Questões sobre existencialismo

Teste seus conhecimentos sobre existencialismo com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para relembrar das principais ideias!

O existencialismo é uma corrente filosófica que aparece vinculada a vários pensadores em questões do Enem e vestibulares. Confira nosso resumo e nossa lista de questões sobre existencialismo para se preparar para as provas!

Resumo sobre existencialismo

O existencialismo é um movimento filosófico que busca analisar o ser humano a partir de suas experiências. Surgiu durante o século XX, num contexto em que o mundo havia saído de duas guerras mundiais e pensadores buscavam novas abordagens para entender como os seres humanos haviam provocado tamanha tragédia.

A alternativa de filósofos como Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre foi analisar as práticas existenciais dos indivíduos.

A corrente existencialista trata dos temas que permeiam a nossa existência, buscando refletir o sentido de nossas ações e os valores que são caros à nossa vida. Tudo isso tendo como base a liberdade do indivíduo e a reflexão humanista, uma vez que não considera válidas crenças deterministas.

Assim, o existencialismo assume a liberdade como ponto de partida para a reflexão acerca da existência dos humanos. É daí que os existencialistas afirmam que a existência precede a essência. Isto é, a gente primeiro é (existe) e depois busca a nossa essência ao longo da vida. Portanto, o existencialismo defende que nós somos os responsáveis imediatos pelo significado que damos às nossas vidas.

Outro tema recorrente no existencialismo é a reflexão acerca da barbárie. Como ela foi algo escrachado no século XX, os intelectuais da época dedicaram-se a analisar e evidenciar suas causas e consequências.

Entre os principais representantes do existencialismo, podemos citar:

  • O filósofo francês Jean-Paul Charles Aymard Sartre (1905–1980);
  • A filósofa francesa Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir (1908–1986);
  • O filósofo dinamarquês  Sören Aabye Kierkegaard (1813–1855);
  • O escritor tcheco Franz Kafka (1883–1924);
  • O escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821–1881).

Para complementar sua revisão sobre existencialismo, confira a videoaula do professor Alan sobre Jean-Paul Sartre, um dos principais filósofos existencialistas. Em seguida, responda a lista de questões sobre existencialismo.

Questões sobre existencialismo

Por fim, responda às questões sobre existencialismo que já caíram no Enem e vestibulares:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Filosofia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel