Artigos Definidos e Artigos Indefinidos: resumo de Gramática

O, os; A, as; Um, uns; Uma, umas. É simples aprender sobre o uso correto dos artigos definidos ou indefinidos, e também o singular e o plural. Veja no resumo gratuito:

Artigo Definido (o, a, os, as); Artigo Indefinido ( um, uma, uns, umas…). Confira  Revisão online gratuita, com aula gratuita sobre os artigos definidos e indefinidos; exercícios aplicados e Simulado no final!  Você já sabe que os Artigos são elementos de estruturação das frases. Eles entram “antes” do substantivo, e indicam o gênero (Masculino ou Feminino); e a flexão de número (Singular ou Plural).

Artigos Definidos e Indefinidos

Então, se você escrever na Redação do Enem ou do Encceja que O tema proposto aborda as questões de discriminação no Brasil… , logo no início você utilizou o artigo definido masculino “o” no singular.

E, na metade da frase você utilizou o artigo definido “as” para indicar o gênero feminino e a flexão no plural para “questões”. Então, não é nada complicado dominar o uso dos artigos definidos.artigos definidos e artigos indefinidos Mas, é preciso se ligar para não cometer erros básicos como deixar de colocar os artigos onde eles são essenciais, e mesmo vacilar nas flexões de gênero ou número.

Aula prática sobre Artigos definidos:

Vamos começar com um exercício aplicado para você aprender sobre Artigos Definidos e Indefinidos – Leia, a seguir, o texto do poeta Mário Quintana e observe as palavras em destaque.

Há tempos me perguntaram umas menininhas, numa dessas pesquisas, quantos diminutivos eu empregara no meu livro A Rua dos Cata-ventos. Espantadíssimo, disse-lhes que não sabia. Nem tentaria saber, porque poderiam escapar-me alguns na contagem.image001.gifQue essas estatísticas, aliás, só poderiam ser feitas eficientemente com o auxílio de robôs. Não sei se as menininhas sabiam ao certo o que era um robô. Mas a professora delas, que mandara fazer as perguntas, devia ser um deles.  (Mário Quintana, Agenda poética, 1996.)

Veja agora como identificar os Artigos Definidos e Indefinidos no texto: Que classe de palavras constitui menininhas no texto? Você deve ter pensado no substantivo, pois ele nomeia o ser.

As palavras que colocamos antes dele chamamos de artigos, os quais podem determiná-lo de maneira vaga e imprecisa, como em umas menininhas, e de modo preciso, particular, como visto em as menininhas. Em razão disso, os artigos são classificados em:

  • Artigos Indefinidos: um, uns, uma, umas.
  • Artigos Definidos: o, os, a, as.

 

 Dica do Blog: São os artigos que indicam a flexão do substantivo.

  • Veja: o auxílio (gênero masculino singular) e as perguntas (gênero feminino plural).
  • Às vezes é essencial para determinar o gênero e o número de alguns vocábulos: o cliente, a cliente; o lápis, os lápis.

 

  • É o artigo também que serve para substantivar qualquer classe de palavras ou expressão: o mal, o bem, o porquê, o faz de conta.
  • Além de tudo que foi visto sobre os artigos definidos ou indefinidos, podemos encontrá-los combinados com as preposições de, em, por (per) e a.
  • Então, temos nas expressões numa (em + uma); no (em + o), na (em + a) e ao (a + o).

 

Combinações dos artigos Definidos

Artidos Definidos

 

A Palavra Substantivada

No poema transcrito abaixo, as palavras destacadas na sua origem são verbos, entretanto nessa situação, ocorreu a nominalização, ou seja, tornaram-se substantivos.

Para que isso ocorra, foi necessário antepor o artigo definido “o”. Os artigos são responsáveis pela substantivação. Assim, qualquer palavra de outra classe gramatical pode ser substantivada.

Sem o coaxar dos sapos ou o cricri dos grilos / Como é que poderíamos dormir tranqüilos / A nossa eternidade? Imagina / Uma noite sem o palpitar das estrelas / Sem o fluir misterioso das águas. (Mário Quintana)

Respondendo as 10 questões do Simulado de Gramática sobre a definição e o uso dos artigos definidos ou indefinidos em português você estuda para o Enem e para os demais vestibulares.

É bem rápido: você vê na hora se errou ou acertou a questão e já garante dica para estudar! Vem ver o que consegue acertar nas questões sobre Artigos Definidos e sobre Artigos Indefinidos. Faça agora o Simulado Enem Online de Gramática!

 

Simulado: Artigos Definidos

.

.
=
Mandou bem no resumo e nas respostas do simulado sobre Artigos Definidos? É bom se ligar para não cometer erros primários na Redação do Enem. Os artigos definidos você já aprendeu?  O, A, OS, e AS.
Complete sua revisão com os resumos sobre Advérbios e Preposições também neste resumo do canal do Curso Enem Gratuito.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre artigo, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão ds questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel