O crescimento da População Mundial: 7,8 bilhões. A terra aguenta?

A previsão para 2050 é de 9 bilhões de pessoas na População Mundial em 2100. Será que a Terra aguenta tanta gente? Veja no resumo de Geografia Geral:

O tema de hoje é a População Mundial e suas características para os estudos da Geografia, da Biologia, e do Meio Ambiente. Cada ser humano é um habitante que soma como “um número”nas estátisticas, e que interefere diretamente em diversos aspectos do ambiente.

Além disso é preciso analisar como a população se distribui em relação ao território mundial. A população mundial consiste no número total de habitantes do planeta Terra, quantidade essa que atingiu 7,8 bilhões de pessoas em 2020.

População Mundial: 7,8 bilhões

Já chegamos a este patamar. E, não para de crescer. Em em 2013 a marca era de 7,2 bilhões de habitantes, chegando rapidamente aos 7,8 bilhões de humanos da atualidade, conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP).

A previsão dos geógrafos e dos estatísticos especializados é de que no ano de 2100 seremos 12 bilhões de humanos sobre o Planeta Terra. O maior crescimento ocorrerá no continente africano.11Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o ritmo de crescimento populacional vem diminuindo, crescendo num ritmo bem mais lendo, de 0,33% ao ano, contra os 2,02% da atualidade.

A distribuição da População

Os estudos sobre a população mundial, suas caracteristicas e a dispersão dela sobre a Terra, bem como as movimentações nos processos de Migração ou de Imigração fazem parte da Demografia. Também os aspectos do envelhecimento da população fazem parte destes estudos.

Veja um resumo completo sobre Demografia:

A distribuição da população mundial é bastante desigual, havendo uma grande diferença de habitantes entre os continentes. Separei pra você, os números de habitantes em cada continente (dados de 2013), veja:

  1. África: 1,111 bilhão de habitantes
  2. América: 953,7 milhões de habitantes
  3. Ásia: 4,427 bilhões de habitantes
  4. Europa: 742,5 milhões de habitantes
  5. Oceania: 40 milhões de habitantes

Observando os dados, a Ásia é o continente com a maior concentração populacional do planeta, chegando a mais ou menos 65% da população mundial.

Veja aula gratuita sobre as características do continente asiático. O Continente AsiáticoChamo a sua atenção para a África, que é o 2º continente mais populoso, mas sabes por quê? Pelo alto índice de crescimento populacional que ainda mantêm! Mas, esse cenário poderia ser pior, pois a população poderia ser muito maior se a expectativa de vida não fosse tão baixa.

Pela estimativa da ONU, em 2050 a África terá cerca de 21% da população mundial habitando seu território. A previsão global para 2050 é de 9 bilhões de habitantes na Terra. O problema adicional ao crescimento da população é o da pressão sobre o meio-ambiente.

A pressão ocorre pela exigência em produzir e retirar alimentos para suportar a população dos humanos, e como lidar com os rejeitos de toda a espécie que são gerados, implicando em poluição e degradação ambiental.

O fenômeno da Urbanização

Os estudos sobre Geografia Humana mostram que em poucos séculos a população migrou do campo para as cidades. É a Urbanização. No Brasil, por exemplo, em poucas décadas no século XX isto aconteceu. Veja uma aula especial sobre a Urbanização, e depois continue com o post sobre a População Mundial.

Muito boa esta aula do professor Carrieri. Ele é do canal do Curso Enem Gratuito.

Redução Populacional  da Europa

A Europa vive uma situação inversa a da África. Já teve 21% da população mundial, mas agora fica com 10,7%, apenas. O problema é que a tendência é de diminuir mais ainda, pois não está havendo a reposição populacional em vários países do continente.

A América vive um equilíbrio populacional, girando na faixa de 1% o crescimento populacional por ano. É claro que Estados Unidos e Canadá contribuem para diminuir a taxa, enquanto os países latino-americanos apresentam índices um pouco superior a 1% ao ano.

Agora, olhando o número de habitantes por país, entendemos porque a Ásia é a mais populosa. O continente tem 5 dos 10 países mais populosos do mundo, como apresenta na lista a seguir:

1° – China (Ásia): 1.357.380.000 habitantes.

2° – Índia (Ásia): 1.252.139.596 habitantes

3° – Estados Unidos (América): 316.128.839 habitantes

4° – Indonésia (Ásia): 249.865.631 habitantes

5° – Brasil (América): 202.409.273 habitantes

6° – Paquistão (Ásia): 182.142.594 habitantes

7° – Bangladesh (Ásia): 156.594.962 habitantes

8° – Nigéria (África): 173.615.345 habitantes

9° – Rússia (Europa): 143.499.861 habitantes

10° – Japão (Ásia): 127.338.621 habitantes

Analise o mapa de anamorfose populacional a seguir:22

Então, reparou que as maiores populações são representadas pelas maiores áreas no mapa? Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, dá uma olhadinha na videoaula e depois faça os exercícios, ok?

Aula Gratuita sobre Migrações

Para finalizar sua revisão, veja esta excelente videoaula sobre as Migrações:

Exercícios sobre a População Mundial

1 – Sobre os aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

a) O continente africano possui elevadas taxas de crescimento populacional, entretanto, seu contingente só não é maior em razão das baixas taxas de expectativa de vida.

b) O crescimento vegetativo da população latino-americana é, de uma maneira geral, muito baixo, pois as taxas de mortalidade infantil são elevadíssimas.

c) O rápido crescimento populacional intensifica os problemas ambientais de um determinado local.

d) A população da Europa tem aumentado a cada ano, consequência da elevada expectativa de vida e das altas taxas de natalidade.

e) Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes.

2 – (UFRR) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.

c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.

d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

3 – Analise a tabela abaixo e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

população mundial

a) Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso e mais povoado.

b) O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento demográfico e a menor expectativa de vida.

c) Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais populoso, além de ser o menos povoado.

d) Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado.

e) Estados Unidos é menos populoso que a China e mais povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a Mônaco.

GABARITO

1 – V-F-V-F-V

2 – A

3 – F-V-V-V-F

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Curso Enem, Enem, Geografia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel