Exercícios sobre os filósofos da natureza

Responda 10 questões sobre os filósofos da natureza para testar o seu desempenho sobre o tema. Boa sorte e bons estudos!

A base original dos Filósofos da Natureza era investigar a origem do universo, a natureza das coisas, e como surgiu a vida. Teste os seus conhecimentos sobre suas ideias e pensamentos com um simulado!

Desde o início de nossa história fazemos perguntas acerca do mundo e sobre nosso lugar nele. Assim como você, as primeiras civilizações buscavam respostas para entender a realidade a sua volta.

Como não podiam recorrer ao nosso Curso (ou melhor, às tecnologias que temos hoje), acabavam buscando respostas na religião. Ora, as ações dos deuses explicavam o funcionamento do mundo oferecendo uma maneira de estruturar as sociedades daquela época.

Mas, assim como você tem aquele amigo “do contra”, aquela pessoa chata que discorda de tudo… as sociedades de outrora tiveram os filósofos da natureza. Estes filósofos marcaram presença lá na Grécia do século VI a.c. e foram os responsáveis pelo surgimento da filosofia.

Essa galera “diferentona” contraria o pensamento predominante da época e passa a entender o mundo com base na razão e na observação e não mais na religião e fabulação.

Com isso, eles concluem que: os acontecimentos no mundo têm causas naturais (filósofos da natureza, sacou?). O que é uma linha de pensamento bem diferente da que se tinha antes.

Essa mudança marcou o nascimento da filosofia, e como seu pioneiro, temos ele, o queridinho de Mileto – cidade grega situada na atual Turquia – criador do teorema que leva o seu nome, o sempre hidratado, Tales!

Este pioneiro, fazendo uso da razão para investigar a natureza do universo, impulsionou outros a fazerem o mesmo.

O Teorema de Tales foi criado pelo filósofo quando ele tentou calcular a altura de uma pirâmide com base na sua sombra. Saiba mais sobre esse teorema aqui no resumo de matemática!

Com o passar do tempo, a principal preocupação dos filósofos da natureza – os primeiros filósofos – era encontrar a arché. Isto é, o principal questionamento desses pensadores convergia na pergunta formulada por Tales: “do que é feito o mundo?”

A esse elemento, que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo, damos o nome de arché.

A resposta obtida por Tales de Mileto dá origem a toda uma complexa linha de raciocínio que parte dos filósofos da natureza até os cientistas de hoje! Mas afinal, o que concluiu Tales ao se questionar sobre a matéria prima básica do universo?

Filósofos da Natureza e a origem do pensamento filosófico

Veja com o professor Marciel Evangelista Cataneo, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese com a introdução ao tema dos Filósofos da Natureza.

Simulado sobre os filósofos da natureza

Pronto para responder às questões? Boa sorte e bons estudos!

.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Simulado Filosofia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel