Ondas Eletromagnéticas – São utilizadas em todos os ramos da ciência. Revisão Enem.

Você lembra das ondas eletromagnéticas? É graças e elas que podemos ouvir músicas, assistir a programas de TV, aquecer alimentos no micro-ondas, acessar à internet e mais uma infinidade de coisas. É conteúdo de Física para o Enem.Confira abaixo.

Ondas Eletromagnéticas são ondas que propagam, simultaneamente, energias elétricas e magnéticas, de tal modo que a uma maior frequência  de onda corresponda uma maior quantidade de energia transportada. Confira a revisão abaixo.

As ondas eletromagnéticas têm como característica principal a sua velocidade. Da ordem de 300.000 Km/s no vácuo, no ar sua velocidade é um pouco menor. Considerada a maior velocidade do universo, elas podem vencer vários obstáculos físicos, tais como gases, atmosfera, água, paredes, dependendo da sua frequência.

Você sabia que o tempo todo estamos imersos em ondas eletromagnéticas? Sim. Perceba aqui: Iniciando pelo Sol, a maior e mais importante fonte para os seres terrestres, cuja vida depende do calor e da luz recebidos através de ondas eletromagnéticas.

Bombardeio intenso de ondas eletromagnéticas

E a nossa imersão em Ondas Eletromagnéticas continua: Recebemos também a radiação eletromagnética emitida, por átomos de hidrogênio neutro que povoam o espaço interestelar da nossa galáxia.

Chegam até nós as emissões na faixa de radiofrequências dos “quasares” (objetos ópticos que se encontram a enormes distâncias de nós, muito além de nossa galáxia, e que produzem enorme quantidade de energia); pulsos intensos de radiação dos “pulsares” (estrelas pequenas cuja densidade média é em torno de 10 trilhões de vezes a densidade média do Sol).

James Maxwell – o pai das Ondas Eletromagnéticas

<b>ondas eletromagnéticas</b> James C. MaxwellFoi o físico escocês James C. Maxwell, no séc. XIX, o primeiro a demonstrar que a oscilação de uma carga elétrica dá origem a campos magnéticos. Estes, por sua vez, dão origem a campos elétricos, assim como a variação de fluxo de campos elétricos dá origem a campos magnéticos. Essa interação é responsável pelo surgimento das ondas eletromagnéticas.

James C. Maxwell, professor inglês da Universidade de Combridge, que provou a existência de ondas eletromagnéticas na teoria onde luz e calor são vibrações eletromagnéticas.

 

Veja agora uma aula gratuita sobre as ondas eletromagnéticas. Relembre o que são as ondas e sua classificação com o professor Marcelo Alves.

Veja características das ondas eletromagnéticas. Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil!

  • São formadas pela combinação de campos elétricos e magnéticos variáveis;
  • O campo elétrico e o campo magnético são perpendiculares;
  • O campo elétrico e o magnético são perpendiculares à direção de propagação, o que significa que são ondas transversais;
  • A velocidade de propagação dessas ondas no vácuo é c = 3 . 10m/s;
  • Ao propagar em meios materiais, a velocidade obtida é menor do que quando a propagação ocorre no vácuo.
Dica do Blog – Complemente seus estudos acessando o nosso Blog do Enem e conferindo um super-resumo preparado especialmente para você sobre formula empírica e molecular.. Não deixe de estudar!  https://blogdoenem.com.br/formula-empirica-molecular/

Você conhece o espectro eletromagnético?

O espectro eletromagnético é onde estão representadas as faixas de frequências ou comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas, como a luz visível, as micro-ondas, as ondas de rádio, radiação infravermelha, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

<b>ondas eletromagnéticas</b>

A figura ilustra a frequência de diversas ondas que estão presentes em nosso dia a dia, como ondas de rádio, ondas que nos permitem conversar com pessoas  que estão à quilômetros de distância através do celular, ondas que são utilizadas nos exames de Raio X,  e as ondas de luz que conseguimos enxergar.

Saiba mais sobre as ondas eletromagnéticas assistindo a videoaula do Videoseducativos e entenda mais um pouco sobre esse assunto! Fique ligado! O Enem está ai! Não deixe de estudar.

Agora um desafio para você!!

(UFPR 2010)O primeiro forno de micro-ondas foi patenteado no início da década de 1950 nos Estados Unidos pelo engenheiro eletrônico Percy Spence. Fornos de micro-ondas mais práticos e eficientes foram desenvolvidos nos anos 1970 e a partir daí ganharam grande popularidade, sendo amplamente utilizados em residências e no comércio. Em geral, a frequência das ondas eletromagnéticas geradas em um forno de micro-ondas é de 2450 MHz. Em relação à Física de um forno de micro-ondas, considere as seguintes afirmativas:

  1. Um forno de micro-ondas transmite calor para assar e esquentar alimentos sólidos e líquidos.
  2. O comprimento de onda dessas ondas é de aproximadamente 12,2 cm.
  3. As ondas eletromagnéticas geradas ficam confinadas no interior do aparelho, pois sofrem reflexões nas paredes metálicas do forno e na grade metálica que recobre o vidro da porta.

a)      Somente alternativa A é verdadeira;
b)      Somente afirmativa 2 é verdadeira;
c)      Somente afirmativa 3 é verdadeira;
d)     Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras;
e)      Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

Resposta: E

Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel