Enem: guia completo para entender tudo sobre o exame

Preparamos um guia completo para te explicar tudo sobre o Enem, desde o que é e como são as provas, até o cálculo e como aproveitar a sua nota. Vamos descobrir juntos?

O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido pela sigla Enem, é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

Sua importância aumenta a cada ano, já que a tendência é de que as provas, realizadas em dois dias consecutivos, substituam definitivamente o vestibular. Além disso, o Enem é considerado um dos maiores exames do mundo, com milhões de inscritos em todo o país.

Se você vai fazer o exame, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto, não tem problema! Nós preparamos um guia completo, baseado nas principais questões levantadas pelos estudantes, para te ajudar a se preparar para o exame. Vamos começar? 

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no país a partir do nível de aprendizado dos alunos. 

A partir de 2004, a nota no exame passou a ser utilizada como forma de acesso ao ensino superior em instituições privadas para a obtenção de bolsas de estudo do PROUNI. 

O modelo atual de disputa de vaga sem universidades públicas, pelo SISU, entrou em vigor em 2009. As notas do Enem passaram a ser consideradas para concessão de financiamentos pelo FIES em 2015.

A aplicação do exame é feita em dois dias consecutivos, geralmente no primeiro final de semana de novembro, em locais definidos pelo Inep, contemplando todos os estados do país.  

Quem pode fazer o Enem? 

O Enem pode ser feito por qualquer pessoa que esteja cursando o ensino médio em escola regular ou em uma instituição da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Também pode participar quem já tenha concluído o ensino médio em anos anteriores e que deseja utilizar o resultado do exame para ingressar em universidades públicas e privadas, ou para programas governamentais de acesso ao ensino superior, como o Sisu, Prouni e Fies.

No caso de estudantes que queiram fazer a prova, mas estão cumprindo medidas ou penas que os privem de liberdade, é preciso aguardar um edital específico para a categoria.

Vale lembrar também que os candidatos que não concluíram o ensino médio podem fazer a prova apenas como treineiros, ou seja, como uma forma de treinamento ou para fins de autoavaliação. 

https://youtu.be/Y4Mjrtr78RY

Como fazer a inscrição do Enem? 

Para fazer a inscrição do Enem, siga estes passos:

  • Acesse o site do Inep;
  • Clique em “Inscrição”;
  • Preencha o formulário com seus dados pessoais, incluindo CPF e número do documento de identidade (RG);
  • Crie uma senha de acesso e confirme-a;
  • Informe se precisa de atendimento especializado ou específico e preencha o questionário socioeconômico;
  • Selecione a cidade onde deseja realizar a prova; 
  • Confira as informações e clique em “Enviar inscrição”;
  • Efetue o pagamento da taxa de inscrição (caso não seja isento);
  • Aguarde a confirmação da inscrição, que será enviada por e-mail.

Confira um passo a passo ainda mais detalhado para se inscrever. 

Como ter a isenção no Enem?

Para conseguir a isenção da taxa de inscrição no Enem, é preciso solicitar o benefício na Página do Participante no período indicado pelo Inep. No entanto, o prazo para 2023 já encerrou e, no dia 8 de maio, serão divulgados os resultados. 

Os critérios para conseguir a isenção incluem:

  • Participantes que estejam cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública. Todas as modalidades de ensino são válidas. 
  • Estudantes que cursaram o ensino médio com bolsa integral na rede privada e que possuam renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
  • Participantes que declaram situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

É importante lembrar que a aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência não garante a inscrição no exame. Isso quer dizer que, mesmo quem consegue o benefício, precisa fazer a inscrição normalmente. 

Como é a aplicação das provas do Enem? 

O calendário oficial do Enem, com as datas para inscrição, realização das provas, divulgação dos resultados e outros eventos relacionados ao exame, é divulgado com antecedência pelo Inep todos os anos. 

A definição leva em conta diversos fatores, como o calendário escolar, a logística para aplicação do exame em todo o país e a necessidade de garantir tempo hábil para correção das provas e divulgação dos resultados.

As provas acontecem de forma simultânea em todo o país, ou seja, ao mesmo tempo, nos locais definidos pelo Inep e divulgados junto com o cartão de confirmação de inscrição, disponibilizado aos candidatos alguns dias antes da realização do exame. 

Os portões dos locais de prova são abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Por isso, é recomendado que os candidatos cheguem com antecedência, já que não é permitida a entrada após o fechamento dos portões. 

Além disso, é importante estar atento aos documentos necessários para ter acesso à sala de prova, que incluem um documento oficial de identificação com foto (como RG, CNH, passaporte, etc) e o cartão de confirmação de inscrição.

Caso o candidato tenha dúvidas sobre o local de prova, documentos necessários ou outras informações relacionadas ao Enem, é possível consultar o edital do exame, disponível no site do Inep, ou entrar em contato com a central de atendimento do instituto.

A aplicação do exame acontece em dois dias consecutivos, com provas compostas por 180 questões de múltipla escolha e uma redação. 

Áreas do Conhecimento: primeiro dia de prova

No primeiro dia de prova, os candidatos respondem a 90 questões, sendo:

  • 45 perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, referentes às disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.
  • 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, referentes às disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Prova de Redação.

O tempo total para realização desta etapa é de 5 horas e 30 minutos.

Áreas do Conhecimento: segundo dia de prova 

Já no segundo dia, é necessário responder outras 90 questões: 

  • 45 perguntas de Matemática e suas Tecnologias, relativas à disciplina de Matemática. 
  • 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, relativas às disciplinas de Física, Química e Biologia. 

O tempo total para realização desta etapa é de 5 horas.

Cronograma completo do Enem 2023 

Confira o calendário completo e atualizado do Enem 2023 e não perca os prazos:

  • Prazo para justificar ausência no Enem 2022 e solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 17 a 28 de abril
  • Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e justificativas de ausência na edição de 2022: 8 de maio
  • Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 8 a 12 de maio
  • Resultado do recurso: 19 de maio
  • Período de inscrições: de 5 a 16 de junho
  • Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

Inscrições do Enem 2023 para PPL 

O Inep também já divulgou o cronograma para a participação de pessoas privadas de liberdade (PPL) no exame, que abrange as pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

A aplicação das provas do Enem PPL acontece desde junho de 2010, com o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é que são realizadas nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

Confira o cronograma:

  • Inscrições: de 9 a 27 de outubro
  • Aplicação: 12 e 13 de dezembro
  • Divulgação do gabarito: 27 de dezembro
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

Para participar, é preciso solicitar a inscrição ao responsável pedagógico da sua unidade e assinar o termo de adesão, responsabilidade e compromisso do Inep. 

O que levar nos dias das provas do Enem?

Confira os itens obrigatórios para levar nos dois dias de provas do Enem:

  • Documento original com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte, identificação de conselhos de classes ou certificado de reservista).
  • Caneta preta de tubo transparente.

Não são aceitas cópias ou outros documentos não oficiais, nem canetas de outras cores ou lápis. 

É indicado levar também um casaco, uma garrafa d’água e um lanche pequeno.

Como a nota do Enem é calculada?

Existem duas formas de calcular a nota do Enem. O primeiro é a média simples e o outro é a média por peso. Entenda melhor: 

Média simples

A média simples é a soma das 5 áreas de competências do exame. Depois de somar, você divide o resultado por 5 e terá a sua nota do Enem. Veja um exemplo:

Marcela obteve 575 em Matemática, 780 em Redação, 620 em Ciências da Natureza, 800 em Ciências Humanas e 760 em Linguagens. A soma total dos pontos é 3.535, que deve ser dividida por 5. Assim, a média simples de Marcela é 707 pontos.

Média composta

A média composta é utilizada em universidades que dão pesos para algumas áreas de conhecimento. Isso quer dizer que, uma universidade pode colocar peso 2 na redação para estudantes que desejam ingressar no curso de Letras, por exemplo.

Então, como calcular a nota do Enem?

Vamos usar o mesmo exemplo da Marcela. No entanto, em vez de somar as 5 áreas de competências e dividir por 5, será necessário multiplicar a nota da redação por 2. Teremos então: 575 + 780 x 2 + 620 + 800 + 760 = 4315.

Esse valor não deve ser dividido por 5, mas pela soma de elementos. Ou seja, 575 representa 1, o peso da redação representa 2 elementos, 620 de Ciências da Natureza representa 1, assim como Linguagens e Ciências Humanas.

Dessa maneira, é preciso dividir os 4315 por 1 + 2 + 1 + 1 + 1 = 6. Assim, a média de Marcela será de 719,16. 

Percebeu que a nota dela aumentou? É porque ela conseguiu um bom resultado na redação e será beneficiada na disputa por essa vaga específica. 

Existem universidades que usam diferentes pesos para as diferentes áreas do conhecimento. Por isso, é fundamental ficar atento a isso para calcular a nota do Enem de maneira correta.

O que é o TRI (Teoria de Resposta ao Item)?

A TRI (Teoria de Resposta ao Item) é um modelo estatístico utilizado pelo Inep para a correção das provas do Enem.

O objetivo é avaliar a proficiência dos candidatos em relação aos conteúdos cobrados na prova, considerando a dificuldade de cada item. Com base nisso, é possível determinar o nível de habilidade dos participantes em cada área avaliada.

A TRI leva em conta não apenas o número de acertos dos candidatos, mas também o grau de dificuldade de cada questão e a capacidade de discriminação do item, ou seja, sua aptidão para distinguir entre os candidatos que têm diferentes níveis de habilidade.

Com base nessas informações, a TRI permite que as notas dos candidatos sejam calculadas de forma mais precisa e justa, levando em consideração não apenas o número de acertos, mas também a dificuldade das questões respondidas corretamente.

Dessa maneira, todas as 180 questões do exame são divididas em 3 níveis: fácil, médio e difícil, e o algoritmo consegue entender se você acertou as questões por conhecer o conteúdo ou porque apenas chutou. É por isso que a sua nota final não depende apenas do número de acertos.

O que é o Boletim de Desempenho do Enem?

O boletim de desempenho é um documento que contém informações sobre a performance do participante no exame. Ele é disponibilizado para quem realiza o Enem e pode ser acessado pela Página do Participante ou aplicativo.

O documento traz diversas informações, como a nota obtida em cada uma das áreas do conhecimento, a nota da redação, o número de acertos e erros em cada prova, a média geral do participante e a sua classificação em relação aos demais participantes.

Além disso, o boletim de desempenho também apresenta dados estatísticos que permitem ao participante comparar o seu desempenho com a média nacional e com o desempenho dos outros participantes. 

Como estudar para o Enem?

Para ter um bom desempenho no Enem é preciso foco, dedicação e motivação. Afinal, a sua nota pode garantir que você ingresse no curso superior que sempre desejou, certo? 

Cada pessoa se organiza da forma que mais faz sentido para si, do tempo e das ferramentas disponíveis. 

Mas, é importante saber que você pode contar com o Curso Enem Gratuito, preparado especialmente para quem vai fazer o Enem, de acordo com os conteúdos que mais foram cobrados nas edições anteriores do exame. 

Tudo é organizado a partir de três opções de Planos de Estudos: Extensivo, Semiextensivo e Intensivo. 

Basta se inscrever, sem precisar pagar nada, e acessar as aulas escritas, videoaulas, e-books e simulados. 

Como aproveitar a nota do Enem

A nota do Enem pode ser aproveitada de diversas formas. Algumas das principais são:

  • Acesso ao ensino superior: uma das principais formas de usar a nota do Enem é para ingressar em instituições de ensino superior. A partir do resultado do exame, os estudantes podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) ou no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que são programas do governo federal que oferecem vagas em instituições de ensino superior.
  • Seleção para cursos técnicos: algumas instituições de ensino técnico também utilizam a nota do Enem como critério de seleção para os seus cursos.
  • Autoavaliação: além das possibilidades de utilização prática da nota do Enem, os estudantes podem utilizar a sua pontuação para avaliar o seu desempenho e identificar pontos fortes e fracos em relação aos conteúdos avaliados. Essa autoavaliação pode ser útil para identificar quais áreas precisam de mais estudo e aprimoramento para o sucesso em futuras avaliações.

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma eletrônica gerenciada pelo Ministério da Educação (MEC) que permite a seleção de candidatos para vagas em universidades públicas em todo o país. 

Por meio do Sisu, os estudantes que participaram da última edição do Enem, com nota acima de zero na redação, podem se candidatar às vagas nas instituições participantes, sem a necessidade de prestar outros vestibulares. 

As vagas são disponibilizadas duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre letivo, e as inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, no site oficial do Sisu.

Os candidatos podem escolher até duas opções de curso e de instituição de ensino e, durante o período de inscrição, o sistema realiza uma seleção automática, com base nas notas de corte do Enem. 

Isso significa que estudantes com as notas mais altas naquele curso são selecionados para ocupar as vagas disponíveis. Caso haja vagas remanescentes, é possível se cadastrar em uma lista de espera para preenchê-las.

A primeira edição do Sisu 2023 ofereceu 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. 

O que é o Prouni?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Governo Federal brasileiro que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas do país. O programa foi criado em 2004, com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior e ampliar a oferta de vagas para estudantes de baixa renda.

Para se candidatar a uma bolsa do Prouni, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior e ter obtido média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação.

Além disso, o candidato precisa atender a alguns critérios socioeconômicos. A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Já a bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Também existem vagas reservadas para pessoas com deficiência e para professores da rede pública de ensino básico nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

As bolsas do Prouni são concedidas em cursos de graduação presenciais e a distância, e valem para toda a duração do curso. É importante saber que, para continuar recebendo o benefício, o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.

O que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento estudantil em instituições de ensino superior privadas do país. 

O objetivo é facilitar o acesso de milhares de estudantes que não têm condições financeiras de arcar com os custos de uma graduação privada para que possam realizar seus estudos.

O programa oferece financiamentos a juros baixos, com parcelas a serem pagas após o término do curso, de acordo com a renda do estudante e seu grupo familiar. O valor financiado pode cobrir até 100% das mensalidades do curso, dependendo da renda do estudante.

Para se candidatar ao Fies, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido uma média mínima de 450 pontos nas provas objetivas, além de não ter zerado a redação. Também é necessário comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.

É importante destacar que, diferentemente do Prouni, o Fies é um programa de empréstimo, ou seja, o estudante beneficiado precisará pagar o valor financiado depois de formado, de acordo com as condições previamente acordadas com o programa.

O que são as notas de corte?

Os três programas do Governo Federal – Sisu, Prouni e Fies -, utilizam as notas de corte como meio de seleção de estudantes. Elas representam a pontuação mínima necessária para que um candidato seja selecionado em um determinado curso ou instituição de ensino superior durante o processo seletivo. 

As notas de corte são calculadas com base na quantidade de vagas oferecidas pelo curso ou instituição e no desempenho dos candidatos inscritos. Em geral, as notas de corte variam a cada edição e podem ser diferentes para cada curso e instituição.

Durante o período de inscrições, os candidatos podem acompanhar as notas de corte parciais, atualizadas diariamente com base no desempenho dos candidatos inscritos até aquele momento. 

Suponha que um curso de Medicina em uma determinada universidade oferece 50 vagas para o próximo semestre. Durante o processo seletivo do Sisu, a nota de corte para esse curso pode ser estabelecida com base na pontuação dos candidatos que se inscreveram para concorrer a essas vagas.

Se, por exemplo, os candidatos inscritos apresentarem um bom desempenho no Enem, a nota de corte para esse curso pode ser elevada. 

Digamos que a nota de corte estabelecida para esse curso seja de 850 pontos. Isso significa que apenas os candidatos que obtiverem uma pontuação igual ou superior a 850 pontos no Enem serão selecionados para as vagas do curso de Medicina nesta universidade.

Bolsas de estudo

Uma bolsa de estudos é um desconto parcial ou total aplicado ao valor da mensalidade, oferecido como benefício pelas instituições de ensino, sem a necessidade de reembolso após a conclusão do curso. As bolsas estão disponíveis em todos os níveis de educação, desde o ensino básico até o superior.

Em geral, estudantes que recebem bolsas de estudo apresentam desempenho igual ou superior aos que pagam integralmente as mensalidades. O benefício representa uma oportunidade para que alunos de baixa renda possam realizar seu sonho de ingressar no ensino superior e aumentar as chances de se destacar no mercado de trabalho.

Para as bolsas integrais, geralmente é necessário apresentar documentos que comprovem a renda da família, enquanto que, para as bolsas parciais, as universidades podem considerar o histórico escolar do aluno, incluindo sua pontuação no Enem. 

Ao contrário do financiamento estudantil, que é um empréstimo e deve ser pago após a conclusão do curso, uma bolsa de estudos é uma opção mais acessível para ingressar no ensino superior e obter um diploma de graduação, sem a necessidade de contrair uma dívida. 

Várias instituições de ensino têm seus próprios processos seletivos para escolher bolsistas, como a Uniasselvi, por exemplo, que garante 30% de bolsa de estudos para estudantes que fizeram a prova do Enem nos últimos 5 anos. 

Os descontos são progressivos, conforme o seu desempenho no exame. Isso significa que quanto maior a nota, maior a bolsa. 

Veja os inscritos no Enem, de 1998 a 2022

Confira na lista a evolução do número de inscrições anuais no Exame Nacional do Ensino Médio. O recorde histórico é de 2014, com quase nove milhões de participantes inscritos no Enem.

Para você entender os números da série histórica de inscrições do Enem é preciso considerar que a partir de 2004 a nota do Enem passou a valer como critério de acesso ao Ensino Superior pelas Bolsas do Prouni.

Em 2009 o MEC criou o SISU, o Sistema de Seleção Unificada, com a nota do Enem passando a valer nacionalmente para a disputa de vagas nas Universidades Públicas neste sistema.

E, ainda, saber que desde 2009 e até 2016 a nota do Exame também valia para a Certificação do Ensino Médio, substituindo, nesse período, a prova do Encceja (Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos.

Ano    Inscrições do Enem

  • 2022   3.409.682
  • 2021   4.004.764
  • 2020   5.783.357
  • 2019   5.095.308
  • 2018   5.513.662
  • 2017   6 731 186
  • 2016   8 627 371
  • 2015   7 792 025
  • 2014   8 722 290
  • 2013   7 173 574
  • 2012   5 791 332
  • 2011   5 380 857
  • 2010   4 626 094
  • 2009   4 148 721
  • 2008   4 018 070
  • 2007   3 568 592
  • 2006   3 742 827]
  • 2005   3 004 491
  • 2004   1 552 316
  • 2003   1.882.393]
  • 2002   1 829 170]
  • 2001   1 624 131
  • 2000      390 180
  • 1999      346.819
  • 1998      157 221

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Cai no Enem, Enem, FIES, Prouni, Sisu, TRI, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel