Transporte marítimo e poluição nuclear – Simulado Encceja

Garanta o seu certificado do Ensino Médio! Teste seus conhecimentos com o Simulado de Ciências Humanas Encceja, online e gratuito! São apenas 5 questões para você ver o que sabe. E, se errar, têm aulas específicas para vocês estudar em cada questão.

Prepare-se para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) respondendo as questões do Simulado Encceja de Ciências Humanas.

São apenas 5 questões do Simulado Encceja de Ciências Humanas para você se dar bem na hora da prova e garantir o Certificado do Ensino Médio!

Poluição gerada por elementos radioativos

Você já deve ter ouvido falar dos grandes riscos relacionados ao uso de elementos químicos radioativos.Utilizados para os mais diversos fins (desde exames de imagem até bombas nucleares), os elemento radioativos podem ser extremamente perigosos para os seres vivos. A radioatividade pode quebrar moléculas, formando íons e radicais livres altamente reativos que prejudicam o funcionamento das células.

Porém, o principal problema que a radioatividade de alguns elementos em determinadas quantidades gera são as mutações genéticas que podem desencadear doenças graves, como o câncer, ou até mesmo gerar a morte de indivíduos. Além disso, caso atinja as células germinativas produtoras de gametas, as mutações podem ser transmitidas através das gerações, gerando más formações em fetos e abortos espontâneos. Alguns acidentes graves não nos deixam esquecer os sérios danos ambientais e sociais que o manuseio incorreto desses elementos radioativos pode trazer.

Na década de 1980 dois grandes acidentes nucleares assombraram o mundo: Chernobyl (em 1986, na antiga União Soviética onde hoje é a Ucrânia) e em Goiânia (em 1987, no estado de Goiás). Em Chernobyl, a usina atômica produtora de energia elétrica teve um de seus quarto reatores destruído por uma explosão que resultou em um incêndio. O acidente liberou uma nuvem radioativa que atingiu não só a cidade próxima (Kiev), como também se espalhou pela Europa.

A radiação liberada por Chernobyl foi maior que as duas bombas atômicas lançadas contra o Japão durante a 2ª Guerra Mundial. A quantidade de vítimas varia com as fontes, mas o Greenpeace estima um número de 93 mil mortos (e que podem continuar ocorrendo) em consequência da exposição à radiação de Chernobyl. Na cidade de Pripryat, onde se encontra a Usina, os ecossistemas foram bastante prejudicados, sendo que alguns seres vivos apresentam alterações e más formações até hoje.

O mais recente acidente radiológico de grande porte foi em Fukushima (2011, no Japão). A usina nuclear de Fukushima foi atingida por um terremoto e um tsunami, o que gerou uma avaria no sistema de refrigeração dos reatores. Sem o sistema de refrigeração, estes reatores superaqueceram, originado uma explosão. Cerca de 45.000 pessoas precisaram ser evacuadas da região. O acidente de Fukushima foi classificado com o nível 7, o mesmo nível do acidente de Chernobyl.

Teste seus conhecimentos sobre esse e outros temas respondendo as 5 perguntas do Simulado Encceja de Ciências Humanas abaixo:

Transporte marítimo e poluição nuclear – Simulado Encceja

.

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Escolha mais um Simulado para mandar bem.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC e veja o passo a passo de como se inscrever para o Encceja, clicando aqui:

Encceja: Apostilas Gratuitas para tirar o Certificado do Ensino Médio

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis. Acesse o site oficial do Encceja e faça sua inscrição neste link inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.