Exercícios sobre Clarice Lispector, com resumo de literatura

Ela está entre os autores que mais caem nas provas do Enem e dos vestibulares. De tantos memes e citações que existem sobre os livros e personaens que ela criou, Clarice é chamada de "A autora das Redes Sociais". Confira:

Clarice Lispector é umas das escritoras que mais aparecem em questões de Literatura do Enem e dos vestibulares. Autora da 3ª fase do Modernismo brasileiro, ela se destaca por sua abordagem existencialista das personagens.

Para chegar preparado na prova, confira nosso resumo e responda à lista de exercícios sobre Clarice Lispector. Ela é a autora consagrada de A hora da estrela, entre outros livros de sucesso.

Resumo sobre Clarice Lispector

Inicie a sua revisão sobre Clarice Lispector com a videoaula da professora Camila do canal do Curso Enem Gratuito. Ela fala sobre a vida e as principais características da autora. Em seguida, confira o resumo escrito para complementar seus estudos.

Clarice Lispector (1920 – 1977) nasceu na Ucrânia, durante uma viagem dos pais, e chegou no Brasil com dois meses de idade. Seu primeiro romance, “Perto do coração selvagem (1943), foi lançado quando ela tinha apenas 19 anos.

Sua prosa tem como característica a reflexão, a investigação psicológica das personagens e da própria forma de escrever. Assim, a metalinguagem é um recurso bastante utilizado pela escritora. Em seus livros é possível perceber o narrador pensando de que forma ele deve narrar.

Esse experimentalismo visto na metalinguagem também se encontra no ritmo de narração. Lispector usa uma estrutura narrativa que quebra com a linearidade e com o tempo cronológico da história.

Outras características importantes da obra de Clarice são:

  • Introspecção e intimismo;
  • Fluxo de consciência, que é o monólogo interior dos personagens, a abordagem do mistério metafísico da existência;
  • Sondagem psicológica;
  • Atmosfera e enredo cotidiano.

A Hora da Estrela

Uma de suas obras mais conhecidas é “A Hora da Estrela” (1977). O livro narra a vida da imigrante nordestina Macabéa, que vai para o Rio de Janeiro e leva uma vida difícil e sem sentido. Ela trabalha como secretária, se alimenta mal e tem como divertimento ouvir uma estação de rádio monótona e convencional. Macabéa é humilhada por quase todos, incluindo a amiga e o namorado.

A Hora da Estrela - Clarice Lispector

Em meio à precariedade e falta de propósito de sua existência, que vai sendo explorada ao longo do texto, a narradora é capaz de nos fazer observar momentos de grandeza e iluminação de seus personagens, ainda que possam ocorrer num contexto, por vezes, trágico. É o se chama de epifania, entendimento súbito de uma verdade superior. São ápices assim que constituem os momentos clímax das obras de Lispector.

Exercícios sobre Clarice Lispector

Por fim, responda os sobre Clarice Lispector e teste os seus conhecimentos sobre a autora:

.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Literatura, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel