Quais são as bolsas de estudos do governo e como conseguir?

Conheça melhor todas as opções de bolsas de estudos do governo federal e entenda como você pode garantir a sua!

Para quem vai fazer o Enem, assim como estudar, é muito importante saber quais são as bolsas de estudos do governo federal. Esta é uma informação relevante porque joga luz no futuro de estudantes que pretendem ingressar no ensino superior.

Isso porque, embora haja um aumento no número de universidades privadas,os elevados custos das faculdades dificultam que muitos alunos, inclusive aqueles que trabalham, possam arcar com essas despesas. 

Uma alternativa viável é buscar bolsas de estudos do governo federal – Sisu, Prouni e Fies, ou aquelas oferecidas pelas próprias instituições. É sobre essas possibilidades que vamos falar hoje!  

Por que a nota do Enem é importante? 

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é importante para diversos processos seletivos no Brasil, tanto em instituições de ensino superior públicas quanto privadas, e pode abrir diversas portas para o futuro acadêmico e profissional.

Isso ocorre porque o Enem é um exame que avalia diversas competências e habilidades adquiridas durante o ensino médio, como leitura, interpretação de texto, raciocínio lógico, capacidade argumentativa, além de diferentes áreas do conhecimento, como ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens.

A partir da nota de cada estudante, é possível estabelecer um parâmetro de comparação entre os candidatos, permitindo que as instituições de ensino superior selecionem os estudantes mais qualificados para suas vagas. O exame também é aproveitado para fins estatísticos e de avaliação do sistema educacional brasileiro como um todo.

O Enem é utilizado como forma de ingresso no ensino superior em diversos programas do governo federal. É o caso das bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), do financiamento das mensalidades com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e da seleção para instituições públicas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Além disso, muitas instituições de ensino superior também utilizam a nota como um dos critérios em seus próprios processos seletivos, como é o caso da Uniasselvi e da Unicesumar, por exemplo.   

Portanto, prepare-se da melhor forma possível para fazer as provas. Você pode contar com o Curso Enem Gratuito para ter acesso aos conteúdos que mais caem no exame, disponibilizados por excelentes professores. 

Basta escolher o Plano de Estudos mais adequado para a sua realidade e começar! 

O que é o Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa de bolsas de estudos do governo federal que facilita o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. 

Desde sua criação, em 2004, ele oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano, durante o primeiro e segundo semestre.

Para participar do Prouni, é necessário ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado pelo menos 450 pontos de média nas notas, sem zerar a redação. 

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site oficial do Prouni, utilizando o número de inscrição do Enem e a senha. Se o estudante já estiver cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deve utilizar a mesma senha para se cadastrar no Prouni.

Quem pode participar do Prouni? 

Para poder participar do Prouni e concorrer às bolsas de estudos do governo, é necessário atender a alguns critérios socioeconômicos estabelecidos pelo MEC. 

É preciso ter feito o Enem mais recente e ter alcançado pelo menos 450 pontos na média das notas, sem ter zerado a redação. 

Além disso, os professores da rede pública de ensino podem concorrer a uma bolsa para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, desde que estejam no exercício do magistério e tenham realizado o Enem com a pontuação mínima exigida pelo MEC. 

Pessoas com deficiência também podem se candidatar, devendo apresentar documentos de comprovação na matrícula. 

Critério de renda do Prouni: como funciona

O critério de renda é um dos requisitos fundamentais para a participação no processo seletivo do Prouni, além de atender aos demais critérios estabelecidos. Caso a renda familiar do candidato exceda três salários mínimos, ele não poderá concorrer a uma bolsa pelo programa.

A renda familiar per capita é obtida somando a renda bruta de todos os membros da família e dividindo pelo número total de pessoas. Para ser elegível a uma bolsa integral, a renda per capita do candidato deve ser de até 1,5 salário mínimo, enquanto para uma bolsa parcial de 50%, a renda per capita deve ser de até 3 salários mínimos. 

Além disso, o programa reserva um número de vagas para candidatos cotistas, que seguem critérios específicos. 

O que é o Fies 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação que oferece financiamento para os estudantes que desejam ingressar no ensino superior, cobrindo parcial ou integralmente as mensalidades do curso escolhido. A cada semestre, são abertas as inscrições para os candidatos interessados em participar.

Os estudantes contemplados com o financiamento recebem ajuda financeira do governo para pagar suas mensalidades até a conclusão do curso. Depois disso, é necessário devolver o valor em parcelas mensais.

O financiamento estudantil do Fies é dividido em três fases, de acordo com o envolvimento do estudante com a dívida: durante o curso, período de carência e amortização. 

Durante o curso, é preciso pagar apenas o encargo operacional e o seguro de vida exigido pelo contrato. Após a conclusão do curso, começa a fase de amortização, na qual o estudante deverá começar a pagar as parcelas do financiamento, que podem ser descontadas automaticamente de sua fonte de renda.

Caso o estudante não tenha renda em algum momento, é possível pagar o valor mínimo em prestações mensais. Todos os valores devem ser pagos diretamente às instituições contratadas. O prazo máximo para quitar a dívida é de 14 anos, segundo o governo.

Quem pode participar do Fies? 

O Fies está aberto a estudantes graduados e não-graduados de todo o país, desde que atendam aos requisitos estabelecidos. 

Para solicitar o financiamento integral, a renda per capita mensal familiar não deve ultrapassar três salários mínimos, e para o financiamento parcial, o limite é de cinco salários mínimos.

Além disso, é necessário ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, obtido pelo menos 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. 

Estudantes que possuem bolsas de estudos do governo parciais do Prouni também podem se candidatar ao Fies, para financiar a parte restante das mensalidades.

O que é o Sisu 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma informatizada do Ministério da Educação (MEC) do Brasil que tem como objetivo selecionar candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior, como universidades e institutos federais.

O Sisu utiliza a nota obtida pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. Os candidatos podem se inscrever em até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência. Durante o período de inscrição, o sistema realiza uma seleção automática e classifica os concorrentes com base na nota de corte estabelecida para cada curso.

Ao final do processo, aqueles que obtiveram a nota mínima exigida em cada curso selecionado são convocados para efetivar a matrícula na instituição de ensino superior escolhida. 

Quem pode participar do Sisu?

Estudantes que realizaram o Enem mais recente podem se candidatar ao Sisu. É necessário ressaltar que algumas instituições estabelecem uma nota mínima para determinados cursos, sendo que, caso a nota não atenda aos requisitos, o sistema notifica automaticamente o candidato. 

Nessa situação, é possível se candidatar a outra opção de curso ou tentar em outra instituição. 

O que é a nota de corte do Sisu?

Durante o período de inscrição, o Sisu estabelece uma nota de corte que é atualizada diariamente. Trata-se da pontuação mais baixa entre o número de vagas disponíveis e o número de candidatos selecionados. Por exemplo, se uma graduação tem 30 vagas disponíveis e 30 candidatos são selecionados, a nota do 30º candidato será a nota de corte.

É importante destacar que a nota de corte Sisu é variável e depende das notas dos candidatos inscritos, servindo apenas como um indicador para auxiliar o candidato a acompanhar o seu desempenho na seleção. 

Portanto, é preciso ter em mente que a nota de corte não é uma garantia de seleção para a vaga escolhida pelo candidato durante a inscrição.

Como funcionam as cotas do Sisu?

O Sisu reserva 50% das vagas disponíveis em cada curso e turno para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. De acordo com a Lei de Cotas, metade dessas vagas devem ser destinadas a estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa. 

Além disso, critérios de cor ou raça também são considerados na reserva de vagas por cotas no Sisu. Assim, uma parte das vagas é destinada a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, em proporção equivalente à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade federativa em que a instituição está localizada, de acordo com o último censo do IBGE. 

Também há uma porcentagem de vagas reservadas para pessoas com deficiência, levando em consideração a proporção do último censo do IBGE.

Lista de espera para bolsas de estudos do governo

Os programas de bolsas de estudos do governo federal – Sisu, Prouni e Fies -, oferecem ainda o recurso das listas de espera para preencher vagas que não foram ocupadas durante a primeira chamada do processo seletivo.

No Sisu e no Prouni, os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada podem manifestar interesse em participar da lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. É importante lembrar que a participação na lista de espera não é automática, sendo necessário acessar o sistema dentro do prazo estipulado e manifestar interesse na lista de espera para concorrer.

Já no Fies, os candidatos que não foram pré-selecionados na chamada única do processo seletivo podem manifestar interesse em participar da lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Nesse caso, é necessário acessar o sistema do Fies e manifestar interesse na lista de espera, indicando a ordem de preferência de curso e instituição.

As convocações para preenchimento das vagas remanescentes das listas de espera são feitas pelas instituições de ensino, seguindo a ordem de classificação. Os candidatos precisam ficar atentos aos prazos estipulados e à convocação para não perderem a oportunidade de ocupar uma vaga.

Existem outras opções de bolsas de estudos? 

Além das bolsas de estudos do governo federal, diversas instituições de ensino têm seus próprios processos seletivos para escolher bolsistas, como a Uniasselvi e a Unicesumar, por exemplo.

As bolsas de estudos têm descontos de 30% a 100%, de acordo com as notas obtidas nas provas do Enem desde 2014. Isso quer dizer que você pode escolher a sua melhor nota para aumentar o valor do desconto. 

Você também pode optar por Concurso de Redação, nota do Encceja, Transferência, ou uma oferta específica para um curso ou cidade.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, Enem, FIES, Prouni, Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel