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Organelas: Lisossomo, Vacúolos e Centríolos – Biologia Vestibular e Enem

É sempre hora de revisar sobre as Organelas. Veja esta aula completa sobre Lisossomo, Vacúolos e Centríolos. É conteúdo de Biologia para o Vestibular e o Enem. Confira abaixo.

Revisão sobre asOrganelas. Veja um resumo especial sobre os Lisossomos, os Vacúolos, e os Centríolos. A biologia celular cai no Vestibular e no Enem. Confira!

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Lisossomos – Os Lisossomos são bolsas cheias de enzimas digestivas, originadas do complexo de Golgi. Essas enzimas digerem açúcares, lipídeos, proteínas, ácidos nucleicos. Sua função é promover a digestão intracelular. Quando a membrana do lisossomo se rompe, as enzimas são liberadas, e o material que entra em contato com elas é digerido. Dependendo do tipo de material digerido temos dois processos: A Heterogagia e a Autofagia.

A) Heterofagia – Ocorre a heterofagia quando o material digerido foi incorporado pela célula. Ao incorporar essas substância, forma-se um fagossomo ou pinossomo Em seguida um lisossomo primário é incorporado ao fagossomo ou pinossomo, formando um vacúolo digestivo (ou lisossomo secundário), onde ocorre a digestão da substância endocitada.

Esse processo  de Heterogafia ocorre em amebas, para nutrição, e em leucócitos, para defesa do organismo.

Dica 1 – Preparado para gabaritar na prova de Biologia Enem? Aproveite esta aula para revisar sobre Organelas, ribossomo, retículo e complexo de Golgi – https://blogdoenem.com.br/organelas-ribossomo-reticulo-e-complexo-de-golgi-biologia-enem/

B) Autofagia

Ocorre a Autofagia  quando há digestão de substâncias da própria célula. Esse processo promove renovação de estruturas (como organelas), através da destruição de estruturas velhas. Em algumas situações essa destruição pode levar à morte da própria célula, processo conhecido como autólise.

Apoptose – Quando a morte celular é programada pela célula, ou seja, ocorre o processo de suicídio celular. Com certo tempo de vida a célula sofre processo de autodigestão, causando sua morte. Esse fenômeno acontece quando o girino sofre metamorfose para se transformar num indivíduo adulto. A cauda do girino solta-se do corpo pois as células da cauda são digeridas.

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Durante o processo de desenvolvimento do ser humano, podemos observar a apoptose durante a perda das membranas interdigitais do feto.

Necrose – Ocorre quando a células morrem pois os lisossomos romperam-se e liberaram suas enzimas acidentalmente. Esse processo ocorre numa doença chamada Silicose, típica de mineradores. Ao ficar muito tempo dentro das minas, os mineiros inspiravam partículas de sílica. Chegando no pulmão, as células englobam essa partículas estranhas e tentam digeri-las.

Como essas partículas não podem ser digeridas pelas enzimas dos lisossomos, ocorre o rompimento do vacúolo digestivo, espalhando as enzimas pela célula. Essa destruição das células pulmonares pode levar à dificuldades respiratórias e inflamação.

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Peroxissomo

Bolsas esféricas contendo enzimas oxidantes, como a catalase. Sua função é degradar o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) em água e oxigênio.

O peróxido de hidrogênio é formado como intermediário do metabolismo de aminoácidos, e atua na produção de glicose (gliconeogênese) na fotossíntese. Como é tóxico para a célula deve ser degradado. Participa também da degradação do etanol e da quebra de ácidos graxos.

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Glioxissomo

São bolsas que apresentam enzimas provenientes do complexo de Golgi. Está presente somente em plantas. O glioxissomo atua transformando os lipídeos em açúcares.

Esse processo é importante durante o processo de germinação das sementes. A energia vem do lipídeo, que a organela converte em açúcar, que será usado como fonte de energia durante a germinação.

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Centríolos

Os Centríolos são organelas proteicas que apresentam DNA próprio e capacidade de autoduplicação. Sua disposição se dá por dois cilindros perpendiculares, chamado diplossomo. Formado por 9 grupos de 3 microtúbulos.

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Presente em células animais e algas, sendo ausente em plantas, fungos, bactérias. Função de formar cílios e flagelos. Sua organização muda para 9 grupos periféricos de 2 microtúbulos + 1 par central de microtúbulos.

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Também auxiliam na formação do fuso de divisão celular, organizando a movimentação dos cromossomos.

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Vacúolos

Os Vacúolos são Bolsas delimitadas por membrana lipoproteica podendo apresentar função variada. Basicamente existem 3 tipos de vacúolos: vacúolo de suco celular, vacúolo digestivo e vacúolo contrátil.

a) Vacúolo de suco celular – São Bolsas que armazenam água, sais, açúcares, pigmentos. Sua principal função é regular o equilíbrio osmótico entre a célula e o meio. Células jovens apresentam vários vacúolos pequenos, e as adultas contém um único vacúolo volumoso. Presente apenas em células vegetais.

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b) Vacúolo digestivo – Formado pela união do fagossomo ou pinossomo com o lisossomo primário. Em seu interior ocorre a digestão de partículas endocitadas.

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c) Vacúolo pulsátil (ou contrátil)

O Vcúolo Pulsátil é  uma bolsa que pulsa no interior da célula para retirar água. Ocorre em protozoários de água doce. Nesses organismo, á água entra por osmose, e o vacúolo pulsátil retira o excesso dessa água do interior da célula. Essa estrutura gasta energia para seu funcionamento.

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Dicas do Blog do Enem

Dica 2 – Pronto para a prova de Biologia Enem? Revise sobre Citosol e Citoesqueleto em mais esta aula e garanta sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio – https://blogdoenem.com.br/citosol-e-citoesqueleto-revisao-de-biologia-enem/

Dica 3 –  Revise com esta aula de Biologia Enem para relembrar tudo sobre transporte passivo, transporte ativo e transporte em bloco na membrana plasmática – https://blogdoenem.com.br/transporte-atraves-da-membrana-plasmatica-biologia-enem/Dicas do Blog do Enem

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Saiba mais sobre Organelas nesta aula do canal Biolugia, disponível no Youtube. É uma revisão sobre Vacúolos. Não perca. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Exercícios para você resolver e compartilhar as soluções nas redes sociais.

Questão 1

(UFPI) A maioria das células vegetais adultas apresenta um grandevacúolo central, caracterizado como uma bolsa membranosa repleta de uma solução aquosa que chega a ocupar 80% do volume celular. Sobre esse assunto, analise as proposiçõesabaixo.

I. A membranaqueenvolve o vacúolo é denominada de tonoplasto.

II. As bolsas que caracterizam o vacúolo formam-se de retículo endoplasmático rugoso ou dos lisossomos.

III. A soluçãoaquosa, entre outros componentes, apresenta íon sin orgânicos, sacarose e aminoácidos.

IV. Os vacúolos também podem atuar como reservatórios de substâncias potencialmente prejudiciais ao citoplasma.

A opçãocorreta é:

a) Todas as proposiçõesestãocorretas.

b) SomenteI e IIestãocorretas.

c) SomenteI e IVestãocorretas.

d) SomenteII e IIIestãocorretas.

e) Somente I, III e IVestãocorretas.

Questão 2

(UNEMAT) Considere as seguintes funções celulares.

I. Contêm enzimas digestivas, como carboidrases, lipases, proteases, nucleases, fosfatases, etc.

II. Digerem material celulardanificado.

II. Digerem material celulardanificado.

III. Seu rompimento pode ser responsável por alguma doença.

IV. São encontrados aderidos à membrana do retículo endoplasmático rugoso.

São características dos lisossomossomente:

a) I, II, III, e IV.

b) I, II e IV.

c) I, II e III.

d) II, III e IV.

e) II e III.

Questão 3

(UNICENTRO) No ano de 2005, o Brasil produziu 36,7 milhões de toneladas de cimento.Desse total, 8,8 milhões foram produzidas em Minas Gerais, Estado que é o maior produtor de cimento do país, seguido por São Paulo, com 5,3 milhões e pelo Paraná, com 4 milhões de toneladas.

(SILICOSE, 2009).

O fragmento do texto faz referência a um dos materiais particulados sólidos, cujo processo de fabricação acarreta a liberação de poeira enriquecida em sílica cristalina, responsável por provocar inúmeras doenças pulmonares, dentre elas a silicose. Essa doença se desenvolve a partir da inalação de partículas de sílica, que são fagocitadas pelas células do epitélio pulmonar. Como essas partículas não podem ser digeridas, acumulam-se no interior de uma organela celular, provocando o rompimento de sua membrana, o que ocasiona a liberação de enzimas digestivas no citosol, culminando com a destruição generalizada das células pulmonares. Diante dessas informações, é possível afirmar que a organela diretamente atingida pelo acúmulo de sílica em seu interior é denominada:

a) Lisossomo.

b) Peroxissomo.

c) Complexo golgiense.

d) Retículo endoplasmático agranular.

e) Glioxissomo.

Questão 4

(UPE) Porque, ao se utilizar água oxigenada (peróxido de hidrogênio) no ferimento, ela espuma?

A água oxigenada – peróxido de hidrogênio – reage quimicamente com o sangue e o plasma expostos em uma ferida, liberando o átomo de oxigênio que estava “sobrando”. É essa liberação que faz o líquido borbulhar – restando, então, apenas, água comum. A enzima chamada …..1…. acelera a decomposição da água oxigenada, liberando o gás oxigênio, que para algumas bactérias que possam estar no ferimento é um veneno. Peróxidos de hidrogênio são continuamente formados em vesículas denominadas ……..2……,presentes em nossas células, incipalmente as hepáticas.

Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas 1 e 2 do trecho acima.

a) 1 – catalase; 2 – lisossomos.

b) 1 – peroxidase; 2 – mitocôndrias.

c) 1 – lipase; 2 – retículo endoplasmático granuloso.

d) 1 – catalase; 2 – peroxissomos.

e) 1 – oxidase; 2 – ribossomos.

Questão 5

(UFU) Considere as atividades celulares e as organelas apresentadas nas colunas abaixo.

I. Digestão intracelular

II. Síntese de proteínas

III. Acúmulo e eliminação de secreções

IV. Participação na divisão celular

V. Conversão de lipídio em açúcar.

A. Retículo endoplasmático granular

B. Centríolos

C. Glioxissomo

D. Lisossomos

E. Complexo de Golgi

Assinale a alternativa que corresponde à associação correta entre as duas colunas.

a) I-C; II-B; III-A; IV-E; V-D.

b) I-E; II-A; III-C; IV-D; V-B.

c) I-D; II-A; III-E; IV-B; V-C.

d) I-D; II-E; III-A; IV-B; V-C.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!