População Mundial – Revisão de Geografia para o Enem

Somos mais de 7 bilhões de humanos na face da Terra. A previsão para 2050 é de 9 bilhões, chegando a 12 bilhões de pessoas em 2100. Vem com a gente aprender mais sobre o crescimento da população mundial para arrebentar em geografia no Enem e nos vestibulares.

População mundial: E aí, tudo certinho? Sabia que você é um número? Sim, para as estatísticas, você é um número que influencia em vários aspectos. Além disso, temos que analisar, como a população se distribui em relação ao território mundial.

A população mundial consiste no número total de habitantes do planeta Terra, quantidade essa que atingiu 7,6 bilhões de pessoas em 2017. E, não para de crescer, pois em em 2013 a marca era de 7,2 bilhões de habitantes, conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP).

A previsão dos geógrafos e dos estatísticos especializados é de que no ano de 2100 seremos 12 bilhões de humanos sobre o Planeta Terra. O maior crescimento ocorrerá no continente africano.11

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o ritmo de crescimento populacional vem diminuindo, crescendo num ritmo bem mais lendo, de 0,33% ao ano, contra os 2,02% da atualidade.

A distribuição da população mundial é bastante desigual, havendo uma grande diferença de habitantes entre os continentes. Separei pra você, os números de habitantes em cada continente (dados de 2013), veja:

  1. África: 1,111 bilhão de habitantes
  2. América: 953,7 milhões de habitantes
  3. Ásia: 4,427 bilhões de habitantes
  4. Europa: 742,5 milhões de habitantes
  5. Oceania: 40 milhões de habitantes

Observando os dados, a Ásia é o continente com a maior concentração populacional do planeta, chegando a mais ou menos 65% da população mundial.

Veja aula gratuita sobre as características do continente asiático. O Continente AsiáticoChamo a sua atenção para a África, que é o 2º continente mais populoso, mas sabes por quê? Pelo alto índice de crescimento populacional que ainda mantêm! Mas, esse cenário poderia ser pior, pois a população poderia ser muito maior se a expectativa de vida não fosse tão baixa.

Pela estimativa da ONU, em 2050 a África terá cerca de 21% da população mundial habitando seu território. A previsão global para 2050 é de 9 bilhões de habitantes na Terra. O problema adicional ao crescimento da população é o da pressão sobre o meio-ambiente.  A pressão ocorre pela exigência em produzir e retirar alimentos para suportar a população dos humanos, e como lidar com os rejeitos de toda a espécie que são gerados, implicando em poluição e degradação ambiental.

Veja o fenômeno da Urbanização

Os estudos sobre Geografia Humana mostram que em poucos séculos a população migrou do campo para as cidades. É a Urbanização. No Brasil, por exemplo, em poucas décadas no século XX isto aconteceu. Veja uma aula especial sobre a Urbanização, e depois continue com o post sobre a População Mundial.

Redução Populacional  da Europa

A Europa vive uma situação inversa a da África. Já teve 21% da população mundial, mas agora fica com 10,7%, apenas. O problema é que a tendência é de diminuir mais ainda, pois não está havendo a reposição populacional em vários países do continente.

A América vive um equilíbrio populacional, girando na faixa de 1% o crescimento populacional por ano. É claro que Estados Unidos e Canadá contribuem para diminuir a taxa, enquanto os países latino-americanos apresentam índices um pouco superior a 1% ao ano.

Agora, olhando o número de habitantes por país, entendemos porque a Ásia é a mais populosa. O continente tem 5 dos 10 países mais populosos do mundo, como apresenta na lista a seguir:

1° – China (Ásia): 1.357.380.000 habitantes.

2° – Índia (Ásia): 1.252.139.596 habitantes

3° – Estados Unidos (América): 316.128.839 habitantes

4° – Indonésia (Ásia): 249.865.631 habitantes

5° – Brasil (América): 202.409.273 habitantes

6° – Paquistão (Ásia): 182.142.594 habitantes

7° – Bangladesh (Ásia): 156.594.962 habitantes

8° – Nigéria (África): 173.615.345 habitantes

9° – Rússia (Europa): 143.499.861 habitantes

10° – Japão (Ásia): 127.338.621 habitantes

Analise o mapa de anamorfose populacional a seguir:22

Então, reparou que as maiores populações são representadas pelas maiores áreas no mapa? Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, dá uma olhadinha na videoaula e depois faça os exercícios, ok?

Aula Gratuita sobre Demografia

Para finalizar sua revisão, veja esta excelente videoaula do Descomplica:

Exercícios

1 – Sobre os aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

a) O continente africano possui elevadas taxas de crescimento populacional, entretanto, seu contingente só não é maior em razão das baixas taxas de expectativa de vida.

b) O crescimento vegetativo da população latino-americana é, de uma maneira geral, muito baixo, pois as taxas de mortalidade infantil são elevadíssimas.

c) O rápido crescimento populacional intensifica os problemas ambientais de um determinado local.

d) A população da Europa tem aumentado a cada ano, consequência da elevada expectativa de vida e das altas taxas de natalidade.

e) Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes.

2 – (UFRR) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:

a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.

b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.

c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.

d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.

e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

3 – Analise a tabela abaixo e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

população mundial

a) Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso e mais povoado.

b) O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento demográfico e a menor expectativa de vida.

c) Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais populoso, além de ser o menos povoado.

d) Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado.

e) Estados Unidos é menos populoso que a China e mais povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a Mônaco.

GABARITO

1 – V-F-V-F-V

2 – A

3 – F-V-V-V-F

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.