Membrana Plasmática e os Envoltórios Celulares: Biologia Enem

Veja as estruturas e a função da Parede Celular e quais são os Envoltórios Celulares. Aprenda as organelas e os mecanismos utilizados nos Transportes Passivo e Ativo. Vem!

Os Envoltórios Celulares estão em todas as células, pois elas apresentam estruturas que limitam o meio extra e o intracelular. O nome que você mais escuta falar na escola sobre esta “parede” que envolve, protege e faz parte essencial da célula é Membrana Plasmática.

Além da Membrana Plasmática também podem ser encontrados compostos formados por açúcares externos à membrana, tais como: parede celular, presente em células vegetais, e glicocálix, presente em células animais.

Envoltórios CelularesTodas as organelas celulares estão envolvidas pela Parece Celular (nas células vegetais) ou pela Membrana Celular (nas células animais).

Envoltórios Celulares

A Parede celular – A denominação de Parede Celular é dada à estrutura espessa e rígida que garante a sustentação e resistência celular. Ela é visível a microscópio óptico.  você já viu uma destas no laboratório do colégio?

A Parede Celular é permeável à substâncias, não apresentando capacidade seletiva.  Ocorre em vários organismos e apresenta composição variada.Envoltórios celulares Biologia EnemOcorrência da Parede Celular: bactérias e cianofíceas – com peptidoglicano; algas – com celulose, carragenina, alginato, sílica; fungos – com quitina; plantas – com celulose, lignina, suberina.

 A Célula Vegetal

A parede celular é uma estrutura que reveste a célula, protegendo a membrana plasmática e dando sustentação à célula. As células vegetais possuem paredes celulares compostas de celulose. image007.jpgEm algumas células vegetais, a parede celular pode ser enriquecida por lignina, que dá maior rigidez à parede e ajuda na sustentação das plantas. À medida que a célula vegetal amadurece, sua parede celular torna-se mais espessa.

Entre duas paredes celulares de duas células vegetais, pode haver estruturas que ajudam na sua adesão, como os plasmodesmos que são poros que facilitam o transporte de substâncias de uma célula para a outra.  Os envoltórios celulares estão na base das soluções de sobrevivência que acontecem na Membrana Plasmática.

A Membrana Plasmática e os Envoltórios Celulares

Veja com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo completo sobre a Membrana Plasmática:

Muito boa esta explicação da professora Juliana. Agora, siga com a Parede Celular nos fungos e bactérias.

As bactérias também possuem parede celular, porém é uma parede celular composta de polissacarídeos ligados a pequenas cadeias de aminoácidos. Os fungos igualmente possuem parede celular, porém, formado de um açúcar (polissacarídeo) chamado de quitina.Celulas Vegetais

 

Veja o Glicolálix

Formado por açucares associado à lipídeos (glicolipídeos) e proteínas (glicoproteínas), o Glicocálix ocorre em células animais, e nele estão as Glicoproteínas.image009.jpgVeja sobre as Glicoproteínas do glicocálix

Funções das Glicoproteínas:

  1. – proteção contra agentes físicos e químicos do ambiente;
  2. – reconhecimento celular, já que os açúcares do glicocálix são diferentes para as espécies. Reconhecimento de gametas para que ocorra a fecundação.
  3. – defesa, reconhecem substâncias estranhas ao corpo induzindo à formação de anticorpos.

 

Os Tipos Sanguíneos do Sistema ABO

A Determinação dos grupos sanguíneos na Classificação dos Tipos ABO (A, B, AB, e O) ocorre em função das glicoproteínas presente no glicocálix das hemácias presentes no sangue.image013.jpg

 

A Membrana Plasmática (Plasmalema)

Ela está presente em todas as células, por isso, universal.  A Membrana Plasmática é  semipermeável, uma vez que seleciona o que entra e que sai da célula (permeabilidade seletiva). A Membrana Plasmática e os Envoltórios CelularesA Membrana Plasmática tem permeabilidade seletiva, e garante que as concentrações intra e extracelular possam ser diferentes. A Membrana Plasmática também é chamada de Plasmalema.

 

As Proteínas na Membrana Plasmática

  • Elas formam uma estrutura extremamente delgada (fina) com 7,5 m ou 75m de espessura, que é visível apenas ao microscópio eletrônico.
  • Apresenta alta flexibilidade e capacidade de regeneração.
  • Ao longo do processo evolutivo da célula, a invaginação da membrana deu origem à organelas citoplasmáticas (retículo endoplasmático, complexo de Golgi) e estruturas como a carioteca.
  • Composta por lipídeos e proteínas, lipoproteica.
  • O principal lipídeo que constitui a membrana é o fosfolipídeo.

 

De acordo com o modelo proposto por Singer e Nicholson, chamado mosaico fluído, a membrana plasmática é composta por duas camadas de lipídeos (bicamada lipídica) com proteínas inseridas integralmente e perifericamente.

Os fosfolipídeos apresentam sua cabeça hidrofílica para fora da membrana e sua cauda hidrofóbica no interior da membrana. É o lipídeo que isola o conteúdo intracelular do meio.

As proteínas são responsáveis pelo trânsito de substâncias através da membrana. Proteínas fazem reconhecimento de substâncias como hormônios e antígenos.image018.jpg

 

As Especializações de membrana

Dependendo da função da célula podem ocorrer modificações na membrana plasmática, permitindo que a células execute sua função com maior eficiência. As principais são as Microvilosidades, os Cílios, os Flagelos e os Desmossomos. Veja:

  •  Microvilosidades
  • – dobras na ápice da célula.
  • – aumento a superfície de contato.
  • Ex: ocorre nas células que revestem o intestino delgado, aumentando a superfície de absorção.
  • Cílios
  • – estruturas curtas e numerosas.
  • – função de: locomoção em protozoários como Paramecium; filtração no revestimento da traquéia.
  • image022.jpg
    image022.jpg
    image022.jpg
    image022.jpg
    image022.jpg

 

  • Flagelos
  • – estruturas longas em números reduzidos.
  • – função: deslocamento celular com em espermatozoides, protozoários flagelados (mastigóforos).

 

  • Desmossomos
  • – união entre duas membranas lateralmente, através de proteínas cimentantes.
  • – função: aumentar a adesão entre as células vizinhas.
  • Ex: epiderme da pele.
  • image028.jpg
    image028.jpg

 

  • Interdigitações
  • – dobras (invaginações e evaginações) que encaixam-se.
  • – função: aumentar a aderência celular.
  • Ex: tecidos de revestimento do intestino e estômago.
  • Dica 3 – A Origem da Vida ainda é uma das maiores dúvidas da humanidade. Nesta aula de Biologia Enem, entenda algumas teorias que tentam explicar como tudo começou – https://blogdoenem.com.br/origem-da-vida-biologia-enem/

 

  •  Pregas basais
  • – dobras na região inferior da célula.
  • – aumentar superfície de absorção.
  • Ex: células que reabsorvem água nos rins (néfron)

As Organelas Celulares

Saiba mais sobre Envoltórios celulares nesta aula do canal do Curso Enem Gratuito, com a professora Juliana Evelyn Santos. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Excelente este resumo da professora Juliana. Agora, é hora de responder aos desafios desta aula. Veja se você consegue resolver estes problemas, e compartilhe a resolução na página do Blog do Enem.

Desafios sobre Membrana Plasmática e os Envoltórios Celulares

Questão 1

(UEPG) A membrana plasmática é a estrutura que delimita o conteúdo celular, separando-o do meio externo. Além de proteger, a membrana plasmática controla a entrada e saída de substâncias na célula. Muitas vezes pode apresentar associações ou modificações que otimizam suas funções. Com base nesse enunciado, assinale a alternativa que apresente a sequência de verdadeiro e falso correta, respectivamente:

I – Os desmossomos são regiões especializadas existentes nas membranas adjacentes de células vizinhas, que funcionam como presilhas, aumentando a adesão entre as células. A presença deles em todas as células de um epitélio garante a formação de um revestimento contínuo e coeso.

II – As bactérias possuem membrana esquelética feita de polissacarídeos, que promove à célula forma definida e rígida. Essa membrana esquelética, contrariamente à plasmática, não é viva.

III – As microvilosidades são dobras da membrana plasmática na superfície da célula que voltadas para a parte interna do intestino delgado permitem uma absorção mais eficiente do alimento digerido.

IV – As células vegetais possuem, associadas externamente à membrana plasmática, a membrana esquelética, denominada membrana celulósica, que possui papel mecânico, selecionando as substâncias que entram e saem das células.

V – As interdigitações são dobras nas membranas plasmáticas limítrofes de duas células e que desempenham importante papel de coesão entre células vizinhas.

a) V, V, F, F, F.

b) V, F, V, F, F.

c) F, V, V, F, V

d) V, V, V, F, V.

e), F, V, F, F, V.

Questão 2 sobre Membrana Plasmática e os Envoltórios Celulares

(PUC-MG) A membrana plasmática recobre todas as células vivas. Seu papel é controlar, como um porteiro, as substâncias que entram e saem da célula, tornando seu interior diferente do meio externo. Se uma célula média tivesse o tamanho de uma laranja, a espessura de sua membrana não ultrapassaria os 0,04 mm – mais fina que uma folha de papel de seda.
Fonte: www.revistaescola.abril.com.br

Sobre as membranas celulares, é correto afirmar, exceto:

a) Duas camadas de fosfolipídeos entremeadas de proteínas formam a membrana, que recebe a definição química de lipoproteica.

b) A glicose, importante hexose para o nosso organismo, é disponibilizada dentro da célula através da passagem pela membrana por transporte ativo, em condições normais.

c) Os lipídios, que se movem com liberdade nos planos da membrana sem perder contato íntimo com as outras moléculas, garantem a ela fluidez e alta capacidade de regeneração.

d) As proteínas que ficam incrustadas na membrana podem exercer o papel de transportadoras, permitindo a realização de difusão facilitada.

Questão 3 – A Parede Celular e o Tecido Epitelial

(FEMPAR) Nas membranas das células do tecido epitelial, encontramos especializações, ricas em substâncias adesivas e fios de proteínas, que aumentam muito a aderência entre as células; e em certas células que revestem o intestino, encontramos outras especializações de membranas que aumentam a superfície de absorção dos alimentos. Estas descrições referem-se, respectivamente, aos seguintes tipos de especializações:

a) Plasmodesmos e glicocálix.

b) Desmossomos e microvilosidades.

c) Invaginações e desmossomos.

d) Glicocálix e microvilosidades.

e) Microvilosidades e plasmodesmos.

Questão 4 – Envoltórios Celulares

(PUC-RIO) Em relação aos envoltórios celulares, podemos afirmar que:

a) Todas as células dos seres vivos têm parede celular.

b) Somente as células vegetais têm membrana celular.

c) Somente as células animais têm parede celular.

d) Todas as células dos seres vivos têm membrana celular.

e) Os fungos e bactérias não têm parede celular.

Questão 5

(PUC-MG) Observe o desenho a seguir, referente ao esquema ultra-estrutural da membrana celular. A natureza química dos componentes 1, 2 e 3, respectivamente, é:image032.jpg

  • a) Lípides, proteínas e proteínas.
  • b) Proteínas, lípides e proteínas.
  • c) Proteínas, proteínas e lípides.
  • d) Lípides, lípides e proteínas.
  • e) Proteínas, lípides e lípides.

 Você consegue resolver estes exercícios sobre a Membrana Plasmática e os Envoltórios Celulares? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel