Vitaminas – Resumo com Simulado Enem de Biologia

Confira uma revisão completa sobre as características, propriedades, e as finalidades das Vitaminas em relação ao corpo humano. Veja o resumo e depois teste seus conhecimentos sobre as vitaminas com o Simulado Enem Online de Biologia. São apenas 10 questões para você estudar!

Vitaminas – Você está em dia sobre Vitaminas para o Enem e o Vestibular? Cai sim nas questões de Biologia! Revisão gratuita aqui no Blog do Enem.

O que são as Vitaminas? – Embora o nome sugira serem compostos de aminas, esses compostos orgânicos são um conjunto de substâncias de vários grupos funcionais. As Vitaminas são substâncias fabricadas pelo corpo, portanto, deve-se obtê-las através da alimentação.

Pelos alimentos, obtemos a vitamina em si, ou pró-vitamina, que está sem atividade e será metabolizada tornando-se ativa. A importância de uma alimentação balanceada está relacionada, principalmente, com a obtenção de vitaminas. vitaminasAs Vitaminas não são substâncias que geram energia e não são elementos estruturais.São facilitadores do metabolismo, uma vez que são coenzimas, ou seja, são ativadores enzimáticos.

   Sem as vitaminas, muitas enzimas não funcionam.São indispensáveis no organismo, porém, em quantidades muito pequenas.

Todas as reações biológicas são muito lentas, por isso, para cada uma delas existem enzimas que aceleram a formação de seus produtos.

A classificação das vitaminas se dá pela sua solubilidade, havendo as lipossolúveis e as hidrossolúveis: Lipossolúveis – são aquelas que se encontram dissolvidas em óleos e gorduras, sendo as vitaminas K, A, D, e vitamina E.

Já aquelas que são denominadaspor  Hidrossolúveis são as vitaminas dissolvidas na água dos alimentos, como as vitaminas do complexo B, vitamina C.

Dica 1 – Você sabia que as Proteínas correspondem a 70% do peso seco do corpo humano? Entenda as suas classificações aqui nesta aula de Biologia Enem

Vitamina K (anti-hemorrágica) – A Vitamina K Atua na coagulação sanguínea. O fígado metaboliza a vitamina K em protrombina. A Vitamina K também influencia no crescimento de pelos, cabelo e fortalecimento de dentes e unhas. E, a carência causa hemorragias. As principais fontes de alimento para chegar à Vitamina K são fígado, leite, e ovo.

Vitamina A (retinol) – Estimula a lubrifição do globo ocular com a produção de muco, evitando a secura e queratinização do olho. Também ajuda na manutenção das proteínas que capturam a luz nos olhos. Carência causa xeroftalmia, ou cegueira noturna.

O olho torna-se opaco pela falta de lubrificação, dificultando a entrada da luz. Veja na imagem:aula_04_img01.jpg

Fontes: alimentos ricos em betacaroteno que é convertido em vitamina A., como a cenoura, leite, mamão.aula_04_img07.jpg

Vitamina D (calciferol) – O ergosterol dos alimentos é convertido em vitamina D, através da radiação ultravioleta do sol. Por isso a importância de, principalmente, bebês pegarem um pouco de sol.aula_04_img03.jpg

Ela funciona no processo de regular a taxa de cálcio e fósforo no sangue, também regulando a deposição de cálcio nos ossos. Além disso a vitamina D estimula o crescimento neuronal, auxiliando a memória.

Sua carência gera raquitismo e enfraquecimento dos ossos, podendo causar osteoporose. Fontes de Vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, manteiga.aula_04_img02.jpg

 

Vitamina E (tocoferol) –  A Vitamina E ajuda na prevenção de problemas na membrana plasmática, tem função antioxidante, essencial para a produção de gametas, melhora a circulação. Sua carência causa esterilidade e possível anemia.

Fontes: sementes ricas em óleos como o amendoim, nozes e outros óleos vegetais.aula_04_img04.jpg

Vitamina C (ácido ascórbico) – Estimula a formação de colágeno com função de cicatrização e elasticidade, em especial da pele. Favorece a produção de anticorpos pelos leucócitos, ajudando na prevenção de doenças. Sua carência gera escorbuto, hemorragias de pele e mucosas e ainda perda dos dentes.aula_04_img06.jpgDoença comum nos navios durante o período das grande navegações, em função do longo período sem contanto com fontes de ácido ascórbico. As principais fontes para a Vitamina C são: frutas cítricas, como acerola, laranja, limão, e verduras, como brócolis.

Complexo B – É um conjunto de vitaminas que tem sua absorção comprometida com a ingestão de álcool, café e açúcar em excesso. O cozimento e processos de industrialização dos alimentos fazem essas vitaminas serem inativadas. Com o hábito de consumir alimentos industrializados em excesso, a população mundial apresenta uma leve redução do complexo B no organismo.

O Complexo B é responsável pela saúde mental e emocional do indivíduo, além de manter a saúde de nervos, pele, olhos, fígado. Atua na digestão e absorção de carboidratos, lipídios e proteínas.

Dica 3 – Você lembra que os carboidratos são as primeiras opções energéticas das células? Revise mais sobre o conteúdo com esta aula de Biologia para o Enem –

Vitamina B1 (tiamina) – Carência causa beribéri (inflamação e degeneração dos nervos), insuficiência cardíaca e distúrbio mental. Fontes: cereais, legumes, fígado.

Vitamina B2 (riboflavina) – Deficiência causa fissuras na pele, como rachaduras no canto da boca. Fontes: cereais, carnes, laticínios.

Vitamina B3 (nicotinamida) – Deficiência causa pelagra (lesões na pele, diarreia e distúrbios nervosos). Fontes: cereais, nozes, carnes.

Vitamina B5 (ácido pantotênico) – Deficiência causa anemia, fadiga e dormência nas mãos e pés. Fontes: cereais, laticínios, carnes.

Vitamina B6 (piridoxina) – Deficiência causa irritabilidade convulsões, anemia, retardo no crescimento. Fontes: fígado, carne, peixe.

Vitamina B9 (ácido fólico) – Deficiência causa anemia e problemas na gestação. Fontes: vegetais, feijão, espinafre, brócolis.

Vitamina B12 (cobalaminas) – Deficiência causa anemia perniciosa, hemácias mal formadas, distúrbios do sistema nervoso. Fontes: fígado, ovo, laticínios.

Veja o que sabe sobre as vitaminas no Simulado ONline, tema recorrente no Enem e vestibulares! Vamos estudar?

Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Biologia e veja o que sabe sobre as vitaminas. Se errar, têm dicas para estudar!

Simulado Vitaminas

.

.
========

Veja aqui aulões gratuitos de Biologia:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja