Pedidos de isenção do Enem 2023 superam as duas edições anteriores 

O número de pessoas que solicitaram a isenção do Enem 2023 já é maior do que nas duas últimas edições do exame. Resultado dos pedidos sai no dia 8 de maio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que pelo menos 2.304.643 pessoas solicitaram a isenção do Enem 2023 até às 11h30 do dia 28 de abril. O número é parcial e não contempla todos os pedidos feitos até o prazo final.

De toda forma, em comparação com as duas últimas edições do exame, o número de solicitações de isenção já é maior. Em 2022, foram 2.028.353 isentos e, em 2021, 2.013.103. Já na edição de 2020, primeiro ano do exame sob a pandemia de Covid-19 no país, houve um total de 4.794.390 inscritos que ficaram isentos de pagar a taxa de inscrição.

Apesar de ser um número expressivo, é possível que ainda haja um aumento no número de solicitações de isenção do Enem 2023, já que os interessados poderiam fazer pedido até às 23h59 para requisitar o benefício. O Inep ainda não informou quantos foram beneficiados com a gratuidade após o término do período de solicitação.

Se você vai fazer as provas, acompanhe a leitura para ter mais informações sobre o exame e conheça também uma forma de estudar de graça, com o Curso Enem Gratuito

Quando sai o resultado dos pedidos de isenção do Enem 2023? 

O resultado das solicitações de isenção do Enem 2023 será divulgado pelo Inep no dia 8 de maio. 

Estudantes que tiverem o pedido negado, ainda poderão entrar com recurso entre os dias 8 e 12 de maio para obtenção da gratuidade. O pedido deve ser feito na Página do Participante, na opção “pedido de recurso”. Será necessário um novo envio dos documentos e preenchimento de informações pessoais e socioeconômicas. 

É importante destacar ainda que, conquistar o benefício não significa que o candidato já esteja inscrito para as provas. Por isso, é preciso fazer a inscrição normalmente, de 5 a 16 de junho.

De olho no cronograma do Enem 2023

Fique atento ao cronograma oficial do Enem 2023 para não perder nenhum prazo:

  • Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e justificativas de ausência na edição de 2022: 8 de maio
  • Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 8 a 12 de maio
  • Resultado do recurso: 19 de maio
  • Período de inscrições: de 5 a 16 de junho
  • Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024

Vai fazer o Enem 2023? Comece já a estudar!

Prepare-se para o Enem 2023 com o Curso Enem Gratuito, uma oportunidade de estudar de graça com excelentes professores e foco nos conteúdos que mais caem nas provas, de acordo com as últimas edições do exame. 

Para fazer a sua inscrição, basta escolher o Plano de Estudos mais adequado à sua disponibilidade e ao tempo que tem para se dedicar aos estudos. Você terá acesso a uma plataforma completa, com aulas, videoaulas, e-books e simulados. 

Lembre-se de que a sua nota no Enem pode garantir a sua vaga na faculdade, seja através dos programas do governo federal, ou com bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. 

Vamos estudar juntos! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel