Faltam:
para o ENEM

Continente asiático: aspectos físicos, relevo e hidrografia

Você sabia que a Rússia é o maior país do mundo e está situado na Ásia? Não? Então, leia este post e conheça mais sobre o maior continente do globo!

Olá, tudo certo? O continente asiático é um assunto pouco recorrente, porém, se for pedido, você terá esse diferencial, “matar a questão” por saber exatamente sobre os aspectos físicos da Ásia. Vem comigo, então!

O continente asiático é o maior do globo, disparadamente, medindo aproximadamente 44.579.000 km² e ocupando 1/3 das terras emersas. Está situado totalmente no hemisfério leste, ou oriental e maior parte no hemisfério norte, ou setentrional e é banhado pelos Oceanos Pacífico e Índico.

É o continente dos extremos: é o maior continente, abriga o maior país do mundo (Rússia), tem a maior altitude (Monte Everest, com 8.848 metros acima do nível do mar) e a maior depressão absoluta (Mar Morto, com 427 metros abaixo do nível do mar).

Continente asiático:  relevo

Podemos observar todas as formações de relevo neste continente. Há partes com intensas movimentações geológicas, como na formação da cadeia montanhosa da Cordilheira do Himalaia, sendo chamado de “teto do mundo” e a região onde está situado o Japão, uma pequena parte do Círculo de Fogo do Pacífico.

1

Observando o mapa, a região central do continente é a com maior elevação, tendo a formação do Planalto do Tibete e a Cordilheira do Himalaia, que continua crescendo com conta da movimentação das placas tectônicas. Já na parte noroeste, pode-se observar uma extensa formação de planície, a Planície da Sibéria Ocidental. Na Península Arábica também apresenta partes mais elevadas.

Destaque para o Sudeste, com a intensa formação insular, ou seja, muitas ilhas e na maioria, formadas através de vulcões.

Continente asiático:  hidrografia

Apesar de ser o maior continente, a formação hidrográfica acaba sendo bastante limitada. A maior referência é o Himalaia, sendo o distribuidor e divisor d´água.

2

  • ÁSIA MERIDIONAL E ORIENTAL– Ganges (o mais importante rio da região com 3.700 km) é considerado o rio sagrado para os indianos; Indo (3.180 km), banhando simultaneamente a Índia e o Paquistão, drenando o trecho mais seco de toda a área, onde se localiza o mais extenso deserto da porção meridional do continente: o de Thar; Bramaputra (2.900 km), afluente do Ganges e o mais importante rio de Bangladesh.
  • NORTE– Huang Ho (Rio Amarelo); Yang Tsé-Kiang (Rio Azul); Heilong Jiang (Rio Amur) e o Si Jiang (Rio do Oeste).
  • PENÍNSULA DA INDOCHINA
Se ficou com alguma dúvida sobre o continente asiático.  Confira a videoaula a seguir e depois volta para fazer os exercícios. Bons estudos!


Exercícios

1 – Sobre os aspectos físicos da Ásia é incorreto afirmar que:

a) A Grande Muralha da China é considerada a única edificação humana visível do espaço.

b) Na Cordilheira do Himalaia estão os pontos mais altos do planeta.

c) O relevo asiático é caracterizado por planícies de baixas altitudes, não havendo, portanto, grandes cadeias montanhosas.

d) Devido à localização dos países asiáticos na placa tectônica Euro-asiática, há terremotos nessa região, principalmente na parte leste do continente.

e) Os montes Urais, o mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso são uma das divisas naturais do continente asiático e europeu.

2 – Este rio é de extrema importância para o povo indiano, tanto por suas águas servirem à comunidade, como por sua representação religiosa-cultural. Assim como o Nilo, no Egito, esse rio deságua em um delta, e carrega consigo as cinzas daqueles que foram cremados, conforme a tradição indiana. Estamos falando do rio:

a) Indo

b) Amarelo

c) Tenessee

d) Ganges

e) Gagrha

GABARITO

1 – C

2 – D

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.