Geografia Enem – Ásia: Regionalização e Aspectos Físicos

Você sabia que a Ásia é dividida em seis regiões? E isso torna o continente diversificado natural, econômica e culturalmente? Então vamos ver como se dá o desenvolvimento nessa região! Cai no Enem e vestibulares!

Veja as características da Ásia – É o continente ‘da hora’ em Educação e Tecnologia – Cai no Enem, e muita gente se perde porque “nem sabe onde fica”. Mas, dá para aprender sim. Vem com a gente:

O continente asiático é o maior do mundo e é dividido em seis grandes regiões: Ásia Central, Ásia Meridional (Sul), Ásia Setentrional (Norte), Sudeste Asiático, Oriente Médio e Extremo Oriente.

Devido a essa divisão, esse continente apresenta uma pluralidade marcada pela história de grandes civilizações, que são:

  1. *A Sínica (China, Mongólia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan e Sudeste Asiático).
  2. *A Hindu (Índia).
  3. *A Islâmica (Oriente Médio).

Veja no Mapa a Divisão ampla da Ásia em Asia Central; Ásia Setentrional; Sudeste Asiático; Ásia Meridional; Sudeste Asiático; e Oriente Médio.Ásia
Vamos aprender agora um pouco sobre a parte física desse território? Vamos descobrir qual o clima, tipo de vegetação, e a hidrografia presente em cada região?  E também algumas curiosidades. Então vamos lá!

Aula Gratuita: As características do continente Asiático:

Veja com o professor Rafael Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido sobre o Continente Asiático. Assim fica mais fácil para você compreender todo o conteúdo desta aula.

Muito show a explicação do Carrieri. Agora, vamos às Regiões do Continente Asiático.

Ásia Setentrional (Norte):

clima – Polar e subpolar, invernos rigorosos com até 50° abaixo de zero! A vegetação Taiga ou Floresta de Coníferas (forma de cones) e a Tundra (resiste a baixas temperaturas) predominam na região.

Em relação à parte hidrográfica os rios são extensos, usados para a geração de energia, principais são: Ob, Ienissei e o rio Lena. Uma curiosidade é o Solo Tchernozion (rico em nutrientes apresentando alta produtividade agrícola).ásia vegetação

Figura 1 – Floresta de Coníferas

Ásia Central – Apresenta clima seco e semiáridos, vegetação de estepes e áreas desérticas. Os Dois grandes rios se destacam: Amur Daria e o Syr Daria. Essa região é marcada por muitos conflitos.

Oriente Médio – Nessa região o fator climático é crucial, pois ela é composta de desertos. Os rios de grande valor até mesmo histórico e cultural são os Tigre e Eufrates.

Muita escassez de chuvas e por isso a vegetação é composta de plantas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco, desértico. Uma curiosidade dessa região é a concentração de jazidas de petróleo, e os constantes conflitos entre árabes e israelenses.

Sudeste Asiático – Nessa região temos um clima equatorial o que favorece a presença de florestas exuberantes.  No sudeste há grande ocorrência de abalos sísmicos, vulcões e terremotos. Destaque para o de 2004 na Indonésia que atingiu mais de 250 mil pessoas, atingidos por um Tsunami (onda oceânica) .

Extremo Oriente-Clima subtropical e temperado.  Portanto as florestas também são subtropicais e temperadas com exceção do oeste da China que apresenta clima frio de montanha e vegetação xerófila e estepes. Ásia - Monte Fuji - JapãoCaracterizado pela presença do Japão e do Monte Fuji e dos mais de 200 vulcões, alguns ativos. Figura 2 – Monte Fuji (Japão).

Ásia Meridional (sul)–

A vegetação predominante são as florestas tropicais nas áreas úmidas e nas áreas semiúmidas, temos as savanas.  Uma curiosidade dessa região é a Cordilheira do Himalaia, uma cadeia de montanhas, onde se destaca o Monte Everest, com 8.848 metros de altitude.

O clima é o tropical, caraterizado pelo regime das monções. Esse regime é o fenômeno que acontece com a direção dos ventos, que podem ocasionar secas prolongadas, ou grandes períodos de chuvas. As secas ocorrem no inverno de dezembro a maio, e as chuvas de junho a novembro caracterizam a monção de verão.

Para concluir, veja esta aula excelente com o professor Alcides, do canal Curso Enem Gratuito. Em seguida faça os exercícios para mandar bem no Enem e no Encceja.

Bora lá mandar bem nos exercícios!

Dica 3 – Relembre outros assuntos de Geografia acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de Geografia nas provas dos vestibulares e do Enem.

Vamos exercitar o que aprendemos?

(UNIP) A Ásia Monçônica, o litoral do Japão e a Planície Chinesa, são áreas da Ásia que têm em comum:

a) a forte concentração industrial;
b) a grande exploração de petróleo;
c) o intenso aproveitamento de riquezas minerais;
d) a alta densidade populacional;
e) uma economia exclusivamente agrícola.

RESPOSTA LETRA D.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.