Questões do Enem sobre desigualdade de gênero

Teste seus conhecimentos sobre desigualdade de gênero com exercícios do Enem! São 10 questões com gabarito e um resumo para você estudar Sociologia!

Os direitos das mulheres, o feminismo e a participação feminina no mercado de trabalho são assuntos que caem com cada vez mais frequência no Enem. Por isso, preparamos um resumo sobre o assunto e selecionamos 10 vezes em que o exame cobrou questões sobre desigualdade de gênero.

Resumo sobre gênero

O conceito de gênero refere-se à construção social do sexo biológico. Em outras palavras, significa que a maneira de ser homem e de ser mulher é orientada pela cultura de determinada sociedade. Isso significa que homens e mulheres são moldados de uma determinada forma desde crianças de acordo com o ambiente em que estão inseridos.

Existem diferenças de comportamento entre mulheres de diferentes países, por exemplo. Do mesmo modo, os homens de séculos atrás não se expressavam da mesma maneira que hoje. Essas diferenças seriam impossíveis se o comportamento de homens e mulheres fosse uma característica definida apenas pelo sexo biológico.

Em decorrência do gênero, há também modos e locais específicos de trabalho e de circulação, além de expectativas sobre quais atividades devem ser desempenhadas. Por exemplo: ainda são raros homens que trabalham como empregados domésticos, cuidadores de crianças, manicures, etc. Do mesmo modo, ainda são minoria as mulheres caminhoneiras, trabalhadoras da construção civil, políticas, etc.

Com a frase “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, a pensadora francesa Simone de Beauvoir não está se referindo ao sexo biológico, mas à construção social do gênero: não existe nenhum fator natural que determine os papéis sociais que a mulher deve representar. Pelo contrário, a mulher é ensinada desde pequena que deve agir conforme as expectativas de gênero impostas pela sociedade.

Desigualdade de gênero

Por conta disso, as mulheres enfrentam o que podemos chamar de desigualdade de gênero. Até a década de 1930, por exemplo, as mulheres não tinham direito ao voto. Nas últimas décadas, as mulheres têm conseguido importantes avanços. Entretanto, ainda estamos longe de alcançar a igualdade entre os gêneros.

Um obstáculo que as mulheres enfrentam – e que muitas vezes permanece invisível – é a dupla jornada de trabalho. Ou seja, além do emprego formal, a maioria das mulheres tem que realizar ainda trabalhos domésticos, como limpar a casa, fazer comida e cuidar dos filhos.

Outro problema vivenciado diariamente pelas mulheres é a violência. Além de não poderem andar tranquilas nas ruas sem serem assediadas, infelizmente é muito comum a violência doméstica, ou seja, quando as mulheres são violentadas dentro de casa, pelos seus próprios maridos ou namorados.

A proximidade do agressor, que muitas vezes exerce um domínio social, financeiro ou familiar sobre as vítimas é um obstáculo para que as mulheres façam denúncias e para que o assunto seja tratado de forma mais aberta.

Divisão do trabalho doméstico

Para complementar seus estudos, assista ao vídeo do Curso Enem Gratuito sobre a divisão do trabalho doméstico:

Questões sobre desigualdade de gênero

Por fim, responda a 10 questões sobre desigualdade de gênero que já caíram no Enem e teste seus conhecimentos:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Sociologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel