Transporte na Membrana Plasmática: biologia Enem e Encceja

Osmose, Fagocitose, Bomba de Cálcio e Bomba de Potássio. Revise Biologia Enem para mandar bem nas questões sobre o transporte passivo e ativo na membrana plasmática.

Transporte Celular através da Membrana Plasmática é conteúdo essencial de Biologia para o vestibular e o Enem. Confira Osmose, Fagocitose, Bomba de Cálcio e Bomba de Potássio.

A membrana plasmática é uma estrutura semipermeável da céula, ou seja, com permeabilidade seletiva. Essa característica permite que a célula troque substâncias com o meio extracelular, tais como como glicose, aminoácidos, oxigênio, gás carbônico, amônia, sais minerais e água, por exemplo.

Essa troca de substâncias é de fundamental importância para a célula, tendo em vista que ela absorve, produz, consome e elimina inúmeras substâncias em seu metabolismo. O transporte passivo é a Osmose.

Osmose: Transporte Passivo na Membrana

Excelente esta introdução com a professora Juliana! Têm mais aulas de Biologia com ela no canal do Curso Enem Gratuito.

Se você está achando muito complicado este começo da revisão sobre Transporte de Substâncias a dica é dar uma paradinha e olhar agora mesmo esta aula especial sobre Parede Celular, Glicocálix, Membrana Plasmática e os Envoltórios Celulares: Envoltórios CelularesClique na imagem acima para revisar a aula especial antes de prosseguir neste post. As principais organelas celulares são o Complexo de Golgi, o Retículo Endoplasmático, as Mitocôndrias, os Lisossomos, e os Ribossomos.

O transporte de substâncias que ocorre através da membrana plasmática pode ocorrer de duas formas: O transporte passivo, e o transporte ativo. Veja as características de cada um deles:

O Transporte Passivo

Esse tipo de transporte ocorre sem gasto de energia (ATP). As moléculas são deslocadas sempre à favor do seu gradiente de concentração. Tipos: difusão simples, difusão facilitada, osmose.

1) Difusão simples – É a passagem de moléculas de soluto pequenas (oxigênio, gás carbônico, íons) do meio mais concentrado (hipertônico) para o meio menos concentrado (hipotônico).image001.jpgCaso seja estabelecido a igualdade entre as concentrações, ocorre o equilíbrio dinâmico entre os dois meios, ou seja, para cada molécula que entra, outra sai. Exemplo de transporte passivo: esse processo ocorre durante a hematose nos alvéolos pulmonares, onde o oxigênio entra no sangue e o gás carbônico sai do sangue para o pulmão.

 2) Difusão facilitada – É a passagem de moléculas de soluto grandes (glicose, sais) do meio hipertônico para o meio hipotônico. Porém ocorre a participação de uma proteína presente na membrana chamada “permease”. A permease tem função de enzima pois acelera o processo de passagem de solutos grandes.

A Difusão Facilitada é um processo que não envolve gasto de energia. Exemplo: absorção da glicose pelas células do intestino delgado.

Dica do Blog: Entenda a Membrana Plasmática

Você vai aprender mais rápido sobre Osmose, Bomba de Sódio e Bomba de Potássio após ver este resumo simples e rápido da professora Juliana Evelyn sobre a Membrana Plasmática. Ela é do Curso Enem Gratuito. Veja:

Muito bom este resumo da Juliana. Confira agora a Osmose:

3) Osmose – É o deslocamento do solvente (água) do meio hipotônico para o meio hipertônico. Quando dois meios possuem a mesma concentração dizem que são isotônicos. Exemplo: image007.jpgQuando colocamos hemácias em meio hipertônico, a célula perde água ficando murcha (plasmolisada) (a).

Agora, veja o que acontece quando a hemácia é colocada em um meio hipotônico: a célula recebe água ficando inchada (túrgida) (b).image009.jpgCaso o processo de entrar mais água na célula continue, ela vai inchar ainda mais e provocar o rompimento da Membrana, ocorrendo a hemólise.

Quando esse experimento é feito com célula vegetal normal (1), no meio hipertônico, a membrana plasmática solta-se da parede celular pela perda de água, sofrendo plasmólise (3). image011.jpgNum meio hipertônico, a célula recebe água tornando-se túrgida (2). A presença da parede celular garante que a célula não se rompa.

Como consequência da osmose, quando entramos no mar ou na piscina, nosso corpo perde água para o meio que é hipertônico, e por isso murchamos. Veja na imagem:image013.jpgQuando temperamos salada de alface muito antes de consumi-las, notamos que as folhas murcham pois perdem água para o tempero (sal, vinagre).

 

Veja o que mais cai de Biologia no Enem

Os professores do Curso Enem Gratuito e do Colégio Bandeirantes prepararam para você três listas com os 10 conteúdos que mais caem nas questões de Biologia.  O que mais cai de Biologia no EnemAssim você revisar logo o que sempre cai e já consegue garantir uma boa pontuação. Confira na imagem acima.

  1. Veja mais temas quentes de Biologia Enem
  2. As dicas de Biologia do Colégio Bandeirantes
  3. Plano de Estudos de Biologia Enem: 10 temas que mais caem
  4. Simulado Enem de Biologia

.

O Transporte Ativo de Substâncias nas Células 

Vamos começar pelo básico. Confira as características do Transporte Ativo com a professora Juliana:

O Transporte Ativo ocorre com o gasto de energia (ATp). As molécula são forçadas a movimentarem-se contra seus gradientes de concentrações. Exemplo: bomba de sódio (Na+) e potássio (K+).

Bomba de sódio (Na+) e potássio (K+)

  • A célula deve apresentar uma concentração de sódio (Na+) baixa dentro da célula, e alta fora. E a concentração do potássio (K+) é alta dentro da célula , e baixa fora.
  • Naturalmente, por difusão, o sódio (Na+) entra na célula, enquanto o potássio (K+) sai da célula.
  • Para manter a diferença de concentração, a célula força a entrada do potássio (K+) e a saída do sódio (Na+). Como esses íons são forçados a ir do meio hipotônico para o hipertônico, ocorre gasto de energia.
  • A proporção: saem 3 moléculas de sódio, entram 2 de potássio.image015.jpgEssa diferença de concentração de sódio e potássio entre os meios intra e extracelular, permitem que a membrana fique polarizada.

Exemplo: a polarização da membrana é utilizada pelos neurônios para conduzir o impulso nervoso, para controlar as atividades do corpo.image017.jpgA condução do impulso nervoso ocorre por um processo de despolarização de membrana. Em seguida a membrana é repolarizada com a bomba de sódio e potássio.

Dica 2 – As Mutações Genéticas são importantes para o processo de evolução dos seres vivos. Entenda como acontecem essas mutações nesta aula de Biologia Enem – https://blogdoenem.com.br/mutacoes-geneticas-aula-de-biologia-enem/

Transporte em bloco

  • É o transporte de substâncias gigantes, e não é possível passar pelas estruturas da membrana.
  • Então ocorre um processo de deformação da membrana para que essas substâncias sejam incorporadas ou eliminadas pelas célula.
  • Esse processo consome energia, uma vez que envolve a produção de mais membrana plasmática e movimentos do citoesqueleto. ipos: endocitose e exocitose.

Endocitose – 

A Endocitose ocorre com o englobamento de partículas para dentro da célula. Essas partículas serão digeridas pela células. Pode ser de duas formas:

 1) Fagocitose:

  • A Fagocitose ocorre com o englobamento de partículas sólidas; No interior da célula as partículas ficam envolvidas numa bolsa dita fagossomo.
  • Ex: Esse processo pode ocorrer em protozoários com função de nutrição, como nas amebas, onde ocorre a formação de pseudópodos para a captura do alimento.image019.jpgAs células de defesa do corpo, leucócitos, fazem fagocitose afim de englobar corpos estranhos como bactérias, protozoários, vírus, digerindo-os em seguida.

2) Pinocitose 

  • A Pinocitose ocorre com o englobamento de partículas líquidas ou dissolvidas em líquidos.
  • Após o englobamento, ocorre a formação de uma vesícula com o conteúdo incorporado, chamado pinossomo.

 

  • Exocitose (clasmocitose) – É a eliminação de substâncias pela célula. Essas substâncias podem ser resultado da digestão de partículas endocitadas, ou, substâncias produzidas pela própria célula (secreção) que serão expelidas.
  • Exemplo: Após a digestão de um composto fagocitado, a ameba absorve substâncias úteis, e descarta substâncias tóxicas ou inúteis.
  • Esse descarte é realizado por clasmocitose.image021.jpgAs células das glândulas sebáceas liberam sebo (lipídeo) por clasmocitose, de modo que atingem a superfície da pele. Esse sebo na pele confere impermeabilização e elasticidade à pele.

Veja na imagem abaixo que ocorre também exocitose quando os neurônios comunica-se entre si na sinapse nervosa. image023.jpg Ocorre a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica por exocitose.

Aula Gratuita sobre as Organelas Celulares

Saiba mais sobre as diversas organelas celulares com este resumo da professora Juliana Evelyn Santos.

Viu como a professora Juliana é show? Agora, vamos resolver os exercícios e compartilhar as soluções.

Exercícios

Questão 1

1. (UDESC) A membrana celular seleciona a passagem de substâncias do meio extracelular para o intracelular por meio de mecanismos de transporte. Leia e analise as proposições abaixo.

I. A difusão facilitada é o tipo de transporte passivo em que a célula não “gasta” energia.

II. No transporte de íons de potássio e sódio, conhecido pelo mecanismo de

bomba de sódio e potássio, há “gasto” de energia.

III. Osmose é a passagem da água pela membrana de uma solução hipotônica para uma solução hipertônica.

IV. No transporte de íons de potássio e sódio, conhecido pelo mecanismo de bomba de sódio e potássio, não há “gasto” de energia.

V. A difusão facilitada é o tipo de transporte ativo em que a célula “gasta” energia.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.

Questão 2

(CESGRANRIO) No desenho abaixo, observamos três tubos de ensaio contendo soluções de diferentes concentrações de NaCl e as modificações sofridas pelas hemácias presentes no seu interior.

Em relação a esse desenho, assinale a alternativa correta.

image025.jpg

a) Em1 asolução é isotônica em relação à hemácia; em2 asolução é hipertônica em relação à hemácia e em3 asolução é hipotônica em relação à hemácia.

b) As hemácias em 1 sofreram alteração de volume, porém em 2 ocorreu plasmólise e em 3 turgescência.

c) Considerando a solução isotônica de NaCl = 0,9%, a solução 2 certamente possui uma concentração de NaCl inferior a 0,9% e a solução 3, uma concentração de NaCl superior a 0,9%.

d) As hemácias do tubo 2 sofreram perda de água para a solução, enquanto as do tubo 3 aumentaram seu volume, depositando-se no fundo.

e) A plasmólise sofrida pelas hemácias do tubo 2 ocorreu em razão da perda de NaCl para o meio.

Questão 3

(UFMT) Uma dona de casa fez as seguintes observações sobre alguns alimentos:

I. A carne salgada e as frutas cozidas em calda muito doce não se estragam com facilidade.

II. As verduras cruas murcham mais rapidamente após serem temperadas com sal.

III. As frutas secas, como a ameixa-preta, incham quando colocadas em água.

Que conceito físico-químico explica essas observações?

a) Hidrólise.

b) Osmose.

c) Esterificação.

d) Desidro-halogenação.

e) Polimerização.

Questão 4 sobre Membrana Plasmática

(UPE) A membrana plasmática fornece individualidade à célula, definindo e estabelecendo elos entre os meios intra e extracelular. A partir da membrana plasmática, a primeira célula adquiriu identidade.

Em relação a esse envoltório celular, podemos afirmar:

I. Os componentes básicos de sua estrutura são fosfolipídios e proteínas. As proteínas, de acordo com a função que desempenham, constituem: canais de proteína, proteínas carregadoras, proteínas receptoras e proteínas de reconhecimento.

II. As células bacterianas não apresentam membrana plasmática. Seu revestimento externo é constituído de glicoproteínas, conhecido como glicocálix ou parede bacteriana.

III. A bomba de sódio e potássio é um mecanismo de transporte por difusão passiva, através da membrana, em que se mantém maior concentração de sódio no interior da célula e de potássio fora dela.

IV. Potencial de membrana é a diferença de potencial elétrico entre seus lados interno e externo. Normalmente, a superfície extracelular tem potencial positivo em relação ao interior, e essa diferença é mantida graças à bomba de sódio e potássio.

V. Na fagocitose, a membrana envolve o material a ser englobado. No combate a infecções em nosso organismo, os macrófagos agem através da fagocitose como também no processo de involução uterina pós-parto.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I, II e V.

b) Apenas II, III e IV.

c) Apenas I, IV e V.

d) Apenas I, II e IV.

e) Apenas III, IV e V.

Questão 5 sobre Membrana Plasmática

(UEPB)

LEIA O TEXTO ABAIXO:

Receita de batata frita.

Corte as batatas em fatias finas e mergulhe-as em uma mistura de água e sal, na proporção de uma colher de sopa de sal para cada litro de água. Retire pequenas porções de batata da solução salina e frite. Não precisa acrescentar sal. As batatas ficam crocantes e levemente salgadas.

Agora analise as proposições referentes ao texto acima:

I. A solução salina recomendada é hipertônica em relação à célula vegetal. Assim, por osmose, a célula perde muita água e fica plasmolisada, daí a crocância observada nas batatas fritas.

II. No processo de plasmólise, o citoplasma e a membrana plasmática acompanham a contração do vacúolo e separam-se da membrana celulósica. Assim, no espaço entre o protoplasma e a parede celular fica uma solução aquosa de concentração muito semelhante à do meio externo à célula. Daí o sabor levemente salgado.

III. Sendo a solução salina recomendada hipotônica em relação à célula vegetal, ocorre difusão de Na+Cl-, o que possibilita o sabor levemente salgado.

Assinale a alternativa que contém a(s) proposição(ões) correta(s):

a) I, II e III.

b) I e III, apenas.

c) II e III, apenas.

d) III, apenas.

e) I e II, apenas.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel