Plano de Estudos: revise o que mais cai em Geografia no Enem

Para arrasar na prova de Geografia do Enem, fique atento às dicas que a coordenadora de Geografia do Colégio Bandeirantes, Marcia Abdo, preparou para você!

Quer se dar bem no próximo Enem, e precisa dar um boa revisada nos conteúdos de Geografia? O Blog do Enem te ajuda nessa missão. Veja as dicas e o Plano de Estudos da professora Marcia Abdo Alouche, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.

Na reta final para o Enem 2016, a professora Marcia Abdo, elencou os dez principais temas explorados pelo Exame, destacando que em um mesmo ano podem surgir dois ou três desses temas inter-relacionados e, muitas vezes, com uma abordagem global e ambiental. Com você, o Plano de Estudos de Geografia para o Enem e os vestibulares.plano-de-estudos

Ela explica que é fundamental compreender a contextualização desses conteúdos em uma perspectiva global, como, por exemplo, a conjuntura de cada país dentro da Divisão Internacional do Trabalho (DIT) ou os impactos globais das atividades econômicas.

Os dez temas do Plano de Estudos de Geografia com mais chances de cair no Enem são estes: 1 – Urbanização (conurbação, megacidades, e hiearquia urbana);  2 – População (densidade demográfica, crescimento, e setores da economia);  3 – Migração (êxodo rural e fluxos migratórios);  4 – Espaço Agrário (modernização da produção e conflitos fundiários);  5 – Industrialização (automação, desconcentração, e a industrialização tardia do Brasil);

6 – Transportes (os diferentes modais, integração, e impactos ambientais); 7 – Energias (formas tradicionais de produção e consumo de energia); 8 – Economia Global (a globalização, os papéis dos diferentes países); 9 – Problemas Ambientais (poluição, desertificação, águas e impactos provocados pela produção e uso de energias); 10 – Aspectos Físicos (relevo, clima, geologia, etc.).  Veja aulas gratuitas para todos os temas indicados pela professora Márcia Abdo. As dicas são quentes. O Colégio Bandeirantes de São Paulo é um dos melhores do Brasil.  Vamos lá.

Confira aulas gratuitas e revise os dez principais temas de Geografia para o Enem:

1• Urbanização: é um dos temas mais presentes. Destacam-se conceitos básicos como conurbação, megacidades e megalópole, e a classificação da hierarquia urbana.

Urbanização no Brasil – Aula de Geografia Enem

Transição demográfica – Geografia Enem

O Meio Agrário e o Meio Urbano no Brasil – revisão de Geografia Enem

 

2• População: novamente, o principal enfoque são os conceitos básicos, como população absoluta, densidade demográfica, distribuição da população, crescimento demográfico e setores da economia.

Demografia – Aula de revisão para Geografia Enem

População mundial – Revisão de Geografia para o Enem

Tire suas dúvidas sobre a população brasileira – Geografia Enem

A População Brasileira e seu crescimento. Revisão de Geografia Enem.

3• Migrações: são bastante trabalhadas tanto as migrações internas (destaque para o êxodo rural), como as internacionais (destaque para os fluxos de refugiados e migrantes econômicos).

Migrações Internas e Externas: revise esse fenômeno populacional!

Movimentos Migratórios – Geografia Enem

4• Espaço Agrário: As questões enfocam, principalmente, o processo de modernização da agricultura, suas consequências e as questões fundiárias.

Economia Agroexportadora Brasileira – Geografia vestibular e Enem.

As principais atividades Agrícolas no Brasil – Geografia Enem

5• Industrialização: os exercícios exigem que o aluno compreenda o processo de industrialização (tardio) no Brasil, a automação industrial e o fenômeno da desconcentração.

Industrialização brasileira – Geografia Enem

Vamos aprender sobre a industrialização mundial? – Geografia Enem

Industrialização do Brasil e Geopolítica – Geografia Enem

6• Transportes: nesse tema, o foco mais importante são os diferentes modais, a integração existente entre eles e seus respectivos impactos ambientais.

Você conhece os meios de transportes no Brasil?

Transportes e Agricultura – Revisão de Atividades Econômicas. Geografia Enem.

7• Energia: aqui, destacam-se as formas tradicionais e alternativas, tanto em relação à produção como ao consumo.

Conheça as fontes de energia do Brasil! – Geografia Enem

Geografia Enem: tire suas dúvidas sobre as fontes de energia

Fontes de Energia – Aula de Geografia vestibular e Enem.

8• Economia Global: é um tema bastante amplo, no qual o principal enfoque é o processo de globalização. Também são abordados o papel dos países no mercado internacional (DIT) e a organização dos blocos econômicos.

Blocos econômicos – Geografia Enem

Globalização, que fenômeno é esse? – Geografia Enem

9• Problemas ambientais: eis um assunto que permeia grande parte dos temas de geografia e que surge, muitas vezes, em questões interdisciplinares. Recentemente os principais tópicos abordados são erosão, poluição das águas, desertificação, salinização, deslizamento e impactos provocados pelo uso das diversas fontes de energia. Tema forte no Plano de Estudos de Geografia para o Enem.

Problemas ambientais – Geografia Enem

Aquecimento Global – Problemas Ambientais: Aula de revisão para Geografia Enem

Problemas Ambientais 2 – Aula de revisão para Geografia Enem e Vestibular

O derretimento das Calotas Polares – Geografia e Meio-Ambiente no Enem

10• Aspectos físicos: em todos os exames surgem questões de geografia física, tratando tanto de relevo e geologia, como de clima, de vegetação e de hidrografia.

Formas de Relevo – Geografia Enem

Agentes Modeladores do Relevo – Geografia Enem

As Eras Geológicas e a Configuração Atual da Terra – Geologia

Características da Geologia Brasileira – Geografia Enem

Classificação Climática: Geral e Brasil

Clima e vegetação da Europa – Geografia Enem

Vegetação brasileira – Geografia Enem

Hidrografia do Brasil: principais rios e Bacias Hidrográficas. Geografia Enem

Hidrografia Geral I – Revisão de Geografia Enem

Hidrografia Geral II – Aula de revisão para Geografia Enem

Além das dicas específicas para a prova de Geografia, a professora Marcia Abdo deu algumas dicas valiosas para os dias do Enem:

– Leia cada questão atentamente: Cada questão tem um contexto que é fundamental para a sua resolução. Muitas respostas que se encaixam no enunciado não se adequam ao contexto apresentado no texto-base de cada exercício. Portanto, ao responder, leia todas as alternativas, procurando a que melhor se encaixa no contexto geral (texto + enunciado).

– Use seus conhecimentos gerais: Quando surgir uma questão que você não tem domínio sobre o conteúdo, use os seus conhecimentos gerais e a lógica. Procure no texto alguma dica que possa indicar a melhor resposta.

– Fique calmo! Procure ficar calmo e respirar fundo sempre que a ansiedade “bater”. A tranquilidade é essencial para manter-se focado numa prova longa.

Por fim, a professora acrescenta que boa parte dos exercícios aborda questões relacionadas ao Brasil, sem deixar de lado usa integração ao mundo. “Fique atento ao noticiário”.

Este post foi produzido para o Blog do Enem em cooperação com a equipe de professores do Colégio Bandeirantes, de São Paulo e com as dicas da professora Marcia Abdo Alouche. Marcia é formada pela PUC-SP, trabalha há 15 anos no Colégio Bandeirantes, onde é professora de professora e coordenadora de Geografia. Possui especialização em Educação Ambiental pelo SENAC. Contato: colband@maquinacohnwolfe.com

colégio bandeirantes logo

O Blog do Enem agradece a colaboração dos professores e a direção do Colégio Bandeirantes. Veja aqui mais sobre o Colégio Bandeirantes.