Prefixos e Sufixos – Resumo com Simulado Enem & Encceja de Gramática

Você sabe quando surgem palavras derivadas de outras ou quando acrescentamos algum morfema e a palavra muda de sentido? Estamos falando do uso de prefixos e sufixos! Veja o que sabe sobre eles com o Simulado Enem Online de Gramática!

Desgraça é o resultados do prefixo (des) + graça. Bronquite é o resultado de brônquio + o sufixo (ite). Você sabe quando surgem palavras derivadas de outras ou quando acrescentamos algum morfema e a palavra muda de sentido? Então, estamos falando do uso de prefixos e sufixos! Revise português para o Enem!

Sem essa de vacilar na hora da Redação ou das questões objetivas. Confira o resumo sobre Morfemas para entender o uso correto dos Prefixos e dos Sufixos. Antes de qualquer coisa: você sabe o que é morfema? Existem dois tipos de morfemas: o derivacional e o flexional.

O morfema derivacional é aquele que se une ao morfema lexical para formar novas palavras. Se você já ouviu falar em afixos, ou seja, prefixo, e sobre o sufixo (que vem depois), então já sabe o que é morfema derivacional.

Quando falamos que uma palavra é derivada de outra, isso significa que ela foi acrescida de morfema derivacional.

Por exemplo: Nevoeiro é palavra derivada de neve porque recebeu o sufixo –eiro. Ou também: super + homem = super-homem; a + normal = anormal.

O morfema flexional é a parte da palavra que carrega conceitos relativos a conhecimentos de mundo (sexo/gênero e quantidade, no caso dos nomes; modo, tempo, número e pessoa, no caso dos verbos) e sintáticos, como concordância verbal e nominal.

Prefixos

O prefixo é aquilo que vem antes do radical para ampliar sua significação e formar nova palavra. O prefixo pode mudar de sentido e de forma dependendo do contexto.

Por exemplo: des + graça = desgraça (normalmente o prefixo des– indica ideia contrária). Já na palavra despedaçar, o prefixo des- significa partir, quebrar, dividir; em desinfeliz e desinquieto, o des- indica ênfase, intensificação.

Há outros casos também de uso de prefixos que são conhecidos como alomorfia. Alomorfia é uma mudança, uma variação, uma alteração em algum morfema para que a palavra seja bem pronunciada.

Por exemplo: o prefixo des-: decompor, decair, distenso, dissimetria, difundir, difícil etc.

Ou no verbo fazer: que apresenta alomorfia no radical faz- (faço; fez; fizera; farei; feito).

Sufixos

Os sufixos na língua portuguesa possuem origem variada. Predominam, no entanto, os de origem grega e latina. Quanto ao sentido , costumam assumir variados significados. Podem ser divididos em nominais, verbais e adverbiais.

a) nominais: quando formam substantivos e adjetivos;
b) verbais: quando formam verbos;
c) adverbiais: há um único sufixo formador de advérbios, o sufixo -mente.

Segundo o professor Fernando Pestana, normalmente o sufixo modifica a classe gramatical da palavra primitiva, por exemplo: Buda (substantivo) > budista (adjetivo).

Outro sufixo, que é bastante conhecido, é o sufixo -ite, além de formador de palavras relativas à mineralogia (grafite, linhite, estalactite…), hoje é muito usado para indicar uma doença ou inflamação de algo, como bronquite (brônquio + ite; inflamação dos brônquios).

O sufixo formou nova palavra, ampliando o sentido da palavra primitiva, mas não houve mudança de classe gramatical: brônquio (substantivo) + ite = bronquite (substantivo).

Quer entender um pouco mais sobre oa assunto? Confira essa videoaula da professora Letícia, escolhida para você:

Veja o que sabe sobre os Sufixos e Prefixos para o Enem! Responda as 10 questões do Simulado Enem Online de Gramática e, se errar, têm dicas para estudar.

Teste seus conhecimentos sobre o tema!

Prefixos e Sufixos

.

.
======

Veja aqui aulões gratuitos de Gramática:

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel