Os 4 Fusos Horários no Brasil: resumo de Geografia Enem

Veja como funcionam os quatro fusos horários no território brasileiro. As provas do Enem e do Encceja sempre acontecem "no horário de Brasília" independente do lugar em que você estiver no Brasil. Veja este excelente resumo de Geografia e gabarite nas questões de cálculos de fuso horário, que sempre caem.

O Brasil tem quatro Fusos Horários, mas pouca gente sabe disso. Geralmente as pessoas prestam atenção no Fuso Horário apenas quando precisam cumprir alguma agenda oficial “no horário de Brasília”. Mas, tem muita coisa além disso na Geografia do Enem e do Encceja!  Veja o resumo  sobre os Fusos Horários no Brasil e faça o Simulado no final.

Frequentemente, ao acompanhar algum programa de  Rádio ou TV, fala-se que “agora, 20:22, horário de Brasília”. Para quem não sabe, essa informação é sim necessária, pois o Brasil possui  diferentes fusos horários em seu território. Precisamente, desde 2015, temos 4 fusos horários.

Os Fusos Horários no Brasil

A razão para isso é que o território brasileiro é “muito largo”, considerando a extensão desde o litoral da Paraíba, na Ponta do Seixas, até o final na Região da Amazônia, onde nasce o Rio do Moa, no Acre. São 4.319 quilômetros de distância em linha reta sobre o mapa.

E, no Oceano Atlântico, ainda temos o Arquipélago de Fernando de Noronha, que é, de fato, a partir de onde se conta o primeiro Fuso Horário no Brasil.Os quatro fusos horários no Brasil  Sol nasce ao Leste, e se põe a Oeste. E as horas do dia se contam assim. O Globo Terrestre foi dividido em 24 Meridianos imaginários, cada um correspondendo a uma hora de diferença.

  • Então, raciocine agora: Se em Fernando de Noronha forem sete da manhã, que horas seriam em Brasília?
  • …. Pensou?
  • Então, em Brasília seriam seis da manhã. Entendeu?

 

O Meridiano de Greenwich

O “marco zero” mundial das horas foi definido como sendo o Meridiano de Greenwich, na Inglaterra. As horas “a Oeste” de Greenchich contam “a menos”. Portanto, se lá forem dez da manhã, em Fernando de Noronha seriam oito da manhã, pois o Arquipélago está no Fuso “-2” em relação a Greenchich.

Os Meridianos e os Fusos Horários no Brasil

Sobre o território brasileiro passam dois Meridianos inteiros e uma parte de um terceiro, considerando o sentido Leste-Oeste. Volte ao Mapa para observar e compreender certinho.

Mas, o território nacional tem também o Arquipélago de Fernando de Noronha, que está no Oceano Atlântico ainda mais ao Leste do que o litoral do Estado da Paraíba (veja no Mapa novamente).  Desta forma, contando a partir de Fernando de Noronha, temos Quatro Fusos Horários no Brasil.

Os Fusos Horários começam em Fernando de Noronha

O Brasil tem uma extensa costa banhada pelo Oceano Atlântico. Os países que fazem limite com mares e oceanos possuem o  que se chama de mar territorial que pode incluir ilhas localizadas nessa faixa territorial. É o caso brasileiro, com o arquipélago de Fernando de Noronha.

Isso você já sabe. Confira: O fato é que Fernando de Noronha já se encontra numa faixa longitudinal que insere aquela ilha no fuso horário GMT -2, portanto, uma hora adiantado em relação a Brasília.

Em suma, o Brasil tem 4 fusos horários, todos a Oeste do meridiano de Greenwich e, por esse motivo, têm os fusos precedidos do símbolo negativo (-). O oficial, de Brasília está no fuso -3 e abrange a maioria dos estados (RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AP, GO e DF).

Os demais estados das regiões Centro-Oeste e Norte estão distribuídos no fuso GMT -4 ( RR, RO, MT, MS e a maior parte do Amazonas) e no fuso GMT -5 (AC e sudoeste do AM).

Aula Gratuita sobre Fusos Horários

Veja aula gratuita do canal Curso Enem Gratuito para você compreender bem os Fusos Horários no Brasil. Acompanhe com o professor Carrieri.

Gostou da aula do Carrieri? Um show! Agora continue com a nossa aula e no final faça o Simulado.

Entenda o que são os Fusos Horários

Quando há uma viagem, com frequência um dos fatores que influenciam a estadia dos turistas ou migrantes é a diferença de horas entre o local de origem e o destino. Pode inclusive atrapalhar a adaptação a nova realidade.Fusos horários – Revisão de Geografia para Enem e VestibularQuanto maior for a diferença de fuso horário, maior a dificuldade, requerendo até mesmo um período de adaptação. No retorno ao local de origem, mais um momento de adaptação. Acompanhe essa revisão para você acertar os ponteiros para um ótimo desempenho em Geografia no Enem!!

Dá pra imaginar nosso cotidiano sem sabermos as horas? Pois então, apesar de as atividades da humanidade possuem em relação aos horários, não faz tanto tempo assim que existe um sistema mundial que define as horas nos diferentes locais no planeta Terra.

Até então, não havia qualquer ligação entre o horário nos diferentes locais do mundo. Cada país, cidade e/ou estado estabelecia as horas com base na posição do sol e utilizando a lógica de que um dia completo dura 24 horas. Imagina a dificuldade pros viajantes a cada localidade que chegavam?

Apenas com a “descoberta” da Longitude que passou a ser possível criar um sistema mundial pra determinação do horário em nível global. O raciocínio não é muito complexo.

Sabendo-se que a Terra possui formato esférico, logo, conclui-se que temos uma circunferência que tem 360º. Bastava, portanto, dividir o planeta em 24 faixas longitudinais que totalizariam 24 horas, correspondentes a duração de um dia.

Mas, como determinar o local onde o dia começa?

Mais uma vez, os conhecimentos astronômicos ajudaram bastante na determinação do local onde “começa” o dia. O movimento de rotação da Terra se dá no sentido Oeste-Leste. Logicamente, os horários devem diminuir no sentido Oeste.

Ou seja, a partir do ponto que se determinou o início dos fusos horários, o resto do mundo teria horas atrasadas em relação a esse ponto. Mas onde marcar o início dos fusos horários!?

Para tal tarefa, na mesma conferência que se determinou a Longitude, determinou se o que chamamos de antimeridiano, aproximadamente a 180º do Meridiano de Greenwich. Para facilitar isso, o antimeridiano cruza uma região de ocupação humana dispersa, nas ilhas Oceânicas da Oceania.

Se fosse cruzando um país qualquer, seria bastante complicado que uma parte estivesse num dia e outra na véspera, no mesmo horário. Seria muito confuso. Portanto, determinar o antimeridiano na numa área “isolada” do planeta foi conveniente pro restante do mundo.

O antimeridiano, cuja Longitude é de 180º Leste, também marca a Linha Internacional de Mudança de Data. É a partir dela, que marca o horário mais adiantado do mundo, que os demais fusos são determinados. Para exemplificar, pense na noite de ano novo. É nessa parte do mundo que primeiramente ocorre a passagem do ano.

As Coordenadas Geográficas

Confira com o professor Raphael Carrieri como  o Globo Terrestre está “Marcado” pelas Coordenadas Geográficas, que permitem a localização exata de qualquer ponto na superfície da terra:

Gostou do resumo? Então, veja a seguir como a terra foi dividida nos 24 partes para contar as “24 horas d dia”.

Como a terra foi dividida em 24 partes?

A próxima tarefa era definir a extensão dos fusos horários. A matemática aqui é simples. Os 360º que abrangem as longitudes (180º para cada hemisfério) deveriam ser divididos pelas 24 horas de duração de um dia.

360 dividido por 24= 15

Logo, cada fuso deveria ter 15º de extensão longitudinal. Do ponto de vista matemático, a solução era simples. No entanto, havia uma questão a ser solucionada. Os fusos abrangem 15º mas cortam países pequenos no sentido longitudinal (Leste-Oeste). Não faria sentido que um país com área reduzida possuísse mais de um fuso horário.

Para resolver isso, os países foram autorizados a adaptar as linhas dos fusos de modo a não cortá-los e, portanto,  ter mais de um fusos horário em seu território. A essa adaptação dos fusos convencionou-se chamar de Hora Legal.Fusos Horários – TeóricoFuso horário teóricoFusos Horários – Teórico: Planisfério com a divisão em 24 fusos, sem contar com a divisão por Hora Legal.

Agora, responda ao Simulado de Fusos Horários no Brasil.

 

Simulado – Fusos Horários

.

.

Veja mais detalhes sobre os Fusos Horários nesta aula gratuita de Geografia Enem/

Fusos Horários – Hora LegalHora legal e Fusos HoráriosFusos Horários – Teórico: Planisfério com a divisão em 24 fusos com a divisão por Hora Legal.

Linha Internacional de Mudança de Data

Linha Internacional de Data - Fusos HoráriosLinha Internacional de Mudança de Data: Recorte do mapa mundi com destaque para a Linha Internacional de Mudança de Data

Coordenadas Geográficas (canal: Socorro Professor)

Exercícios sobre Fusos Horários

Agora, que tal você testar seus conhecimentos sobre os fusos horários?

1 – (IFSC – 2015) A Terra leva 24 horas para completar seu movimento de rotação, ou seja, um giro de 360 graus em torno do seu próprio eixo. A cada uma hora, portanto, ela gira 15 graus de oeste para leste. A partir dessa informação é possível construir um mapa de fusos horários para determinar as horas em diferentes pontos da Terra. Com relação aos fusos horários, assinale a alternativa CORRETA.

a) Para leste as horas devem ser atrasadas em uma hora a cada fuso e o inverso acontece para oeste.
b) Um mapa de fusos horários é constituído por 24 faixas latitudinais, cada qual com 15 graus.
c) Países na mesma latitude, independente da longitude, têm o mesmo fuso horário.
d) Atualmente o Brasil possui 5 fusos horários, porém há apenas duas horas oficiais: o horário de Brasília e o do Acre.
e) Um mapa de fusos horário é constituído por 24 faixas longitudinais, cada qual com 15 graus.

2 – (UNCISAL/AL – 2015)

 

Considerando que a figura acima corresponde a uma visão da Terra vista de uma aeronave que sobrevoa o polo Norte e que o triângulo ao lado é uma figura fixa, é correto afirmar que

a) quatro horas após esse registro a seta estará apontando para o meridiano A.
b) quatro horas após esse registro a seta estará apontando para o meridiano C.
c) quinze horas após esse registro a seta estará apontando para o meridiano E.
d) nove horas após esse registro a seta estará apontando para o meridiano D.
e) nove horas após esse registro a seta estará apontando para o meridiano B.

GABARITO

1 – E
2 – D

Douglas de Barros Oliveira é Professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel