Como conseguir uma bolsa de estudos para o ensino superior?

Se você vai fazer o Enem este ano, entenda como a sua nota pode ser aproveitada para conseguir uma bolsa de estudos nas instituições privadas de ensino superior.

Todas as pessoas que se preparam para fazer o Enem têm um objetivo em comum: obter uma nota boa o suficiente para conseguir ingressar no ensino superior. A maioria mira nos programas do Governo Federal – Sisu, Prouni e Fies. Mas, também é possível conseguir uma bolsa de estudos para cursar a faculdade desejada em excelentes instituições privadas. 

Esta é uma ótima notícia, certo? Os descontos são progressivos, conforme o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio e outras oportunidades de acesso. 

Antes de te explicar tudo o que você ainda pode conquistar, vamos te contar como é possível se preparar melhor e sem gastar nada para se sair bem nas provas do Enem e garantir a sua chance de fazer o curso dos seus sonhos. 

O Curso Enem Gratuito abrange todas as disciplinas e é desenvolvido com base nos conteúdos que mais caem nas provas. São aulas, videoaulas, e-books e simulados online com acesso livre para uma revisão completa, online e qualificada. 

Ah, e quem entra no Curso ainda participa de campanhas promocionais de bolsa de estudos! Escolha o seu Plano de Estudos e inscreva-se já

Agora, acompanhe a leitura para entender como você pode conseguir a sua bolsa de estudos.

O que é uma bolsa de estudos e qual a sua importância?

Uma bolsa de estudos é um desconto parcial ou total aplicado ao valor da mensalidade, oferecido como benefício pelas instituições de ensino, sem a necessidade de reembolso após a conclusão do curso. As bolsas estão disponíveis em todos os níveis de educação, desde o ensino básico até o superior.

Em geral, estudantes que recebem bolsas de estudo apresentam desempenho igual ou superior aos que pagam integralmente as mensalidades. O benefício representa uma oportunidade para que alunos de baixa renda possam realizar seu sonho de ingressar no ensino superior e aumentar as chances de se destacar no mercado de trabalho.

Uma bolsa de estudos pode oferecer descontos de 30%, 50%, 80% e até 100%, de acordo com os critérios estabelecidos pelas instituições. 

Para as bolsas integrais, geralmente é necessário apresentar documentos que comprovem a renda da família, enquanto que, para as bolsas parciais, as universidades podem considerar o histórico escolar do aluno, incluindo sua pontuação no Enem. 

Ao contrário do financiamento estudantil, que é um empréstimo e deve ser pago após a conclusão do curso, uma bolsa de estudos é uma opção mais acessível para ingressar no ensino superior e obter um diploma de graduação, sem a necessidade de contrair uma dívida. 

Quais são as formas de conseguir uma bolsa de estudos em instituições privadas?

O meio mais conhecido para obter uma bolsa de estudos e estudar em uma universidade particular é o Programa Universidade Para Todos, do Governo Federal. Ele é destinado à população de baixa renda e pode ser utilizado em cursos de graduação e sequenciais, como pós-graduação e mestrado, para ensino presencial ou a distância.

Para participar, é obrigatório ter realizado a última edição do Enem e não ter zerado a redação, além de atender aos requisitos de renda e escolaridade.

Mas, também existem outras maneiras de conseguir a sua bolsa de estudos. Veja: 

Programas estaduais de bolsa de estudos 

Os governos estaduais oferecem programas de incentivo para estudantes que desejam ingressar em cursos de graduação, mas não possuem recursos para pagar todas as despesas. 

O programa Bolsa Universidade, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por exemplo, oferece a cobertura de metade do valor da mensalidade pelo governo e a outra metade pela instituição privada de ensino.

A renda mensal do estudante e de sua família é um critério de classificação, mas a principal diferença deste programa é que os bolsistas selecionados se comprometem a realizar atividades nos finais de semana em escolas estaduais ou municipais de São Paulo, como oficinas relacionadas ao seu curso ou atividades que explorem suas habilidades pessoais.

O governo de Santa Catarina também possui um programa semelhante, chamado Uniedu, para cursos de graduação e pós-graduação. Os interessados se cadastram por meio da Secretaria de Educação do Estado, mas o processo seletivo é conduzido por cada faculdade. As bolsas oferecidas cobrem entre 25% e 100% da mensalidade.

Portanto, é importante verificar se há programas semelhantes na Secretaria de Educação do seu estado.

Fundações sem fins lucrativos

Quem precisa de ajuda financeira para estudar também pode buscar instituições sem fins lucrativos que oferecem bolsa de estudos. 

Uma delas é a Fundação Estudar, que oferece bolsas para universidades brasileiras e estrangeiras. A seleção é feita através de um processo eliminatório com sete etapas, incluindo testes de perfil e lógica, entrevistas e conversas com ex-bolsistas.

A bolsa de estudos pode cobrir de 5% a 95% do valor da mensalidade e incluir outras despesas, como moradia, livros, transporte e alimentação, dependendo do caso.

Programas universitários

Várias instituições de ensino têm seus próprios processos seletivos para escolher bolsistas, como a Uniasselvi, por exemplo.

A maior instituição de ensino superior de Santa Catarina, e uma das maiores do Brasil, oferece mais de 300 cursos de Graduação, Pós-graduação, Profissionalizantes e Técnicos nas modalidades presencial e a distância. 

Agora, dá uma olhada nas oportunidades disponíveis para conseguir a sua bolsa de estudos: 

Pelo Enem

A Uniasselvi garante 30% de bolsa de estudos para estudantes que fizeram a prova do Enem nos últimos 5 anos. 

Mas, é possível aumentar o desconto conforme o seu desempenho no exame. Isso significa que quanto maior a nota, maior a bolsa. 

Pelo Encceja

Se você fez o Encceja nos últimos 5 anos, também pode conseguir matrícula gratuita e bolsa de 30% na Uniasselvi. 

Segunda graduação

Para quem já tem uma graduação concluída, a Uniasselvi oferece bolsa de estudos para fazer o segundo curso. A matrícula é grátis e o desconto é de 30%. 

Concurso Você na Facul

A Uniasselvi também possui um concurso exclusivo e online para selecionar e premiar as melhores redações com bolsas de estudos

São 10.000 bolsas de até 100%, com descontos de acordo com a pontuação na prova de redação. 

Mas, se você apenas participar do concurso, já garante uma bolsa de, no mínimo, 20% de desconto para todo o curso.

Bom demais, concorda? Fique atento às datas de início e fim do concurso, divulgadas no site oficial da universidade.

Transferência

Quem realizar a transferência de outra instituição para a Uniasselvi também tem a ganhar! 

Para essa forma de ingresso, a universidade oportuniza a matrícula gratuita e uma bolsa de estudos de 50%. 

Além disso, você aproveita as disciplinas já cursadas na outra instituição. Ou seja, não precisa estudar novamente o que já concluiu. 

Indicação Premiada

Essa forma é válida para quem já está matriculado na Uniasselvi. Ou seja, se você optar pela instituição, pode aproveitar, hein? 

Basta indicar um amigo. Se ele se matricular, ganha 10% de desconto na mensalidade do semestre seguinte e você ganha uma mensalidade grátis! 

Gostou de saber que existem todas essas maneiras de conseguir fazer o curso que você sempre quis com uma bolsa de estudos? 

Então, agora é hora de se concentrar e focar na sua preparação para o Enem! Estude com o Curso Enem Gratuito e aumente as suas chances de se sair bem nas provas! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel