A Estrutura da Membrana Plasmática – Biologia Enem e Vestibular

Todas as células possuem Membrana Plasmática. Ela reveste, protege e seleciona o que entra e sai da célula. E, o mais importante para você: A Membrana adora “aparecer” nas questões de biologia! Então, vamos revisá-la? Garanta seus pontos aqui!

A Membrana Plasmática (ou plasmalema) corresponde a uma película limitante muito fina (aproximadamente 8nm), e que mantém separada do meio externo a estrutura extremamente organizada de matéria viva. A Membrana controlando o que entra e sai da célula.

Por ser tão fina, a Membrana Plasmática pode ser vista somente com o auxílio de um microscópio eletrônico. É uma membrana formada principalmente de lipídeos e proteínas.

Ela desenha a fronteira da célula, funcionando como a muralha de um castelo, que reveste e delimita, protege e seleciona o que entra e sai por seus muros. Veja na imagem a Estrutura da Membrana Plasmática: membrana plasmáticaAlém disso, por ser a estrutura mais externa da maioria das células, a membrana é capaz de reconhecer estímulos e também outras células. Interessante, não é mesmo? Então, vamos revisar a membrana plasmática para arrasar no Enem e nos vestibulares?

Composição da Membrana Plasmática:

A membrana plasmática é composta por lipídeos, proteínas e glicídios. Essas substâncias juntas formam uma espécie de mosaico em constante transformação, uma vez que as proteínas podem se deslocar por entre os lipídeosSendo assim, o modelo que estudaremos é chamado de “mosaico fluido” ou de Singer e Nicholson, em homenagem aos seus descobridores.

Aula Gratuita: a Estrutura da Membrana Plasmática:

Hora de se ligar num resumo simples e rápido com a professora Juliana Evelyn Santos,  para você ver como é a estrutura e as principais funcionalidades da Membrana Plasmática. Assim você vai compreender melhor o restante desta aula completa.

E aí, gostou do vídeo? Beleza! É do canal Curso Enem Gratuito:

Agora, para ficar ligado na estrutura da membrana plasmática e gabaritar as questões de biologia do Enem e dos vestibulares,  veja os Lipídeos, as Proteínas, os Glicídios e o Glicocálix,  na continuação:

Os Lipídeos

Os lipídeos são os principais componentes da membrana plasmática. Sendo que os fosfolipídios são os mais frequentes. Os fosfolipídios são formados por duas partes: uma que possui afinidade com  água (hidrofílica) e outra que não possui afinidade (hidrofóbica). Sendo assim, estas moléculas formam uma camada dupla. Nesta dupla camada, as partes hidrofílicas (chamadas de polares e compostas por ácido fosfórico e base nitrogenada) estão voltadas para fora e para dentro, em contato com o meio aquoso existente dentro e fora da célula.

Já as partes hidrofóbicas (chamadas de apolares e compostas pelos lipídeos) estão voltadas umas para as outras, para o interior da dupla camada. Esta composição permite que a membrana interaja com o meio aquoso da célula e ao mesmo tempo mantenha uma película biológica limitante entre o interior e o exterior da célula.

Nas células animais podemos também encontrar outro lipídeo constituindo a membrana plasmática: o colesterol. FosfolipídioO colesterol tem como função ajudar a manter a fluidez da membrana plasmática.

Aula Gratuita sobre Lipídios – Se você quer dar um mergulho nos Lipídeos para mandar bem no Enem, veja na imagem uma revisão completa, com 10 questões, resumos, dicas e simulado gratuito: Simulado Enem de Biologia LipídiosO Simulado de Biologia Enem tem um sistema inteligente: se você errar uma questão o gabarito já ‘puxa’ uma aula gratuita vinculada ao mesmo conteúdo. Confira na imagem acima.

As Proteínas

A maioria das substâncias que entram e saem da célula são moléculas hidrossolúveis, ou seja, solúveis em água. Dessa maneira, não conseguiriam passar pela bicamada lipídica que forma a membrana plasmática.

Além disso, muitas vezes essas moléculas são grandes e não conseguem penetrar por entre os fosfolipídios. Por tal motivo, toda a dupla camada de fosfolipídios é permeada por proteínas que irão formar “passagens” para selecionar o que entra e sai da célula.

Estas proteínas são chamadas de integrais, pois atravessam a membrana plasmática comunicando o meio externo com o interno da célula. Há também proteínas que são periféricas e atuam principalmente na recepção de estímulos e podem desencadear processos dentro da célula.

Os Glicídios

Os glicídios são carboidratos presentes na face externa da membrana plasmática. Podem estar ligados aos fosfolipídios ou às proteínas. Muitos glicídios funcionam como a identidade da célula, uma vez que cada indivíduo irá apresentar glicídios específicos nas suas membranas celulares.

Além disso, células de tipos diferentes também terão glicídios distintos. Um exemplo disso é o sistema ABO de tipagem sanguínea: cada tipo sanguíneo terá (ou não, como no sangue O) glicoproteínas distintas –os antígenos.

Para entender melhor a estrutura da membrana plasmática, veja o esquema a seguir:bicamada lipídica*Observação: Como alguns glicídios são exclusivos de cada indivíduo, eles são os principais motivos pelos quais uma pessoa que recebeu um órgão em um transplante pode rejeitá-lo.  Suas células de defesa irão identificar as células do novo órgão como “corpos estranhos” e começarão a combatê-las.

Envoltórios da membrana plasmática:

Glicocálix

É o nome dado ao conjunto de glicoproteínas (glicídios aderidos à proteínas) e glicolipídios (glicídios aderidos aos fosfolipídios) que protegem a célula e a ajudam a interagir com o ambiente à sua volta, assim como na adesão de uma célula e outra. GlicocálixEsta estrutura está presente nos animais.

Parede celular

A parede celular é uma estrutura que reveste a célula, protegendo a membrana plasmática e dando sustentação à célula. As células vegetais possuem paredes celulares compostas de celulose. Em algumas células vegetais, a parede celular pode ser enriquecida por lignina, que dá maior rigidez à parede e ajuda na sustentação das plantas.

Entre duas paredes celulares de duas células vegetais, pode haver estruturas que ajudam na sua adesão, como os plasmodesmos que são poros que facilitam o transporte de substâncias de uma célula para a outra.

As bactérias também possuem parede celular, porém é uma parede celular composta de polissacarídeos ligados a pequenas cadeias de aminoácidos. Celulas VegetaisOs fungos igualmente possuem parede celular, porém, formado de um açúcar (polissacarídeo) chamado de quitina.

Junções entre membranas plasmáticas

Desmossomos

Os desmossomos são junções entre células que ficam bem aderidas entre si, como, por exemplo, as células do tecido epitelial.membrana-plasmatica-desmossomos

Assemelhando-se a dedos entrelaçados, os desmossomos são regiões da membrana plasmática onde se encontram grande quantidade de proteínas adesivas que se ancoram às proteínas do citoesqueleto de cada célula.

Zônulas ou junções oclusivas

São encontradas no tecido epitelial que reveste o intestino. Essas zônulas mantêm as células bem juntas, impedindo que o conteúdo que está passando pelo intestino permeie as células.

Nexos ou junções comunicantes

Encontradas em células embrionárias, cardíacas e hepáticas, estas estruturas servem para formar pequenos canais entre as células para a passagem de íons e pequenas moléculas entre elas.

Microvilosidades

As membranas plasmáticas de células dos intestinos possuem dobras que se projetam para fora da célula. Estas dobras aumentam a área de contato da membrana plasmática com o conteúdo que está passando pelo intestino, aumentando sua área de absorção.

Dica : Aproveite para dar uma revisada nas outras organelas celulares. É assunto complementar!

Exercícios sobre a Membrana Plasmática

01 – (MACK SP/2014)
Membrana Plasmática

A respeito do esquema acima, que representa um fragmento de membrana plasmática, são feitas as seguintes afirmações.

I. A seta A indica o glicocálix, responsável por proteger a membrana.
II. As moléculas indicadas em B são líquidas, o que permite a movimentação de substâncias pela membrana.
III. As diferenças de afinidade com a água, apresentadas pelos componentes da molécula, apontada em B, permitem a formação de uma película que regula a passagem de substâncias.
IV. As moléculas, indicadas em C, podem servir como transportadoras de substâncias por meio da membrana.

São corretas

a) apenas as afirmativas II, III e IV.
b) apenas as afirmativas II e IV.
c) as afirmativas I, II, III e IV.
d) apenas as afirmativas I, II e III.
e) apenas as afirmativas I, III e IV.

Gab: C

02 – (FPS PE/2014)
Membrana Plasmática
Segundo a figura, assinale a alternativa onde se encontram corretamente nomeadas as estruturas da membrana celular.

a) (1) glicídios; (2) proteína de membrana; (3) glicoproteína.
b) (1) Fosfolipídio; (2) glicocálix; (3) proteína transmembranar.
c) (1) região hidrofóbica; (2) aminoácidos; (3) proteína multipasso.
d) (1) proteína de membrana; (2) fosfolipídios; (3) glicídio.
e) (1) colesterol; (2) aminoácidos; (3) proteína transmembranar.

Gab: B

03 – (UECE/2014)
Sobre o modelo mosaico fluido das membranas celulares, é correto afirmar-se que

a) os componentes mais abundantes da membrana são fosfolipídios, proteínas e aminoácidos livres.
b) a membrana tem constituição glicoproteica.
c) lipídios formam uma camada única e contínua, no meio da qual se encaixam moléculas de proteína.
d) a dupla camada de fosfolipídios é fluida, possui consistência oleosa, e as proteínas mudam de posição continuamente, como se fossem peças de um mosaico.

Gab: D

04 – (UFPE/UFRPE/2013)
Membrana Plasmática
A figura acima representa uma membrana celular, estrutura essencial por limitar o conteúdo da célula e regular a troca de substâncias entre os meios intra e extracelular. Nesse sentido, podemos afirmar que:

(  ) a imagem representa o modelo de mosaico-fluido.
(  ) o item 1, na figura, representa uma proteína globular.
(  ) o item 2, na figura, representa a parte hidrofóbica dos lipídios.
(  ) a membrana celular possui proteínas associadas aos lipídios, o que está representado pelo item 3 da figura.
(  ) em função de sua constituição química, substâncias lipossolúveis podem atravessar a membrana por difusão simples.

Gab: VFVVV

05 – (UECE/2012)
As células apresentam um envoltório, que as separa do meio exterior, denominado membrana plasmática, extremamente fina. A disposição das moléculas na membrana plasmática foi proposta por Singer e Nicholson, e recebeu o nome de Modelo Mosaico Fluido, que pode ser definido como

a) dupla camada lipídica com extremidades hidrofóbicas voltadas para o interior da célula e extremidades hidrofílicas voltadas para proteínas globulares, presente apenas em eucariontes.
b) uma camada lipídica com extremidades hidrofílicas voltadas para dentro e extremidades hidrofóbicas voltadas para proteínas globulares, em que as proteínas encontram-se estendidas sobre a membrana e ocupam espaços vazios entre lipídios.
c) uma camada monomolecular composta apenas por lipídios, presente em todas as células, sejam elas procariontes ou eucariontes.
d) dupla camada lipídica com extremidades hidrofóbicas voltadas para o interior e as hidrofílicas voltadas para o exterior, composta por proteínas (integrais ou esféricas) e glicídios ligados às proteínas (glicoproteínas) ou lipídios (glicolipídios).

Gab: D

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel