Lipídios na Biologia do Enem & do Encceja: resumo com Simulado Online

Resumo completo com os temas que mais caem nas provas do Enem & do Encceja sobre os Lipídios. Confira na revisão e depois teste seus conhecimentos sobre os lipídios com o Simulado Online de Biologia. São apenas 10 questões para você estudar e se dar bem na prova!

Gorduras e óleos normalmente são excluídos das listas de alimentos saudáveis pela maioria das pessoas. Porém, os lipídios são substâncias essenciais para o funcionamento das nossas células. E, ainda por cima caem no Enem, no Encceja e nos vestibulares. Se liga aqui na aula de revisão e no Simulado Gratuito.

Os Lipídios possuem diversas funções em nosso organismo: constituem partes das células, reservam energia, ajudam até mesmo na transmissão dos impulsos nervosos. Você conhece os principais lipídios presentes em nossos organismo? Não? Então vem com a gente, revise Biologia e detone o Enem e os vestibulares!

O que são os Lipídios?

Lipídios, conhecidos popularmente como gorduras e óleos, são moléculas orgânicas compostas principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio. Os lipídios são fisicamente caracterizados por serem insolúveis em água. Porém, eles são solúveis em outros solventes orgânicos como o álcool, querosene, éter e benzina. Lipídios - Simulado Enem Gratuito

Isso ocorre pelo fato de os lipídios serem apolares, ou seja, as moléculas dos lipídios não formam polos positivos e negativos como as moléculas de água. Os lipídios mais comuns nos alimentos são compostos de moléculas formadas de álcoois unidos a ácidos de cadeias longas, que chamamos de ácidos graxos. Estes tipos de moléculas são classificados como ésteres. Portanto, os principais lipídios são ésteres de álcoois com ácidos graxos. Os lipídios podem ser encontrados no leite e nos derivados, nas carnes, nos ovos, nos óleos vegetais,

As Funções dos lipídios

  1. São substâncias muito eficientes para reservar energia –1g de lipídio libera mais que o dobro de energia (9kcal) de 1g de carboidrato (4kcal).
  2. O fato de os lipídios serem insolúveis em água permite que eles possam ser armazenados de maneira mais concentrada do que os carboidratos que, hidratados, ocupam maior volume.
  3. Em geral, as células que armazenam gordura se situam logo abaixo da pele, na hipoderme. Assim, alguns seres vivos, utilizam essa camada de gordura (ampliada durante os períodos de grande abundância de nutrientes) para resistirem a períodos de frio, uma vez que a gordura funciona como um isolante térmico diminuindo a perda de calor do organismo para o ambiente.
  4. As membranas de todas as células são formadas, basicamente, de moléculas de lipídios (fosfolipídios).
  5. Os lipídios também estão presentes em volta das células nervosas, formando a bainha de mielina que funcionam como isolante elétrico do impulso nervoso.
  6. Alguns lipídios participam ainda da constituição de vitaminas e hormônios.

Principais grupos de lipídios:

GLICERÍDEOS: Também chamados de acilglicerois, os glicerídeossão representados pelos óleos e gorduras. Estes são os lipídios mais facilmente encontrados em alimentos.

Os glicerídeos são formados pelo glicerol (um álcool de três carbonos) e três moléculas de ácidos graxos. Os ácidos graxos que possuem ligações duplas entre os carbonos da cadeia são chamados de insaturados; os que possuem apenas uma ligação entre os carbonos da cadeia são os chamados saturados, ou seja, possuem a quantidade máxima possível de hidrogênios ligados à molécula.

Os óleos são substâncias ricas em ácidos graxos insaturados e, por tal motivo, são líquidos em temperatura ambiente. Já as gorduras, são sólidas, pois possuem grande quantidade de ácidos graxos saturados.

CERÍDIOS: Os cerídios possuem um álcool de cadeia longa ligado a um ácido graxo. Temos como exemplos típicos de cerídios as ceras de abelhas, a cera do ouvido humano (orelha) e a cera de carnaúba.Lipídios - Gorduras e óleos – Revisão de Biologia Enem

 

FOSFOLIPÍDIOS: Os fosfolipídios são também chamados de fosfoacilglicerois. São compostos de ácido graxo, álcool, ácido fosfórico e uma molécula nitrogenada. Os fosfolipídios possuem uma região polar, que se mistura com a água (região hidrofílica) e outra região apolar, na qual estão os ácidos graxos, que não se misturam com a água (região hidrofóbica).Lipídios - Gorduras e óleos – Revisão de Biologia Enem

 

ESTEROIDES: Os esteroides são moléculas formadas por um álcool com várias cadeias carbônicas fechadas. Os esteroides são hormônios sexuais, os corticosteroides (produzidos pela glândula supra-renal), o colesterol, sais biliares e vitamina D.Lipídios - Gorduras e óleos – Revisão de Biologia Enem

Simulado Enem sobre os Lipídios

Agora é hora de testar seus conhecimentos no Simulado Enem sobre os Lipídios para gabaritar nas questões de Biologia. Acesse aqui para responder as questões do Simulado. São apenas dez perguntas, e o gabarito sai na hora. Confira:

 

Lipídios

.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel