Lista de exercícios sobre ondulatória

Confira um resumo completo sobre ondas e teste os seus conhecimentos de Física com questões do Enem e vestibulares sobre ondulatória!

Ondas e fenômenos ondulatórios são temas recorrentes de Física no Enem. Então relembre quais são os tipos de ondas, os cálculos de frequência, velocidade e comprimento de onda! No final, teste seus conhecimentos com exercícios sobre ondulatória!

Resumo sobre ondas e ondulatória

Existem dois tipos de ondas: as mecânicas e as eletromagnéticas. As ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio material para estabelecer sua propagação. Alguns exemplos são ondas na água, sonoras (ondas de pressão) ou ainda em cordas como nos instrumentos musicais.

Enquanto isso, as ondas eletromagnéticas não exigem um meio material para se propagar. Isso porque são ondas criadas por meio de campos elétricos e magnéticos que se alternam favorecendo a propagação dos pulsos de energia. São exemplo de ondas eletromagnéticas as ondas de sinais de rádio e comunicação em geral, micro-ondas e a luz que vem do Sol.

Ondas eletromagnéticas - exercícios sobre ondulatóriaExemplo de onda eletromagnética

Uma das características mais importantes das ondas é sua forma de propagação. Se segurarmos uma corda com uma extremidade presa e oscilarmos a extremidade que estamos segurando, vamos observar que a perturbação gerada irá se propagar sem que nenhum ponto da corda tenha sofrido deslocamento lateral. Isso ocorre por causa do princípio fundamental da propagação ondulatória:

As ondas transportam energia sem transporte de matéria”.Física Enem

Componentes de uma onda

Os componentes que definem uma onda são: comprimento de onda, período, frequência, amplitude e velocidade. Veja cada um deles em seguida:

  • Comprimento de onda (λ): é a distância entre duas cristas ou vales consecutivos. No Sistema Internacional de Unidades (SI), o comprimento de onda é medido em metro (m)
  • Período (T): é o intervalo de tempo para ocorrer uma oscilação completa. No SI, a unidade de medida do período é segundos.
  • Frequência (f): é a razão entre o número de oscilações pelo intervalo de tempo em que ocorrem estas oscilações. Também pode ser definida como sendo o inverso do período. De acordo com o SI, a unidade de medida da frequência é o Hertz.
  • Amplitude (A): é a medida da distância da elongação máxima, que é a distância entre um nó e a crista ou vale. A amplitude também se relaciona com a energia transportada pela onda.
  • Velocidade (v): é a razão entre a distância percorrida por uma crista ou vale e o intervalo de tempo para ser percorrida esta distância.

Elementos de uma onda - exercícios sobre ondulatória

Videoaula sobre ondas

Para entender melhor o conteúdo visto até aqui e ficar mais preparado para os exercícios sobre ondulatória, confira a videoaula do professor Marcelo:

A fim de se aprofundar nos estudos sobre o tema, não deixe de conferir o conteúdo sobre frequência e velocidade que está logo depois dos exercícios!

Exercícios sobre ondulatória

Mais um Simulado de Física, dessa vez, sobre Ondas, para o estudante avaliar seu aprendizado e se preparar para o ENEM

São 10 questões, de fácil à mais complexa, envolvendo luz, cores, comprimento de onda, frequência, ondas sonoras.

Teste seus conhecimentos e aproveite para revisar os conteúdos envolvidos nas questões desse simulado!

Bons estudos!

Frequência e velocidade das ondas

Por fim, continue sua revisão sobre ondas com a videoaula do professor Marcelo sobre frequência e velocidade das ondas:

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Física
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel