Faltam:
para o ENEM

Citosol e citoesqueleto – Revisão de Biologia Enem

Pronto para a prova de Biologia Enem? Revise sobre Citosol e Citoesqueleto em mais esta aula e garanta sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio

Citosol e citoesqueleto são assuntos muito importantes sobre as células e nas questões de biologia do Enem e Vestibular, fique ligado!

O Citoplasma celular é a região localizada entre a membrana plasmática e o núcleo. Diferente do que acreditava-se antigamente, o citoplasma não é homogêneo, ele é composto por estruturas que podem ser diferenciadas com auxilio da microscopia.

A composição citoplasmática dá-se pelo conjunto de: citosol, citoesqueleto e organelas citoplasmáticas. No entanto, essa composição é variável dependendo do tipo de célula (bactéria, fungo, planta, animal).

Citosol (hialoplasma)

Corresponde a parte líquida do citoplasma, sendo chamada, também, de matriz citoplasmática.

É composto por água, íons, glicose, ácidos nucléicos, aminoácido, proteínas dissolvidas, além de lipídeos.

Essa composição garante um consistência coloidal (gelatinosa).

Dica 1 – Revise com esta aula de Biologia Enem para relembrar tudo sobre transporte passivo, transporte ativo e transporte em bloco na membrana plasmática.

Nas região periférica do citoplasma, próxima à membrana, a consistência é mais densa (estado gel), já no centro a consistência é mais líquida (estado sol). Ocorre mudanças de estado de gel para sol, o e contrário (tixotropismo).

Citoesqueleto

image001.jpg

Microtúbulos

É uma rede de estruturas proteicas que fazem a sustentação da célula e organelas, assim como permitem seu movimento.

Está presente apenas em células eucariontes, portanto exceto células do reino Monera.

Dependo do tipo e da função celular a composição do citoesqueleto pode ser alterada

image005.jpg

Miosina

O citoesqueleto é formado por: microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários.

1) Microtúbulos

– estruturas cilíndricas e rígidas formadas pela proteína chamada tubulina.

– função: sustentação celular e de organelas.

image008.jpg

2)Microfilamentos

– são formados por actina e miosina, que apresentam capacidade de contração e relaxamento.

– função: modifica a forma da célula, e movimentam estruturas celulares

Células musculares apresentam grande quantidade de actina e miosina de forma extremamente organizada. Isso permite que o músculo seja um órgão especializado em contração e relaxamento.

Dica 2 – Revise sobre Parede celular, Glicocálix e Membrana Plasmática nesta aula de Envoltórios celulares para a prova de Biologia Enem – https://blogdoenem.com.br/envoltorios-celulares-biologia-enem-2/

3) Filamentos intermediários

– são formados por queratina, fazendo o ancoramento de estruturas celulares.

– função: evita o estiramento celular, auxilia na formação dos desmossomos.

O funcionamento do citoesqueleto pode ser visualizado durante a divisão celular. Por exemplo, no fim do processo, quando o citoplasma separa-se, seguido da membrana, ocorre a formação de um anel contrátil. Esse anel é formado por actina e miosina, que contraem-se para separar as células. O fuso de divisão celular é formado por tubulina, e sua formação é orientada pelo centríolo (organela).

image012.jpg

Movimentos citoplasmáticos

Esse movimentos ocorrem fazendo a distribuição de organelas e substâncias, auxiliando as reações metabólicas. Podem ser dos seguintes tipos:

1) Browniano

– movimento aleatório causado pela mudança do estado gel para sol, e sol para gel (tixotropismo) do hialoplasma.

2) Ciclose

– movimento gerado pela movimentação dos microfilamentos, permitindo que organelas circulem ao longo da célula.

– permite melhor distribuição das organelas.

image014.jpg

– é observada com facilidade em células vegetais, pois apresentam estruturas coloridas em seu interior (cloroplastos). Mas também ocorrem em células animais.

3) Amebóide

– ocorre em função da mudança do citosol de gel para sol, além do movimento dos microfilamentos.

– esse movimento envolve a formação de estruturas chamadas pseudópodos.

– função: englobar partículas do meio (endocitose).

Dica 3 – As Mutações Genéticas são importantes para o processo de evolução dos seres vivos. Entenda como acontecem essas mutações nesta aula de Biologia Enem – https://blogdoenem.com.br/mutacoes-geneticas-aula-de-biologia-enem/

– Ocorre em protozoários sarcodíneos, como a ameba, com função de movimentação e nutrição. Os leucócitos, responsáveis pela defesa do organismo, fazem esse movimento para destruir partículas (vírus, bactérias) que possam comprometer o indivíduo

image016.jpg

Saiba mais sobre Citosol e citoesqueleto nesta aula do canal Paulo Jubilut, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=6i1SQCq4B2Y]

Desafios

Questão 1

(UFJF) O citoesqueleto é fundamental para o adequado funcionamento das células. Sobre o citoesqueleto, é incorreto afirmar que ele:

a) Está envolvido no movimento dos espermatozoides.

b) Participa do processo de contração muscular.

c) Apresenta centríolos como um dos seus componentes.

d) Tem como principais componentes diversos tipos de glicídios.

e) Participa da adesão entre células.

Questão 2

(UPE) A célula animal é desprovida de uma membrana celulósica rígida, como acontece com as células vegetais. Desse modo, no hialoplasma da célula animal, existem vários tipos de fibras proteicas em diversas direções, que lhe conferem consistência e firmeza, compondo o citoesqueleto. Sobre os elementos deste e os movimentos de que eles participam, assinale a alternativa correta.

a) A associação de proteínas motoras aos microfilamentos constituídos por tubulina permite que organelas sejam deslocadas pelo interior das células. As proteínas motoras ligam-se, de um lado, aos microfilamentos e do outro, à organela, que será transportada, permitindo seu deslocamento.

b) Os filamentos intermediários, mais delicados e menos duráveis, encontram-se no citoplasma de células eucarióticas animais, como, por exemplo, nas células que revestem a camada mais externa da pele, conhecidos como filamento intermediário de queratina, cuja função é impedir que essas células se rompam ou se separem, quando submetidas a um esticamento.

c) Os microfilamentos são encontrados apenas no citoplasma periférico de células eucarióticas animais; são constituídos de proteína tubulina, são finos e flexíveis, envolvendo-se, por exemplo, na movimentação das células brancas do sangue e na fagocitose de corpos estranhos, que essas células executam.

d) Os microtúbulos, filamentos grossos, tubulares, rígidos e constituídos de moléculas da proteína contrátil, actina, estão envolvidos na formação do fuso de divisão celular ou c durante a divisão celular.

e) Nas células musculares, os microfilamentos de actina associam-se a filamentos mais grossos e também contráteis de miosina. A interação da actina com a miosina possibilita a contração suave, lenta e rítmica do intestino, denominada de peristaltismo, que possibilita o deslocamento do “bolo alimentar” nele contido.

Questão 3

O citoplasma celular é composto por organelas dispersas numa solução aquosa denominada citosol. A água, portanto, tem um papel fundamental na célula. Das funções que a água desempenha no citosol, qual NÃO está correta?

a) Participa no equilíbrio osmótico.

b) Catalisa reações químicas.

c) Atua como solvente universal.

d) Participa de reações de hidrólise.

e) Participa no transporte de moléculas.

Questão 4

Com base nos conhecimentos sobre morfologia celular, considere as afirmativas a seguir.

I. A forma arredondada da célula é mantida por componentes integrantes do citoesqueleto.

II. Em revestimentos epiteliais com várias camadas de células, as mais superficiais são achatadas para resistir ao atrito.

III. A ciclose, um movimento intracelular, é responsável pela manutenção da forma da célula, independentemente do citoesqueleto.

IV. Nos vários tecidos que compõem um organismo, as diferenças nas formas das células refletem as distintas funções que elas desempenham.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) III e IV.

d) I, II e IV.

e) II, III e IV.

Questão 5

Sabe-se que as membranas celulares podem possuir especializações que conferem propriedades importantes aos tecidos. Dentre essas especializações, algumas são estruturalmente mantidas por componentes do citoesqueleto.

Ao se tratar células do epitélio intestinal com substâncias inibidoras da polimerização de actina, verificou-se a redução da taxa de absorção de nutrientes.

Explique por que ocorreu a diminuição da absorção intestinal de nutrientes.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!