Sistemas conservativos – Simulado de Física com 10 questões

Teste seus conhecimentos sobre os sistemas conservativos com revisão, videoaula do Curso Enem Gratuito e simulado Enemde Física com 10 questões. Se errar, tem dicas para estudar na hora!

Veja um resumo sobre os sistemas conservativos para mandar bem no Enem, no Encceja e nos vestibulares. Confira o que mais cai e depois responda as questões do simulado de Física para testar seu nível.

Energia – O conceito de energia é um dos mais importantes da Física. O próprio termo energia é um dos mais empregados em nossa linguagem cotidiana. Você mesmo e sua família utilizam no cotidiano com diversas atribuições: ‘Faltou energia’ (em relação às quedas no abastecimento de eletricidade). ‘Fulana de tal cria os filhos sem energia’ (em relação à falta de orientação e controle nos cuidados com o comportamento e crianças). ‘Aquele menino é pura energia’ (em relação a crianças que se movem ou fazem coisas sem parar). Aqui nós vamos falar de Energia Cinética, Energia Elástica, e Energia Gravitacional.

Energia na Física – Na Física, porém, dizemos que a energia representa a capacidade de um corpo de realizar trabalho. Ou seja, um corpo possui energia se for capaz de realizar trabalho. Lembrando sempre que o trabalho só ocorre quando há movimento.

A energia pode se apresentar de diversas formas: energia química, energia elétrica, energia mecânica, energia térmica, energia atômica, energia nuclear, etc. Nosso interesse aqui é o estudo da energia mecânica.

Energia Cinética, Energia Potencial Gravitacional e Energia Potencial Elástica:

A energia mecânica é a soma de outras três formas de energia: cinética, potencial gravitacional e potencia elástica. Veja um resumo de cada uma delas para você mandar bem nas questões de Física no Vestibular e no Enem.

Se você está achando complicado a sugestão é revisar os princípios da Eletrostática antes de continuar. Veja aqui uma revisão sobre os Fundamentos da Eletrostática, com foco na preparação do vestibular e do Enem.

Energia cinética

A energia cinética está associada ao movimento. Todo o corpo, que possui uma massa m, que está se movimentando com uma velocidade v em relação a um certo referencial, dizemos que possui energia cinética.

Vejamos o exemplo, no qual temos um carro se movimentando em uma estrada com uma certa velocidade em relação à estrada. Este carro possui energia cinética, e podemos calcular através da seguinte equação:

5233.png

Física Enem

Energia potencial gravitacional

Esta energia está associada à atração gravitacional da Terra. Sabemos que se pegarmos um objeto, elevarmos ele a uma certa altura e daí largarmos, ele irá cair. Isto se deve ao fato de que quando o corpo ganha altitude, ele adquire energia (potencial gravitacional). Desta forma, dizemos que um corpo com uma massa m, que se encontra a uma altura h em relação a um certo referencial, terá energia potencial gravitacional, que podemos calcular pela seguinte equação:

5240.png

onde g é a aceleração da gravidade, que vale aproximadamente 10 m/s².

figura_02.jpg

Energia potencial elástica

Podemos associar a energia potencial elástica às deformações elásticas que os corpos apresentam quando sofrem ação de forças de tração ou compressão. Por exemplo, um arqueiro, ao puxar a flecha em seu arco, despende uma certa quantidade de energia. Parte desta energia é convertida em energia potencial elástica, que estará armazenada na corda do arco que, ao ser liberada, é convertida em energia cinética.

figura_03.jpg

O exemplo mais clássico que podemos citar é a mola. A mola é utilizada em muitos aparelhos, desde uma simples caneta, até nos amortecedores de um carro. À toda mola, associamos um valor, que depende apenas do material que é feita e da sua geometria, que é a sua constante elástica K. Quando esta mola é esticada ou comprimida de um comprimento x, dizemos que ela armazena energia potencial elástica. Podemos calcular a energia potencial elástica pela seguinte equação:

5249.png

figura_04.jpg

Que tal assistir à esta videoaula do professor Rosseto, especialmente para o canal do Curso Enem Gratuito no youtube:

Agora que você já revisou os sistemas conservativos, vamos ao simulado:

Sistemas conservativos

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora
Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois desta prova sobre os sistemas conservativos, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel