Como terminar os estudos e conquistar novas oportunidades

Com a intensa e rápida evolução do mundo, o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo, mas também com muitas novas oportunidades de sucesso. Essa movimentação é percebida não só por grandes executivos, mas por todas as classes de trabalhadores.

Uma das alternativas que os profissionais encontraram para se destacar diante de tantos perfis diferentes é a capacitação e qualificação. Muitas pessoas deixaram de terminar seus estudos no ensino básico para ingressar em um trabalho e garantir o sustento familiar, mas perceberam que voltar a estudar e conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental, médio ou até mesmo superior pode fazer toda a diferença na conquista de melhores posições na carreira.

Se você é uma dessas pessoas e não sabe como terminar ou por onde começar para concluir os estudos, o primeiro passo é entender a importância de investir na educação para sua vida profissional e pessoal. Neste artigo, vamos te ajudar com isso, acompanhe!

Por que é importante terminar os estudos?

Não é de hoje que dizem que quem termina o estudo, de qualquer que seja o grau, conquista mais oportunidades na vida. E com o passar dos anos, esse fato se torna ainda mais real. Além de pleitear aumento de salário ou mudança de cargo, terminar os estudos pode ser também uma ferramenta de evolução pessoal.

É a partir do ensino básico que uma pessoa consegue potencializar seu raciocínio, formar sua opinião e compreender os fatos que marcaram a história do mundo. No entanto, muitas precisaram pausar sua trajetória escolar para dar espaço a trajetória profissional e atender às necessidades da família e, por esse motivo, encaram como um verdadeiro desafio voltar a estudar.

Mas saiba que dar continuidade aos estudos e mudar a sua realidade de maneira econômica, prática e aceita pelo mercado de trabalho é possível e com mais possibilidades do que se imagina!

O que preciso fazer para terminar os estudos?

Para receber o tão sonhado diploma de conclusão do ensino básico, a principal alternativa é começar um supletivo, que é uma modalidade de aprendizagem de matérias escolares para jovens e adultos que, por algum motivo, não concluíram os níveis fundamental ou médio.

Muitos se questionam se fazer supletivo é bom ou ruim, se o mercado aceita esse tipo de diploma, quais matérias do ensino médio e fundamental são ou não abordados no supletivo e ainda se questionam o que fazer quando terminar os estudos. Mas não precisa se preocupar! O supletivo é a alternativa ideal para que você adquira conhecimento, receba o diploma e ainda conquiste melhores oportunidades de emprego.

O diploma de um supletivo possui a mesma validade que um diploma de escola regular, a diferença é que o estudante aprenderá as matérias em um período mais curto do que o convencional, com um modelo que é destinado a pessoas acima dos 15 anos, para ensino fundamental, e 18 anos, para ensino médio.

Para começar um supletivo, o estudante pode buscar por escolas privadas e também é possível terminar os estudos através do CEEJA (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos), que são as instituições estaduais que oferecem cursos de supletivo gratuitamente a partir do programa EJA (Educação para Jovens e Adultos).

A dica que damos é que você siga um passo de cada vez antes de efetivamente começar de novo os seus estudos. Para isso, é preciso:

  • Reunir os certificados e documentos que comprovem o nível de escolaridade que parou;
  • Fazer pesquisas sobre os benefícios dos programas governamentais e privados que oferecem esse tipo de serviço educacional;
  • Escolher a instituição que esteja de acordo com o que você deseja, seja na grade curricular, na metodologia de ensino aplicada e até mesmo nos valores que precisará desembolsar – se for o caso;
  • Determinar metas para que seus estudos sejam efetivos e proveitosos;
  • Readequar a rotina diária e separar um período para se dedicar apenas ao aprendizado. Se achar importante, crie um cronograma para estudo.

Modelo presencial ou a distância? A decisão é sua!

Algumas escolas – inclusive que participam do CEEJA – proporcionam aulas nas modalidades presenciais e EAD, ou a distância. Isso porque sentiu-se a necessidade de atender também o público que não possui horários tão flexíveis, mas podem adaptar um período do dia para os estudos.

Tudo vai depender da necessidade do aluno e do formato escolhido. No CEEJA, por exemplo, a maioria dos cursos são presenciais, mas flexíveis aos estudantes, ou seja, o plano de estudo pode ser adaptado dependendo da necessidade do aluno. Já em outros programas, a possibilidade de concluir os estudos a distância, em uma plataforma dedicada e aulas ao vivo ou gravadas, também é uma alternativa.

Os benefícios de ter um diploma

Muita informação? Calma, respira! A boa notícia é que, além dos passos serem simples, depois de passar por todas essas etapas, você terá em mãos o desejado diploma de ensino básico. E se você ainda não está convencido dos benefícios de terminar os estudos, fizemos uma lista com algumas das vantagens:

Mais chances de salários maiores

É um fato que quanto mais certificação tiver, maiores serão as chances de reconhecimento salarial. E quando se fala em diploma de ensino fundamental ou médio, isso é ainda mais certo.

Oportunidade para conquistar uma promoção no emprego

Assim como no salário, quem possui diplomas de conclusão em mãos pode buscar por oportunidades de emprego com cargos maiores ou até mesmo negociar uma promoção. Além disso, essa certificação faz com que o profissional possa se encaixar em posições mais estratégicas e administrativas.

Possibilidade de começar uma graduação ou curso técnico

Uma especialização contribui ainda mais com a carreira de qualquer profissional. Mas isso só poderá acontecer se o ensino fundamental e médio forem concluídos e o aluno estiver apto a começar estudos mais aprofundados de um setor.

Mais conhecimento para a vida

A educação é base para a vida. É a partir dela que conseguimos compreender tudo o que se passa ao redor e exercitar nosso pensamento crítico e/ou analítico. Seja no ensino básico ou em uma especialização, absorver conhecimento é fundamental para crescimento como profissional e como pessoa.

Curtiu nossas dicas? Aproveite para mudar o rumo da sua vida começando pelos estudos. A gente garante que você não vai se arrepender desse investimento!

Avatar

Jade Philippe

Diretora de Conteúdo do Blog do Enem. Formada em Direito, descobriu na comunicação um caminho mais direto para ajudar as pessoas. Foi assim que passou a integrar a equipe do Curso Enem Gratuito, plataforma dedicada a entregar educação livre, de qualidade e gratuita a todos os estudantes do Brasil.
Categorias: Dicas de Estudo