Mitose – Revisão para Biologia Enem & Encceja

Relembre tudo sobre Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase nesta aula de revisão sobre Mitose para as questões de Biologia no Enem e nos vestibulares.

A Mitose é uma divisão utilizada pelas nossas células para a multiplicação, em que uma célula mãe manda cópias de seu conjunto de cromossomos para duas células filhas menores. A mitose faz com suas células se multipliquem e possibilite o crescimento de seu organismo e a renovação dos seus tecidos.

Este processo é utilizado em varias ocasiões em nosso organismo, como, por exemplo, no crescimento do nosso corpo. Mas, antes de começarmos a falar especificamente da divisão celular, é importante relembrar as fases do ciclo celular.

As fases da Mitose: Prófase, metáfase, anáfase e telófase. Esses temidos nomes podem parecer coisa de ficção científica. Porém, as fases da mitose estão ocorrendo nesse momento em seu organismo e são elas que permitem o perfeito funcionamento dos seus órgãos.Mitose - Biologia

As Fases do Ciclo Celular

Interfase: É o período em que a célula desenvolve suas funções vitais. Vai do fim de uma divisão até a próxima divisão celular. Corresponde ao período mais longo da vida de uma célula. Compreende três fases:

– G1: Período da vida da célula em que há intensa produção de moléculas orgânicas (RNA, proteínas, enzimas etc.).

Período S: “S” de síntese. É o período em que a duplicação semiconservativa do DNA ocorre. É uma preparação para a divisão. Depois dessa fase, cada cromossomo passa a ter dois filamentos – as cromátides, unidas pelo centrômero.

– G2: Intensa síntese de proteínas e outras biomoléculas que irão ser utilizadas na divisão celular. Ocorre também a duplicação dos centríolos, se for uma célula animal.

Observação: No fim da fase G1 a célula pode fazer uma “avaliação” para verificar se cresceu suficientemente para realizar uma divisão. Caso a avaliação seja negativa, a célula não irá se dividir, entrando na fase G0, que pode ser bastante longa, dependendo do tipo de células (como os neurônios).

Dica 1: Quer relembrar um pouquinho sobre DNA antes de começar a estudar as fases da mitose? Então, veja este post: https://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy/  DNA e RNA

Relembrou as fases da vida da célula? Beleza! Agora vamos estudar as fases da mitose:

Veja as Fases da Mitose:

Prófase:

É a fase que inicia a divisão. É como uma preparação e organização das estruturas celulares e do DNA para que a célula possa separar os cromossomos. Neste momento, a cromatina começa a se enrolar, ou seja, o DNA que foi duplicado na interfase dobra-se várias vezes sobre si mesmo, e forma os cromossomos. Os centríolos começam a formar o os fusos mitóticos que irão funcionar como “cabos de guerra” para separar as cromátides irmãs. Por último, o envoltório nuclear se dissolve.

Metáfase: Os cromossomos estão condensados ao máximo. Ao centrômero de cada cromossomo estão ligados duas fibras de fusos mitóticos que vêm dos centríolos, uma de cada lado. Os fusos movimentam-se e organizam os cromossomos bem no meio da célula, na chamada placa metafásica.

Anáfase: As fibras do fuso encolhem-se e começam a puxar as cromátides de cada cromossomo para polos opostos das células, separando-as. Isso quer dizer que cada cópia do DNA realizada na interfase se encaminha para um dos polos da célula.

Telófase: Última fase da divisão celular. Nesta fase, os cromossomos que foram para cada um dos polos da célula vão se descondensar e se agrupar nas extremidades opostas, montando dois novos núcleos.  A telófase é finalizada com a citocinese (que é a divisão completa da célula – membrana e citoplasma). Nas células animais, a citocinese ocorre de fora para dentro (centrípeta) com invaginações da membrana plasmática que dividem a célula como se um anel a estrangulasse.

Para resumir o assunto, veja a figura a seguir:

Mitose - Biologia

Observações importantes:

  • Na célula vegetal ocorrem algumas diferenças:
  • – Não há centríolos.
  • – Por conta da parede celular destas células, não há como fazer uma divisão centrípeta, por isso, a citocinese é centrífuga (do centro para fora) com a formação de uma lamela que cresce do centro da célula para fora.

O Processo de Divisão Celular

Divisão Celular é o processo em que a célula aumenta sua quantidade, passando seu material genético para suas células filhas. Veja no diagrama a seguir como se processa a Mitose, um dos tipos de divisão celular existente:

mitose

Existem dois tipo de divisão celular: Mitose e Meiose.

image001.jpg

Mitose é o processo em que a célula mãe forma duas células filhas geneticamente idênticas. Neste caso, então, as células filhas mantêm o patrimônio genético da célula mãe.

A Mitose pode ocorrer tanto em célula haploide (n), quanto em diploide (2n). image002.jpgFunções da Mitose: multiplicação celular no desenvolvimento embrionário, crescimento e regeneração de tecidos; pode ser usada como processo de reprodução assexuada (clonagem).

image004.jpg
Veja na próxima imagem as partes regeneradas:
image003.jpg

Embora seja um processo contínuo, a mitose é dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

1) Prófase

– início do processo de condensação do DNA e formação dos cromossomos.

– desaparecimento do nucléolo.

– duplicação do centro celular, que formam o áster, e em seguida o fuso mitótico.

– desaparecimento da carioteca.

image005.jpg

2) Metáfase

– cromossomos com máximo grau de espiralização (condensação). É o melhor momento de visualizá-los em microscópios ópticos.

– cromossomos dispostos na região equatorial da célula formando a placa equatorial ou metafásica.

– centro celular em polos opostos da célula e o fuso mitótico (ou acromático) completamente formado.

image006.jpg
image007.jpg

3) Anáfase

– rompe-se o centrômero ocorrendo a separação das cromátides irmãs, sendo puxados pelas proteínas do fuso mitótico para lados opostos da célula.

– o cromossomo que estava duplicado torna-se simples.

image008.jpg

4) Telófase

– cromossomos simples chegam aos polos da célula

– cromossomos iniciam a desespiralização.

– reaparecimento do nucléolo, através da orientação da zona satélite (SAT).

– reaparecimento da carioteca.

– cariocinese é a formação dos núcleos nos lados opostos da célula.

– para separar a membrana plasmática, e forma duas células individualizadas, ocorre a formação de um anel contrátil. Esse anel é formada por fibras de actina e miosina, que se contraem estrangulando a membrana.

– citocinese é o processo de separação do citoplasma, gerando duas células independentes. Em células animais a citocinese ocorre da periferia para o centro, sendo citocinese centrípeta. Em vegetais a citocinese acontece do centro para a periferia da célula, sendo citocinese centrífuga.

Biologia Enem
image010.jpg

Mitose em células vegetais

  • como não apresentam centríolo, é dita meiose acêntrica.
  • não é possível formar as fibras do áster, portanto é uma meiose anastral.
  • a separação dos cromossomos não é tão precisa, sendo frequentes os erros genéticos causando mosaico.
  • durante a citocinese centrífuga, ocorre a formação da lamela média pelos fragmoplastos formados a partir do complexo de Golgi. Em seguida ocorre a formação da parede celular, dividindo as duas células.

image011.jpg

image012.jpg

Saiba mais sobre Mitose nesta aula do Curso Enem Gratuito e na videoaula abaixo da prof. Ju:

Você sabe o que é Intérfase? Então veja na aula da prof. Juliana, também do Curso Enem Gratuito, e prepare-se mais ainda para a prova do Enem!

Exercícios

Questão 1

(CESGRANRIO) Nos desenhos mostrados, numerados com algarismos romanos, estão representadas fases da mitose. Assinale, nas opções abaixo, a sequência correta das fases deste tipo de divisão celular.

image013.jpg

a) I, IV, III, II.

b) II, IV, I, III.

c) IV, II, I, III.

d) II, III, I, IV.

e) I, IV, II, III.

Dica 1 – Pronto para enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio? Prepare-se para a prova de Biologia Enem com esta aula de revisão sobre o Núcleo Celular – https://blogdoenem.com.br/nucleo-celular-biologia-enem/

Questão 2

Identifique as fases da mitose:

I. Prófase.

II. Metáfase.

III. Anáfase.

IV. Telófase.

( ) Os cromossomos reúnem-se nos polos da célula e o citoplasma divide-se.

( ) Os cromossomos separam-se, indo para os polos da célula.

( ) Os cromossomos se dispõem na placa equatorial.

( ) Os cromossomos começam a se espiralar e a carioteca a desaparecer.

A sequência correta de cima para baixo será:

a) I, III, IV, II.

b) III, I, II, IV.

c) II, I, IV, III.

d) IV, III, II, I.

e) I, II, III, IV.

Dica 2 – Relembre tudo sobre Mitocôndria e respiração celular em mais esta aula de revisão para a prova de Biologia Enem – https://blogdoenem.com.br/mitocondria-e-respiracao-celular-revisao-de-biologia-enem/

Questão 3

(UFLA) Analise as proposições referentes à mitose e assinale a alternativa correta:

I. A mitose é um processo de divisão reducional que ocorre para formação de gametas.

II. Na metáfase mitótica, os cromossomos apresentam alto grau de condensação e ocupam a região equatorial da célula.

III. A citocinese é a fase final da mitose e se caracteriza pela reorganização da carioteca e nucléolo e condensação dos cromossomos.

a) Apenas a proposição II está correta.

b) Apenas a proposição III está correta.

c) Apenas as proposições I e II estão corretas.

d) Apenas as proposições I e III estão corretas.

e) Apenas as proposições II e III estão corretas.

Dica 3 – Está preparado para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio? Estude tudo sobre o processo de fotossíntese nesta aula de Biologia Enem – https://blogdoenem.com.br/plastos-e-fotossintese-biologia-enem/

Questão 4

(VUNESP) No gráfico abaixo, relativo ao ciclo celular, a mitose está representada pelo intervalo:

image014.jpg

a) 1 – 2.

b) 2 – 3.

c) 1 – 3.

d) 3 – 4.

e) 4 – 5.

Questão 5

(CENTEC-BA) Durante a prófase, a cromatina, originariamente uma estrutura filamentosa extremamente longa e delgada, passa por um processo de compactação que culmina, na metáfase, com a formação de corpúsculos bem definidos em número e forma – os cromossomos.

O significado biológico dessa compactação é:

a) Garantir a integridade e a mobilização do material genético, condicionando a sua distribuição equitativa entre as células-filhas.

b) Determinar as características citológicas de cada espécie.

c) Promover a duplicação da molécula de DNA, possibilitando a transmissão dos caracteres herdados.

d) Facilitar a transcrição das informações contidas na molécula de DNA.

e) Favorecer a ocorrência de variações no material genético.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!