Fusos Horários no Brasil – Resumo com Simulado Enem de Geografia

Alerta: As provas do Enem acontecem 'no horário de Brasília'. Teste seus conhecimentos sobre os Fusos Horários com o nosso Simulado Enem de Geografia. Veja o que consegue acertar, e caso você erre, tem dicas para estudar! Veja!

Fusos horários e suas implicações – Devido ao seu movimento de rotação (movimento da Terra ao redor de um eixo imaginário, que a atravessa de um polo a outro, no sentido do Oeste para o Leste), a Terra apresenta dias e noites. Como resultado, diversos pontos da superfície terrestre apresentam diferenças de horários.

A determinação da hora parte do princípio de que a Terra é uma circunferência perfeita, medindo 360o, e de que a rotação terrestre dura 24 horas. Com isso, conclui-se que esse é o tempo necessário para que todos os meridianos que “cruzam” o planeta passem, num determinado momento, frente ao Sol.

Dividindo-se os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultam 15 graus. Portanto, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora – e cada uma dessas 24 faixas recebe o nome de fuso horário.

No interior dessas faixas, por convenção, passou a vigorar um mesmo horário. Essa padronização do tempo ocorreu no século 19, num momento em que o Reino Unido era a principal potência econômica e militar do planeta. Por isso, o meridiano que passava no observatório de Greenwich, então nos arredores de Londres (hoje, dentro da cidade), foi considerado o meridiano zero.

A hora de Greenwich tornou-se a hora universal, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15 graus, variando entre 0 e 12.

Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação. O horário de Greenwich também é chamado de GMT, ou seja, Greenwich Mean Time (mean significando “média”).

Aula Gratuita sobre os Fusos Horários 

Confira um resumo simples e rápido sobre os Fusos Horários com o professor Carrieri, do Curso Enem Gratuito.

Gostou da aula? Agora, então, é hora de terminar a revisão e depois responder ao Simulado:

É importante entender que a padronização dos Fusos Horários a partir do Meridiano de Greenwich facilita as relações internacionais. No interior de um mesmo país, entretanto, esses limites não são tão rígidos.

Os países podem estipular seus fusos horários a partir de suas divisões político-administrativas, que podem abranger regiões maiores ou menores do que as faixas de 15 graus.

Os Quatro Fusos Horários no Brasil (após a última mudança – 2014):2

Fonte: http://www.on.br/conteudo/dsho/servicos/fusos/fusos.html  Fusos Horários – brasileiros (após a última mudança – 2014): Mapa do Brasil com legenda explicativa dos fusos horários brasileiros após a última mudança ocorrida em 2014 (volta do fuso do Acre – GMT -5)

Agora é hora de responder ao Simuado de Fusos Horários!

 

Fusos Horários

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000.

Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.  Agora que você já revisou Fusos Horários, escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel