Passo a passo da inscrição Enem 2023. Veja como fazer

Confira os documentos que você precisa, como fazer o cadastro Gov.br, e aprenda todas as etapas para fazer sua inscrição do Enem 2023

As datas do Enem 2023 já estão confirmadas pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem. Veja o passo a passo da inscrição de 8 a 19 de maio. As provas serão nos dias 5 e 12 de novembro.

Estude de graça para o Enem

A boa notícia é que você já pode começar agora a se preparar no Curso Enem Gratuito, com todas as matérias do Exame:Veja as dicas para Apostilas Gratuitas, Simulados do Enem, Curso Gratuito,  o download das provas do ano passado, as redações nota mil,  e o calendário completo:

  1. Download das Provas do Enem
  2. Dez modelos de Redação nota 1000
  3. Simulado Enem
  4. Apostilas Enem Grátis
  5. Plano de Estudos do Enem
  6. Fanpage Rede Enem 
  7. Fanpage Curso Enem Gratuito

Preste atenção no cronograma e coloque na agenda. Aproveite o tempo de escolas fechadas ou em regime parcial para estudar e aumentar suas chances de conseguir uma boa nota nas provas do final do ano.

Tudo sobre o Enem 2023

Se você ainda não fez sua inscrição e está com dúvidas, não deixe de conferir este passo a passo do Curso Enem Gratuito!

Passo a passo da inscrição do Enem 2023

1- As inscrições para o Enem 2023 são feitas exclusivamente na Página do Participante. Quando você acessar a página, o sistema vai pedir uma confirmação de imagem para checar se você não é um robô. Em seguida, clique em “Inscrição”, para começar o passo a passo.

2- Em seguida, você deverá preencher o seu CPF e a sua data de nascimento. Depois disso, clique em “Iniciar inscrição”.

3- Na próxima etapa, serão solicitados alguns dados pessoais, como sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade. Além disso, você deverá informar a cidade e o estado onde você nasceu, e o seu endereço.

Recursos de acessibilidade no passo a passo

4- O Enem oferece recursos de acessibilidade para os candidatos que precisam de atendimento especializado. Se for o seu caso, clique em “Preciso”. Do contrário, selecione “Não preciso” e prossiga com a inscrição.

5- Caso você precise de atendimento especializado, deve selecionar a opção correspondente à sua deficiência, condição especial ou atendimento específico. A lista pode ser vista na imagem abaixo:

Atendimento especializado

Lembre-se que é necessário apresentar documentos que comprovem a deficiência ou condição especial informadas no momento da inscrição do Enem.

Enem Digital, ou Enem Impresso?

Veja agora as vantagens e as desvantagens na escolha do Enem Digital ou do Enem Impresso:

.

Língua estrangeira

6- Em seguida você deverá escolher entre Inglês e Espanhol como língua estrangeira. Ambos os idiomas vão aparecer no seu caderno de prova, mas você deve responder apenas à língua selecionada no momento da inscrição. Pense bem antes da escolha pois não é possível fazer alterações após a inscrição.

Língua estrangeira

Escolaridade

7- É hora de informar se você está concluindo o Ensino Médio neste ano, se já concluiu antes, ou se ainda está pelo caminho. Se você marcar a opção “estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano” ou “não estou cursando e não concluí o ensino médio”, automaticamente você fará a prova como treineiro.

8- Além disso, é necessário preencher algumas informações sobre o seu ensino médio: qual o tipo de escola frequentou (pública, privada, se foi bolsista, etc), se obteve o diploma pelo Encceja, qual o tipo de ensino que cursou e qual o ano de conclusão

Passo a passo do questionário socioeconômico

9- Antes de finalizar sua inscrição do Enem, você precisará responder a um questionário socioeconômico de 25 perguntas. O sistema solicita informações sobre a escolaridade, renda, bens e gastos dos familiares

Questionário socioeconômico do Enem

10- Depois disso você ainda precisará informar um número de telefone fixo, celular e e-mail para que o Inep possa entrar em contato, caso seja necessário.

Enem impresso ou Enem digital

12- É neste momento que você irá escolher se deseja fazer o Enem impresso ou o Enem digital (caso esteja disponível na sua cidade e com os recursos de acessibilidade que você solicitou). Assim como a língua estrangeira, você não poderá alterar essa informação após a inscrição do Enem.

Enem impresso ou digital

Finalizando a inscrição do Enem

12- Em seguida, você deverá informar em qual cidade irá prestar o Enem. Esta opção existe porque existe a possibilidade de candidatos se mudarem ou não estarem em suas cidades nos dias de prova. Mas lembre-se que esta opção só pode ser alterada durante o período de inscrições.

13- Desde o ano passado, o Inep exige que você envie uma foto no momento da inscrição do Enem. De acordo com o edital, a foto deve ser “atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria”.

Foto do Enem

Por via das dúvidas, o melhor é tirar uma foto só para colocar na inscrição.

14- Antes de finalizar sua inscrição do Enem, é preciso criar uma senha para acessar o sistema e acompanhar sua inscrição, conferir seu local de prova e suas notas finais. Desde 2020, o sistema de acesso do Enem utiliza o login unificado do Portal Gov.br.

Como fazer o cadastro Gov.br

Se você ainda não fez o seu cadastro Gov.br, confira agora no vídeo o passo a passo da inscrição no governo federal:

Caso você já tenha esse cadastro, basta clicar em “Página do Participante”. Do contrário, é preciso clicar em “Portal Gov.br” para criar sua senha.

13- Por fim, se você não obteve a isenção da taxa de inscrição, será gerado um boleto para você pagar a taxa no valor de R$ 85. O pagamento pode ser feito até o dia 27 de maio, alguns dias após a finalização do período de inscrição.

Boleto do Enem

Para acertar como fazer a inscrição Enem, fique de olho no passo a passo e depois nos campos da tela quando abrir o processo oficial. Confira sempre o preenchimento antes de avançar cada nova etapa. Se o sistema deu “pau”, não se estresse e faça de novo. Se as telas mudarem, o Blog atualiza este post para você.

Cronograma do Enem 2023

  • Inscrições: 8 a 19 de maio
  • Pagamento da Taxa de Inscrição: aguarde
  • Atendimento Especializado: aguarde
  • Resultado do Atendimento: aguarde
  • Recursos aguarde
  • Resultado do Recurso: aguarde
  • Tratamento pelo Nome Social: aguarde
  • Recurso sobre o Nome Social: aguarde
  • Provas: 5 e 12 de novembro

Planos de Estudo Gratuito Enem 2023

Pode parecer que as provas do Enem estão longe, mas para ir bem tem que estudar desde já! Sempre está na hora de ver as dicas. Veja os temas que mais caem nas provas:

Isenção da taxa de inscrição do Enem

O Enem 2023 oferece a possibilidade de os candidatos pedirem isenção da taxa de inscrição. O prazo será informado.

De acordo com o edital do Enem, tem direito à isenção quem cumprir algum destes pré-requisitos:

  • Estiver cursando a última série do ensino médio no ano de 2023 na rede pública de ensino;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel