Gêneros Literários – Revisão Online com Simulado de Literatura

Veja o resumo completo e teste seus conhecimentos sobre os três Gêneros Literários: 1 - O Gênero Lírico; 2 - o Gênero Épico (ou Narrativo); e, 3 - o Gênero Dramático. Confira aula gratuita e responda ao Simulado Enem & Encceja de Literatura. Veja o que consegue acertar, e caso erre, tem dicas para estudar!

É hora de dar uma repassada num resumo rápido sobre os diferentes Gêneros Literários. Este conteúdo cai nas questões objetivas dos vestibulares e do Enem, e ajuda você a estruturar o estilo dissertativo argumentativo da redação. Confira.

Os Gêneros Literários são três: O Gênero Lírico, o Gênero Épico (ou Narrativo), e o Gênero Dramático. Você lembra ‘na ponta da língua’ como caracterizar ou identificar cada um deles? Não? – Então, é hora mesmo de revisar. Vamos lá.

1 – Gênero Lírico – São textos que expressam sentimentos, estados da alma. Geralmente são poemas. ‘No meio do caminho tinha uma pedra’, lembra?

2 – Gênero Épico ou Narrativo – Esses textos possuem enredo, narrador, personagens. São os contos, crônicas, fábulas, romances, epopéias, entre outros.

Você leu Harry Potter? Leu ‘A Culpa é das Estrelas’? Leu ‘O Tempo e o Vento’, ou ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’? É por ai o gênero Épico ou Narrativo.

3 – Gênero Dramático – São os textos teatrais. Você assistiu ‘O Auto da Compadecida’? É um texto teatral que foi adaptado para o cinema. Você assiste novelas? Então, é por aí o Gênero Dramático.

Veja estes Exemplos dos Gêneros Literários:

Gênero Lírico. Veja o Soneto da separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

(Vinícius de Moraes)

Os Gêneros Literários

Gênero Épico ou Narrativo

A função da arte 1

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.

Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.

E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:

– Me ajuda a olhar!

(Eduardo Galeano)

Gênero Dramático

– O meu nome é Severino,
como não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.

Mais isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.

.

Antes de responder o simulado, revise o assunto com esta videoaula da prof. Camila:

Gêneros Literários

.

Veja aqui aulões gratuitos de Literatura:

 

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem.

Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado EnemVeja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel