O Arcadismo na literatura do Enem: resumo com Simulado

Veja as origens do Arcadismo na Literatura da Europa e no Brasil para entender este Movimento para as questões do Enem e dos vestibulares. Confira o resumo e o simulado:

Os dois acontecimentos importantes que marcaram o início do Arcadismo no Brasil foram a fundação da Arcádia Ultramarina, em Vila Rica, e a publicação de um livro de poemas, intitulado Obras, de Cláudio Manoel da Costa, no ano de 1768. O ambiente que deu origem ao Arcadismo na Literatura na Europa, na metade do século XVIII, ficou marcada pelo fim do pensamento barroco.

A burguesia em ascensão, direcionada às situações mundanas, fez com que ficasse, em segundo plano, a religiosidade que envolvia as ideias barrocas.

O Arcadismo na Literatura

Não apenas isso, mas também as pessoas estavam cansadas do exagero presente no Barroco, presente desde o surgimento da Renascença. Assim, foi perdendo seu espaço para a arte da burguesia, concentrada no subjetivismo.

Dessa maneira, surgiram as primeiras obras arcádias, que buscavam traços puros e simples das formas mais clássicas.O Arcadismo - Simulado de Literatura EnemNo Brasil, o século XVIII marca um importante cambio na vida política e econômica: a economia canavieira cai e o centro econômico passa a ser o Nordeste e suas regiões de mineração; com isso, surge a vida política, social e cultural.

O estado de Minas Gerais, particularmente a cidade de Vila Rica (que hoje é conhecida como Ouro Preto) passa a ser o lugar dos acontecimentos mais importantes, como a mineração, a Inconfidência e dos poetas que foram destaque do Arcadismo na Literatura daquela época.

Contestação Política e Religiosa no Arcadismo

É muito importante, também, saber que a mineração pôs em evidência, pela primeira vez, segmentos da classe dominante na Colônia e na metrópole; com isso, o pensamento iluminista francês tem grande repercussão no ascendente sentimento daquele momento, onde a razão e a cultura jesuítica entram em “conflitos”, e a igreja é colocada contra a parede pelos valores do Século das Luzes (Iluminismo e seus ideais).

O Arcadismo na Literatura Brasileira

Veja um resumo simples e rápido da professora Camila Zuchetto, do canal Curso Enem Gratuito, sobre as principais características e os principais autores & obras do Arcadismo no Brasil.

Muito bom este resumo. Agora veja como o Iluminismo influenciou o Arcadismo:

O Arcadismo na Literatura foi influenciado pelo Iluminismo, caracterizado pela objetividade e a valorização do homem, da razão, do que é lógico em pensamento e também da natureza. Esta será o modelo perfeito de meio de vida, considerada como uma perfeição.

Como características da literatura árcade, entende-se o bucolismo (vida pastoril), a natureza exaltada, o universo, a lógica e a presença de figuras mitológicas.

Nesse período do Arcadismo na Literatura no Brasil, temos em destaque: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manoel da Costa, Silva Alvarenga, Basílio da Gama, Frei José de Santa Rita Durão.

Responda agora ao Simulado Enem Gratuito sobre o Arcadismo na Literatura

 

O Arcadismo na Literatura

.

.
=====

Veja um resumo completo sobre o Arcadismo na literatura no Brasil:  O Arcadismo

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel