Questões sobre Nicolau Maquiavel. Resumo com simulado

Veja o resumo e teste seus conhecimentos sobre o pensamento de Nicolau Maquiavel com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e uma introdução para relembrar de suas principais ideias!

Nicolau Maquiavel foi um filósofo defensor da monarquia e que tem influência na política até hoje. Por isso, ele sempre aparece no Enem e em vestibulares. Confira nosso resumo e teste seus conhecimentos com a lista de questões sobre Maquiavel!

Resumo sobre Nicolau Maquiavel

O filosofo italiano Niccollò dei Machiavelli (Nicolau Maquiavel, em português) viveu de 1469 a 1527, na Itália. Passou a maior parte da vida na cidade de Florença, que era uma das referências para o Renascimento. Ele ficou conhecido sobre suas reflexões sobre as formas de governar e as dinâmicas do poder.

Em vez de teorizar a respeito de como o governo deveria ser, criando sistemas filosóficos complexos, como fizeram anteriormente Platão e seus sucessores, Maquiavel decidiu estudar a realidade mais crua, de como o poder era exercido na prática.

O pensamento de Maquiavel e o Estado Moderno

Confira com o professor Alan Ghedini uma introdução de contexto para você compreender o pensamento de Maquiavel.

Abordagem realista

Sua empreitada política foi algo mais realista, uma vez que, Maquiavel se pautava muita mais na repercussão prática das ações políticas do que na teoria. Com base nisso, ele escreveu um livro que se tornou um clássico nos estudos sobre a política e a forma de governar.

O Príncipe

Nessa famosa obra intitulada “O Príncipe”, encontramos uma série de elucidações acerca da governabilidade de um soberano. O livro traz de maneira bem prática como é que chefe de uma nação deve agir ao se confrontar com os problemas políticos mais comuns da época.

Maquiavel pautou sua teoria em alguns conceitos chave. A começar pela distinção entre virtude e fortuna, ele alega que um político (soberano) não é necessariamente um trapaceiro, embora seja importante que ele aja sem depender da sua sorte.

Assim, para Maquiavel, é fundamental que um governante saiba como e quando agir e que não deixe nada ao acaso. Isso inclui até mesmo agir de maneira mais traiçoeira, pois, como dito, o que importa é se manter no poder e mais do que isso, expandir esse poder.

Ainda de acordo com Maquiavel, virtuoso é aquele que age sem a pretensão de ser necessariamente bom, mas para salvar o Estado. Portanto, saber quando ser piedoso ou cruel é fundamental na política. Isso é que justificaria atos imorais em prol do poder e bem estar da nação.

É com base nisso que se atribui a Maquiavel a frase “os fins justificam os meios”. Curiosamente, essa frase nunca foi transcrita em nenhuma de suas obras. Entretanto, ela sintetiza bem seu pensamento. Isso porque, para ele, um político não deve se agir somente com escrúpulos, isto é, a agir com honestidade, já que seu cargo demanda muito mais que isso.

Resumo sobre Maquiavel

Antes de partir para as questões sobre Maquiavel, confira a videoaula do professor Alan Ghedini, para o canal do Curso Enem Gratuito:

Questões sobre Maquiavel

.

Questões sobre Maquiavel
Retrato de Nicolau Maquiavel

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Filosofia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel