Conheça os 10 cursos de graduação mais procurados em 2023

Vai fazer o Enem e já está mirando a faculdade? Confira uma lista com os 10 cursos de graduação mais procurados em 2023!

Se você está se preparando para o Enem, provavelmente também esteja considerando a profissão que deseja seguir, certo? Para te ajudar nessa decisão, preparamos uma lista com os 10 cursos de graduação mais procurados em 2023. 

O Exame Nacional do Ensino Médio abre portas para o ensino superior. Um bom desempenho nas provas pode garantir a sua vaga em universidades públicas e privadas, seja através dos programas do Governo Federal ou mesmo uma bolsa de estudos.

Isso significa que é possível estudar de graça ou com desconto para garantir a sua formação e, consequentemente, melhores alternativas no mercado de trabalho.   

Conte com o Curso Enem Gratuito para estudar com os melhores professores e aumentar as suas chances de tirar uma excelente nota no Enem. Você pode escolher o Plano de Estudos mais adequado ao seu tempo e disponibilidade, com acesso a aulas escritas, videoaulas, e-books e simulados.  

Agora, que tal saber mais sobre os cursos de graduação mais procurados em 2023? Acompanhe a leitura! 

Cursos de graduação mais procurados em 2023

A preferência dos estudantes que realizam o Enem em relação aos cursos mais buscados varia conforme a localidade, as oportunidades e as exigências do mercado de trabalho. Entretanto, existem algumas formações que costumam ser bastante procuradas em todo o território brasileiro.

Conforme o Guia do Estudante, a relação dos 10 cursos de graduação mais procurados em 2023 é:

Direito

O objetivo da graduação em Direito é formar indivíduos críticos, inovadores e éticos, capazes de atender às demandas sociais e econômicas da região, com conhecimento técnico, humanístico e científico. 

O curso oferece as ferramentas necessárias para entender claramente a importância e o impacto do trabalho na sociedade, além de habilidades avançadas em lógica, linguagem e gestão para liderar equipes em escritórios ou empresas próprias. 

A graduação habilita o profissional a exercer atividades que envolvem a análise de disputas e conflitos de acordo com a legislação, bem como a defesa dos interesses de pessoas físicas, empresas e da sociedade em geral. 

Com a conclusão do curso de Direito, o profissional estará preparado para atuar em diferentes áreas, como advocacia, magistratura, Ministério Público, Justiça Federal, Tribunais de Justiça, polícias civil, militar e federal, Defensoria Pública e Procuradoria de Estado ou da República. 

Administração

O curso de Administração é uma formação bastante ampla, que prepara profissionais para atuar em diferentes áreas de uma organização. Para ter uma ideia, a graduação inclui desde disciplinas básicas, como psicologia, contabilidade, economia e teorias da administração, até as mais estratégicas, como recursos humanos, marketing, logística e finanças.

Isso significa que, ao concluir a faculdade, o profissional está apto para planejar, organizar, dirigir e controlar processos administrativos, aprimorando as operações e potencializando os resultados das organizações. 

Ao se formar em Administração, o profissional pode atuar em empresas públicas e privadas, gerenciando processos desde o planejamento até a operação do negócio. O administrador precisa liderar e motivar equipes, além de identificar oportunidades e promover ações estratégicas para tornar a organização mais eficiente e rentável. 

Engenharia Civil

A formação em Engenharia Civil proporciona ao profissional a capacidade de atuar em diversos setores, como construção de edifícios e infraestruturas, projeto e execução de obras, gerenciamento de recursos prediais e hidráulicos, além de soluções para saneamento básico. 

O curso também abre oportunidades para atuação em empresas públicas ou privadas, desenvolvendo projetos de construção ou consultoria em geral. 

É importante destacar que o curso de Engenharia Civil pode ser realizado na modalidade a distância, oferecendo flexibilidade para os alunos com estudos online e encontros presenciais programados.

Enfermagem

O objetivo do curso de Enfermagem é habilitar profissionais para os cuidados com a saúde, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação de indivíduos, famílias e comunidades. 

A graduação oferece as ferramentas necessárias para prestar assistência humana considerando as dimensões biopsicossociais em situações de saúde e doença, em todas as densidades tecnológicas da Rede de Atenção à Saúde, de acordo com o reconhecimento dos determinantes sociais em saúde e as necessidades encontradas nas populações, ao sujeito, família e comunidade. 

Ao concluir o curso, o profissional está apto para gerenciar unidades hospitalares, atuar como pesquisador, participar de comissões científicas ou periódicos na área da enfermagem e saúde, ser consultor de saúde, coordenador e/ou diretor de instituições de ensino na área de enfermagem, professor de curso técnico, atuar nos serviços públicos ou privados de saúde, em ambientes hospitalares ou em seu próprio consultório.

Psicologia

O curso de Psicologia forma profissionais capazes de analisar, entender e explicar o comportamento humano e as relações interpessoais a partir de teorias e abordagens diversas. 

A graduação oferece ferramentas úteis na promoção da saúde mental e na prevenção de problemas que causam sofrimento ou prejuízos às pessoas. 

Com o diploma em mãos, o profissional pode atuar em diversas áreas, como escolas, universidades, instituições especializadas, unidades de saúde, hospitais, clínicas, empresas, ONGs, assistência social e serviços públicos.

Medicina

O curso de Medicina é uma das graduações mais complexas e desafiadoras que existem, já que envolve tanto conhecimentos científicos quanto habilidades humanas essenciais. Ele é dividido em três etapas principais: graduação, residência médica e especialização.

Durante a graduação, o estudante aprende todos os fundamentos necessários para a prática médica, incluindo conhecimentos básicos sobre anatomia, bioquímica, fisiologia, histologia, farmacologia, imunologia, biofísica e outros. Além disso, também é capacitado para realizar diagnósticos, aplicar tratamentos adequados e, se necessário, cirurgias.

Depois, é necessário completar o internato, um programa de treinamento prático supervisionado por médicos experientes. Nessa fase, o estudante tem a oportunidade de ter contato direto com pacientes e desenvolver suas habilidades clínicas, sendo responsável por realizar diagnósticos e tratamentos sob supervisão.

Após concluir a formação, é preciso fazer a especialização, que dura de dois a quatro anos. Nesse período, o médico se especializa em uma área específica, como cirurgia, pediatria, neurologia, cardiologia ou oncologia, aprofundando seus conhecimentos e habilidades para prestar um atendimento ainda mais especializado e de qualidade aos pacientes.

Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais capazes de compreender as necessidades individuais e coletivas para a concepção, planejamento e construção de projetos de urbanismo, edificação e paisagismo. 

Durante a graduação, os alunos estudam os conceitos e teorias da área, bem como as atividades práticas envolvidas. São abordados conhecimentos que permitem a aplicação autônoma na prática profissional e o desempenho como arquiteto urbanista competente nos diferentes campos de atuação.

O graduado em Arquitetura e Urbanismo desenvolve conceitos projetuais em urbanismo e paisagismo, com conforto ambiental e evidenciando elementos naturais e construídos da paisagem, com a aplicação mais adequada de matéria-prima e das técnicas para espaços abertos. O arquiteto urbanista realiza a conservação, restauração e revitalização do patrimônio, podendo ser projetos de micropaisagem até espaços extensos.

Educação Física

O objetivo do curso de Educação Física é preparar profissionais para trabalhar em diversas áreas de atividades físicas, como esportes, exercícios, danças, jogos, recreação, condicionamento físico, musculação e outras práticas corporais. 

O curso inclui a orientação, aplicação e supervisão de programas de atividades físicas e esportivas para promover, prevenir e reabilitar a saúde. 

Os formados em Educação Física podem atuar em clubes, academias, empresas de artigos esportivos, clínicas, hospitais, hotéis, parques e também podem trabalhar como personal trainers ou consultores independentes. 

Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção habilita profissionais para a avaliação de recursos necessários para produzir um determinado produto, com o uso de ferramentas próprias para elaborar e executar projetos que buscam aumentar a produção e reduzir os custos. 

O engenheiro de produção é responsável por analisar e encontrar soluções para problemas relacionados a equipamentos e ritmo de produção, atuando como intermediário entre as áreas administrativa e técnica. 

Ao concluir o curso, o profissional está apto para atuar tanto na iniciativa privada, quanto no setor público, buscando a utilização racional dos recursos e o alcance das metas e objetivos da organização, em conformidade com as demandas da sociedade. 

O engenheiro de produção pode trabalhar na indústria petroquímica, em diversas indústrias de manufatura, como metal-mecânica, alimentícia e automobilística, além de desenvolver projetos em bancos de desenvolvimento e bolsas de valores.

Engenharia Mecânica

A graduação em Engenharia Mecânica capacita o profissional para a realização de diversas atividades em diferentes setores produtivos, como levantamento de informações técnicas, elaboração de orçamentos de materiais e equipamentos, instalação e gerenciamento de projetos industriais, inspeção de instalações, entre outras. 

Esse profissional pode trabalhar em empresas de vários segmentos, como metal-mecânico, cerâmico, polimérico, automotivo, alimentício e têxtil. 

Além disso, é possível atuar como autônomo, oferecendo serviços especializados na área de Engenharia Mecânica.

E então, alguma surpresa quanto aos cursos de graduação mais procurados em 2023 ou você já esperava por essas opções? Vem, que agora vamos te contar como conseguir uma bolsa de estudos!  

Como conquistar uma bolsa de estudos para a faculdade

Com a Uniasselvi, o seu sonho de cursar a faculdade dos seus sonhos está ainda mais próximo de se realizar! Sabe por quê? A maior instituição de ensino superior de Santa Catarina, e uma das maiores do Brasil, oferece mais de 300 cursos de Graduação, Pós-graduação, Profissionalizantes e Técnicos nas modalidades presencial e a distância. 

O melhor de tudo são as oportunidades para conseguir a sua bolsa de estudos. Dá uma olhada:

Pelo Enem

A Uniasselvi garante 30% de bolsa de estudos para estudantes que fizeram a prova do Enem nos últimos 5 anos, com possibilidade de aumentar o desconto conforme o seu desempenho no exame. Quanto maior a nota, maior a bolsa! 

Pelo Encceja

Se você fez o Encceja nos últimos 5 anos, também pode conseguir matrícula gratuita e bolsa de 30% na Uniasselvi. 

Segunda graduação

Quem já tem uma graduação concluída, tem direito a bolsa de estudos de 30% e matrícula grátis para fazer o segundo curso.

Concurso Você na Facul

A Uniasselvi também possui um concurso exclusivo e online para selecionar e premiar as melhores redações com bolsas de estudos. São 10.000 bolsas de até 100%, com descontos de acordo com a pontuação na prova de redação. 

Só de participar do concurso, você já garante uma bolsa de, no mínimo, 20% de desconto para todo o curso.

Transferência

Quem realizar a transferência de outra instituição para a Uniasselvi também tem direito à matrícula gratuita e uma bolsa de estudos de 50%. Além disso, você aproveita as disciplinas já cursadas na outra instituição. 

Indicação Premiada

Quem já está matriculado na Uniasselvi pode indicar amigos para ganhar mensalidades grátis. E quem se matricular a partir da sua indicação tem direito a 10% de desconto na mensalidade do semestre seguinte.

Agora, foque nos seus estudos: você pode sim, ir muito longe! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel