Questões sobre terceira fase do Modernismo

A terceira fase do Modernismo teve início em 1945 e abrange alguns dos autores mais cobrados pelo Enem. Confira como estão seus conhecimentos sobre o tema com nossa lista de exercícios!

Autores como Clarice Lispector, Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto são escritores que caem em quase todas as edições do Enem. Então teste seus conhecimentos sobre eles com a lista de questões sobre a terceira fase do Modernismo e treine para as provas!

Introdução sobre a 3ª fase do Modernismo

Para iniciar sua revisão sobre os autores a terceira fase do Modernismo, confira este resumo sobre a prosa da chamada “Geração de 45”. Em seguida, confira o resumo e responda às questões.

Resumo sobre a terceira fase do Modernismo

A terceira fase do Modernismo no Brasil teve início com o fim do Estado Novo de Getúlio Vargas, em 1945, e se desenvolveu até meados da década de 1950. Esse período ficou marcado mundialmente pelo fim da Segunda Guerra Mundial e pela Guerra Fria.

Conhecida também como a “Geração de 45”, a prosa da 3ª fase modernista é composta por autores importantes como João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Ariano Suassuna. A pesquisa estética e experimentalismo modernista continuaram a ser amplamente praticados nessa geração.

Clarice Lispector

Clarice Lispector (1920 – 1977) é uma das autoras que mais caem no Enem e, por isso, tem destaque neste resumo. Ela nasceu na Ucrânia, durante uma viagem dos pais, e chegou no Brasil com dois meses de idade. Seu primeiro romance, “Perto do coração selvagem (1943), foi lançado quando ela tinha apenas 19 anos.

Clarice Lispector - Terceira fase do Modernismo
Clarice Lispector

Desde o início de sua produção, rompeu com os paradigmas narrativos tradicionais. Ela criava contextos existencialistas, se preocupava com a essência dos seres e explorava seus sentimentos e emoções.

É comum associar a escritora ao psicologismo literário, inclusive essa característica dá nome a 3ª Geração Moderna, chama-se também Geração Psicológica. A literatura de Clarice é intimista e introspectiva, já que muito da sua narrativa envolve o pensamento e longas investigações sobre os sentimentos.

Para isso, Clarice muda o tempo da narrativa saindo da cronologia temporal, investindo no tempo psicológico. As narrativas são predominantemente urbanas, assim como predominam também personagens femininas como protagonistas.

Questões sobre a terceira fase do Modernismo

Em seguida, responda às questões sobre a terceira fase do Modernismo e descubra como essa escola literária aparece nas provas:

.

Poesia na 3ª fase modernista

Por fim, confira esta videoaula sobre a poesia da 3ª geração do Modernismo:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Literatura, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.