina as características que definem os países Desenvolvidos e os países Subdesenvolvidos? - Aprenda nesta aula como distinguir os países ditos desenvolvidos. Veja as características deles, e o que os torna um grupo tão seleto. É geografia no Enem.

Segundo o conceito de desenvolvimento, pode-se dizer de maneira bem objetiva que os países desenvolvidos são aqueles que apresentam excelentes indicadores socioeconômicos.

Tais indicadores são utilizados para expressar a riqueza, e elevadas taxas que denotam o padrão de vida que a população dessas nações leva. países desenvolvidos destacada 

Veja os indicadores que distinguem países desenvolvidos e países subdesenvolvidos: distribuição social da renda, a escolaridade da população, a saúde e longevidade,  a qualidade dos produtos e serviços que essa população tem acesso, e, mais recentemente, entram o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), aspectos como a cobertura e o acesso às tecnologias de comunicação digital, e o grau de corrupção em cada sociedade.  O conjuto destes quesitos forma o diferencial em relação aos países subdesenvolvidos.

Países Desenvolvidos - Geografia Enem
Trens de alta velocidade no Japão, e prédios de alta tecnologia nos EUA

 

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

A ONU, Organização das Nações Unidas está sempre preocupada em levantar discussões sobre as condições de vida das populações espalhadas no planeta. Para isso alguns itens são levados em consideração para calcular o IDH de uma nação. Vamos entender como funciona?

*Distribuição Social da renda

Esse indicador é importantíssimo, pois diferentemente dos subdesenvolvidos, a renda não se concentra nas mãos de uma minoria, ela é distribuída de modo mais equilibrado, assim seus habitantes podem desfrutar de um padrão de vida bom, satisfatório.

*Escolaridade

Quanto maior o grau de instrução de um povo, mais desenvolvido ele será. As taxas de analfabetismo em países desenvolvidos são praticamente nulas, é o caso de países como o Japão, Canadá, Noruega e EUA. Uma nação analfabeta definitivamente emperra seu desempenho econômico, politico e social, pois é com educação que se faz a diferença.

*Saúde e Longevidade

Nos países desenvolvidos os serviços relacionados à saúde são excelentes, há programas assistenciais, pré-natal, serviços de saneamento básico, enfim, isso contribui para a queda nas taxas de mortalidade, e para o aumento da longevidade da população.

Acompanhe no mapa o IDH de alguns países e compare:

Países Desenvolvidos - Geografia Enem

Figura 3- Mapa do mundo desenvolvido – IDH

Dica 1- Estudar as paisagens é importante para compreender o mundo em que vivemos. Vamos revisar esse conceito geográfico? Acompanhe este aula de gerografia! https://blogdoenem.com.br/paisagens-geografia-enem/
Dica 2- Você sabe que para chegarmos a um ponto precisamos de instrumentos e informações não é mesmo? Então revise essa aula de geografia sobre Orientação e Localização na superfície terrestre. Não perca! https://blogdoenem.com.br/orientacao-localizacao-superficie-terrestre/

Ciência, pesquisa e desenvolvimento tecnológico também caracterizam os países desenvolvidos.

O grupo que compõem os países desenvolvidos cresce economicamente a cada ano, e sendo assim investem em áreas de pesquisas e ciências. Isso impulsiona seu desenvolvimento cada vez mais. T

ais investimentos são possíveis, pois possuem mão-de-obra altamente qualificada, laboratórios e institutos de pesquisas modernos, muitos instalados em centros universitários. As descobertas e avanços são aplicados principalmente na indústria.

Essa evolução tecnológica propiciou uma revolução tecnocientífica em diversas áreas como empresas de informática, componentes eletrônicos, telecomunicações, redes de telefonia, satélites, robótica e biotecnologia. Veja na figura a seguir  Indústrias robóticas e de telecomunicações típicas de países desenvolvidos.

Países Desenvolvidos - Geografia Enem

Por que o Brasil ainda é subdesenvolvido?

O Brasil está classificado na zona abaixo do 70º lugar em Desenvolvimento. Não é um país ‘de primeiro mundo’, como se costuma dizer. Nossa qualidade de educação é precária, temos pouco desenvolvimento tecnológico próprio, baixa cobertura de saneamento básico, a internet é muito fraca, os indicadores de corrupção são elevados.

A Economia exportadora do agronegócio, dos setores da mineração, e mesmo de alguns setores da indústria tem competitividade global, o que leva o volume da economia aos dez maiores do Planeta. Mas, nos outros indicadores os avanços são muito pequenos, e o país não consegue entrar ‘no primeiro mundo’.

Os países com os primeiros lugares no ranking mundial de desenvolvimento são Alemanha,  Austrália, Bélgica, CanadáCoréia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hong KongIrlanda, Islândia, Israel, JapãoLuxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura, Suécia, Suíça e Áustria

Veja o ranking de países por Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH

Exercicios sobre países desenvolvidos x países subdesenvolvidos

(UEL/2002) Sobre as classificações dos países quanto aos níveis de desenvolvimento, considere as seguintes afirmativas:
I – A pertinência da divisão do mundo em três grupos (Primeiro Mundo, Segundo Mundo, Terceiro Mundo) é hoje bastante questionada: de um lado, o surgimento dos Países Recentemente Industrializados (Newly Industrialized Countries) tornou o chamado Terceiro Mundo muito heterogêneo; de outro lado, a crise do bloco socialista fez com que os países que o integravam passassem a ser, em sua maioria, “economias de transição”, o que desatualizou o conceito de Segundo Mundo.

II – Atualmente, está sendo amplamente utilizada a seguinte classificação: países desenvolvidos, países em
desenvolvimento e países subdesenvolvidos.

III – Dentre as características dos países desenvolvidos encontram-se as seguintes: alto desenvolvimento tecnológico, participação expressiva dos setores secundário e terciário na economia, renda per capita elevada, distribuição de renda relativamente homogênea.

Assinale a alternativa correta:
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Todas as afirmativas são verdadeiras.
e) Nenhuma das afirmativas é verdadeira.

Resposta correta letra D.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.