Questões sobre organelas celulares

Avalie seus conhecimentos de Biologia com a lista de exercícios sobre organelas celulares. Antes de resolver as questões, confira um resumo sobre o assunto!

No citoplasma ocorrem diversas reações químicas importantes para as células, como, por exemplo, a 1ª fase da respiração celular e a produção de inúmeras substâncias. Relembre como ocorrem esses processos e teste seus conhecimentos com a lista de questões sobre organelas celulares!

Resumo sobre organelas celulares

Nas células procariontes, praticamente todas as funções celulares ocorrem no citoplasma. Seu material genético está alojado diretamente no citoplasma e a única organela presente é o ribossomo.

Enquanto isso, as funções das células eucariontes são, em geral, realizadas dentro de estruturas citoplasmáticas: as organelas celulares ou citoplasmáticas. Além das organelas, há no citoplasma uma série de tubinhos ocos emaranhados.

Em seguida, vamos relembrar quais são as organelas e suas funções.

Organelas e suas funções

Para começar a revisão, veremos quais as funções dos ribossomos, centríolos, cílios e flagelos, e do retículo endoplasmático liso e rugoso. Depois da lista de questões sobre organelas você irá encontrar as funções do complexo de Golgi, dos lisossomos e dos vacúolos.

Os ribossomos são organelas formadas por RNA ribossômico. Eles podem ser encontrados espalhados no citoplasma, ou aderidos ao retículo endoplasmático rugoso (no caso dos eucariontes). Sua função é ler o RNA mensageiro e produzir proteínas a partir dele.

Os centríolos são formados por microtúbulos. Durante a divisão celular os centríolos se duplicam e migram para os polos da célula. Lá, eles funcionam como “bases de cabos de guerra”, organizando o fuso que irá separar os cromossomos.

Os cílios e flagelos são estruturas presentes especialmente em seres unicelulares, para ajudar na locomoção. Contudo, seres pluricelulares podem ter células ciliadas que estão relacionadas à filtração de sustâncias ou à absorção. Os cílios são prolongamentos para fora da célula, bem curtos e numerosos. Já os flagelos são prolongamentos para fora da célula bem longos, presentes em menor número.

O retículo endoplasmático é um conjunto de dobras membranosas localizado próximo do núcleo. Ao microscópio, ele se assemelha a um labirinto. Há dois tipos de retículo endoplasmático: o liso e o rugoso.

O retículo endoplasmático liso não tem nada aderido a ele, sendo formado apenas de membrana dobrada sobre si mesma. Ele produz algumas substâncias, como lipídios que são enviados para outras partes da célula. Além disso, nele há enzimas que desintoxicam a célula quando ela recebe muitas substâncias tóxicas.

Enquanto isso, o retículo endoplasmático rugoso tem ribossomos aderidos às suas paredes. Ele funciona como um centro de produção de proteínas.

Não esqueça que o conteúdo continua logo depois da lista de exercícios sobre organelas!

Videoaula sobre organelas celulares

Para complementar seus estudos, confira a videoaula da professora Ju no canal do Curso Enem Gratuito:

Questões sobre organelas celulares

Teste seus conhecimentos com nossa lista de questões do Enem e de vestibulares:

.

Complexo de Golgi, lisossomos e vacúolos

O complexo de Golgi é formado por vários “saquinhos empilhados” e tem como função organizar a secreção dentro da célula. Também é responsável pela síntese de alguns carboidratos e pela modificação de algumas proteínas.

Célula - Questões sobre organelas

Os lisossomos são pequenas vesículas preenchidas por enzimas digestivas. Em seres unicelulares, como os protozoários, por exemplo, os lisossomos servem para digerir os alimentos capturados. O mesmo acontece com algumas células animais especializadas na defesa do organismo, como os macrófagos.

Além disso, os lisossomos são responsáveis por um processo de morte celular chamado de apoptose. Há ainda o processo de autofagia, onde partes desgastadas de células são consumidas pelos lisossomos.

Por fim, os vacúolos são bolsas no citoplasma que podem ter diferentes funções. Nas células vegetais, os vacúolos armazenam várias substâncias importantes, como pigmentos que dão cor às flores. Nas células de protozoários de água doce, os vacúolos são responsáveis pela regulação da quantidade de água no interior da célula.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Biologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel