Organelas: Ribossomo, Retículo e Complexo de Golgi. Biologia Enem.

Aula gratuita completa sobre as Organelas Celulares. Veja a estrutura e as funções do Ribossomo, do Retículo e do complexo de Golgi. Curso Enem Online Gratuito para você mandar bem no Exame!

Organelas Celulares – Veja Ribossomo, Retículo e Complexo de Golgi para o Enem e o Vestibular – O que são as Organelas Citoplasmáticas?

Elas são  estruturas responsáveis pelo funcionamento de cada célula. Cada organela apresenta funções específicas. As organelas podem variar de quantidade dependendo do tipo celular. Veja na imagem a indicação das principais Organelas.

As Organelas estão em meio ao Citosol, encontrados no citoplasma das células eucariontes.  O conjunto das Organelas e o funcionamento delas resulta na produção das características de vida associadas às células.organelas celularesOs componentes básicos em uma célula animal são: a Membrana Plasmática (ou plasmalema); a Membrana Celular (ou citoplasmática); o Citoplasma; e o DNA (material genético).

Mas, não se esqueça de que existem organelas que são encontradas em um tipo de células, e inexistentes em outras. Por exemplo: os Cloroplastos são organelas encontradas em células vegetais e de algumas algas, porém inexistentes em bactérias, fungos e nas células animais.

Veja na imagem a célula vegetal:image003.jpgAs células vegetais diferenciam-se das células animais pela característica ‘eucarionte’, em que o DNA fica localizado dentro da Membrana Nuclear.

A parede celular é constituída de Celulose, o que dá estrutura e rigidez. Outra característica das células vegetais é a presença do pigmento clorofila.

Aula Gratuita sobre Organelas Celulares

Resumo simples e direto sobre as Organelas Celulares. Confira com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito.

Muito bom este resumo para você compreender como atuam as organelas celulares.

As Principais Organelas Celulares:

1) Ribossomo

O Ribossomo está presente em todas as células, portanto é universal. É uma estrutura não membranosa, mas composta por RNA ribossômico associado à proteínas. O Ribossomo Apresenta uma subunidade menor, e uma maior, somente são visíveis ao microscópio eletrônico. A Função do Ribossomo é a síntese proteica (produção de proteínas). As subunidades se juntam no momento da leitura do RNA mensageiro, para a montagem das proteínas, separando-se em seguida.image007.jpgA quantidade de ribossomos é variável dependendo da necessidade proteica da célula. Essas organelas são produzidas dentro da própria célula. Os Ribossomos podem aparecer de duas formas: livre e associados.

a) Ribossomos livres – fazem a síntese de proteínas para uso interno à célula:  quando um RNA mensageiro é lido por vários ribossomos ao mesmo tempo, forma-se uma estrutura chamada polissomos (ou polirribossomos).image008.jpg

 

b) Ribossomos associados – estão aderidos (fixos) à membrana do retículo endoplasmático rugoso. – fazem proteínas para uso externo à célula. image009.jpgEssas proteínas são produzidas e exocitadas pela células, onde serão utilizadas. Por exemplo, a produção de anticorpos pela células de defesa do corpo, leucócitos.

Dica 1 – Revise com esta aula de Biologia Enem para relembrar tudo sobre transporte passivo, transporte ativo e transporte em bloco na membrana plasmática – https://blogdoenem.com.br/transporte-atraves-da-membrana-plasmatica-biologia-enem/

2) Retículo Endoplasmático

O Retículo Endoplasmático é um conjunto de bolsas (vesículas) e canais (cisternas) interligadas. São responsáveis pelo armazenamento, transporte (circulação) e armazenamento de substâncias. Estão presentes em todas as células eucariontes. Existem dois tipo de retículos: rugoso e liso.image011.jpg

a) Retículo Endoplasmático Rugoso 

O Retículo Endoplasmático Rugoso pode ser Granular ou Ergastoplasma, e apresenta ribossomos aderidos à suas paredes. Ele faz a síntese de substâncias que serão de uso externo à célula. Por exemplo os anticorpos e hormônios (insulina).image013.jpg

b) Retículo Endoplasmático Liso (Agranular) – apresenta sua superfície tubular lisa. Fazem síntese de lipídios, como o colesterol e hormônios sexuais (testosterona e estrógeno). Em células musculares fazem o armazenamento de cálcio, fundamental para contração e relaxamento.image015.jpgOs retículos endoplasmáticos são responsáveis pela desintoxicação celular (detoxicação), degradando substâncias estranhas como o álcool e remédios. Em células hepáticas essas organelas são bem desenvolvidas.

Dica 2 – Revise sobre Parede celular, Glicocálix e Membrana Plasmática nesta aula de Envoltórios celulares para a prova de Biologia Enem – https://blogdoenem.com.br/envoltorios-celulares-biologia-enem-2/

3) Complexo de Golgi (Golgiossomo)

O Complexo de Golgi é um conjunto de bolas ou sáculos achatados e empilhados (dictossomos). É o Complexo de Golgi a Organela Celular  responsável por armazenar, empacotar e secretar (eliminar) substâncias.

image017.jpg

Dão origem ao acrossomo, bolsa na cabeça do espermatozoide que permite a fecundação.image019.jpg

Formam a lamela média de células vegetais. Participam da síntese de polissacarídeos (pectina). Formam os lisossomos. Estão presentes em células animais e vegetais.image020.jpg

A Membrana Plasmática: veja o Transporte de Substância

Confira agora uma aula-resumo simples e rápida com a professora Juliana Evelyn Santos Assim você completa bem esta revisão sobre Organelas Celulares.

Gostou do Resumo? Esta aula é do canal Curso Enem Gratuito.

Revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(UFV) As duas organelas celulares responsáveis pela síntese e secreção de glicoproteinas, respectivamente, são:

a) O retículo endoplasmático rugoso e o complexo de Golgi.

b) O retículo endoplasmático liso e os lisossomos.

c) O complexo de Golgi e o retículo endoplasmático liso.

d) As mitocôndrias e o retículo endoplasmático rugoso.

e) Ribossomos e complexo de Golgi.

Questão 2

(UFPB) Alguns antibióticos, como estreptomicina e tetraciclina, são largamente utilizados para combater infecções causadas por bactérias em seres humanos. Esses antibióticos agem inibindo, apenas nas bactérias, o funcionamento da estrutura celular responsável pela síntese de proteínas. A ação seletiva desses antibióticos deve-se a algumas diferenças moleculares existentes entre as estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas nesses dois organismos. Essas estruturas correspondem ao(s):

a) Ribossomos, nas bactérias, e ao retículo endoplasmático nas células humanas.

b) Ribossomos, tanto nas bactérias como nas células humanas.

c) Retículo endoplasmático granular, tanto nas células humanas como nas bactérias.

d) Mesossomos, nas bactérias, e aos ribossomos nas células humanas.

e) Mesossomos, nas bactérias, e ao retículo endoplasmático nas células humanas.

Questão 3

(UFC) Células animais com função secretora apresentam abundância de retículo endoplasmático granuloso (rugoso) e complexo golgiense, estruturas que se localizam próximas uma à outra e que trabalhamem conjunto. Nessetrabalhoemparceria, o retículoendoplasmáticogranuloso:

a) Libera proteínas digestivas em vesículas denominadas lisossomos, que atuarão em conjunto com os tilacoides do complexo golgiense.

b) Produz fosfolipídios de membrana que serão processados no complexo golgiense e liberados no citoplasma para formação de novos ribossomos.

c) Sintetiza proteínas e as transfere para o complexo golgiense, que as concentra e as libera em vesículas, que terão diferentes destinos na célula.

d) Funde-se ao complexo golgiense para formar o acrossomo dos espermatozoides, responsável pela digestão da parede do óvulo e pela penetração nesse.

e) Acumula os polissacarídeos de parede celular, produzidos no complexo golgiense, e os processa, antes de liberar as vesículas que se fundirão com a membrana plasmática.

Questão 4

(UFRGS) Em um experimento em que foram injetados aminoácidos radioativos em um animal, a observação de uma de suas células mostrou os seguintes resultados: após 3 minutos, a radioatividade estava localizada na organela X (demonstrando que a síntese de proteínas ocorria naquele local); após 20 minutos, a radioatividade passou a ser observada na organela Y; 90 minutos depois, verificou-se a presença de grânulos de secreção radiativos, uma evidência de que as proteínas estavam próximas de serem exportadas. As organelas X e Y referidas no texto são, respectivamente:

a) O complexo golgiense e o lisossomo.

b) O retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso.

c) A mitocôndria e o ribossomo.

d) O retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense.

e) O centríolo e o retículo endoplasmático liso.

Questão 5

(UNEMAT) Há dois tipos de retículos endoplasmáticos, o rugoso e o liso. Ambos transportam substâncias no interior das células, mas há diferenças morfológicas e funcionais entre eles. Sobre as funções dessas estruturas, foram feitas as seguintes afirmações:

I. O Retículo Endoplasmático Liso participa principalmente da síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídios como o colesterol. Atua também na degradação do álcool ingerido em bebidas. O Retículo Endoplasmático Rugoso participa principalmente na síntese de proteínas para a exportação como, por exemplo, células pancreáticas que produzem enzimas e hormônios proteicos.

II. O Retículo Endoplasmático Rugoso participa principalmente da síntese de esteroides, fosfolipídios e outros lipídios como o colesterol. Atua também na degradação do álcool ingerido em bebidas. O Retículo Endoplasmático Liso participa principalmente na síntese de proteínas para a exportação como, por exemplo, células pancreáticas que produzem enzimas e hormônios proteicos.

III. O Retículo Endoplasmático Rugoso participa principalmente das funções heterofágicas e o Retículo Endoplasmático Liso participa principalmente das funções autofágicas.

Assinale a alternativa correta.

a) Todas as alternativas estão corretas.

b) Apenas I e II estão corretas.

c) Apenas III está correta.

d) Apenas II está correta.

e) Apenas I está correta.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!