Questões sobre Rousseau: o Iluminismo e a Revolução Francesa

Teste seus conhecimentos sobre Rousseau com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para relembrar de suas principais ideias!

Jean-Jacques Rousseau foi um dos filósofos de maior destaque no Iluminismo. Suas ideias influenciaram vários filósofos e tem impacto até hoje. Por isso, é um assunto que você não pode deixar de estudar para o Enem. Confira nosso resumo e lista de questões sobre Rousseau!

Resumo sobre Rousseau

No decorrer do século XVIII, um movimento revolucionário chamado Iluminismo se espalhou pela Europa. Em decorrência da sua influência, diversas áreas do conhecimento passaram por grandes transformações.

A educação, a ciência, a arte, a filosofia, a política, são alguns exemplos dessas áreas. Em decorrência disso, alguns filósofos ganharam notoriedade ao refletirem as mudanças que o mundo almejava. Foi o caso do francês Jean-Jacques Rousseau (1712-1778).

Entre suas obras, podemos destacar o “Discurso sobre as Ciências e as Artes”, “Discurso sobre a origem da desigualdade”, “Emílio, ou da Educação” e, a mais famosa delas, “Do Contrato Social”.

Entenda o que foi o Iluminismo

Confira com o professor de história Felipe de Oliveira, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo sobre O Iluminismo:

Veja “A Natureza Humana”em Rousseau:

O conceito que fundamenta as diversas obras de Rousseau é a sua concepção da natureza humana. Podemos entende-la como a forma essencial que nos portávamos antes da concepção da sociedade. Em suma, a natureza humana seria uma espécie de comportamento ancestral pré-civilizatório.

Nesse estado hipotético, as pessoas estariam livres e seriam amorais. Assim, sem sociedade, sem Estado, sem tecnologia, sem dinheiro e sem propriedade, seria possível pensar sobre a essência humana, aquilo que nós somos sem a interferência da sociedade.

Portanto, a natureza humana pressupõe que ajamos conforme nossos instintos. Assim, não existiriam limitações além daquelas impostas pela própria natureza.

O Contrato Social

A concepção acerca da natureza humana levou Rousseau a acreditar que somos naturalmente bons. No entanto, ao serem inseridas na sociedade, as pessoas são corrompidas e se tornam más. Portanto, as pessoas nascem boas e livres, mas a todo momento são corrompidas.

Além disso, Rousseau afirma que nós escravizamos outros humanos através da força, suprimindo sua liberdade natural. É aí que nascem os princípios da desigualdade entre as pessoas.

Em outras palavras, quando nós passamos do estado de natureza para uma sociedade civilizada, nos distanciamos da nossa essência e nos corrompemos de tal maneira que nos tornamos seres vis, gananciosos e fundamentalmente maus.

Para superar isso, Rousseau propõe a criação de uma nova sociedade, pautada em uma vontade comum a todas as pessoas. Tal vontade geral seria garantida através de um acordo racional, que ficou conhecido como Contrato Social.

Esse Contrato Social garantiria uma sociedade justa, pois abriríamos mão de nossos direitos naturais em função dessa sociedade. Isso promoveria a liberdade individual ao limite máximo da liberdade do outro. Em outras palavras, abrir mão da liberdade absoluta em favor da sociedade garantiria a liberdade nos limites coletivos.

Videoaula sobre Rousseau

Para completar seus estudos, confira a aula do professor Alan para o Curso Enem Gratuito:

Questões sobre Rousseau

Por fim, teste seus conhecimentos com a lista de questões sobre Rousseau! No final, confira o gabarito!

.

Questões sobre Rousseau
Retrato de Jean-Jacques Rousseau

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Filosofia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel