Regiões da Ásia: conheça suas características e aspectos físicos

O continente asiático é dividido em 6 regiões: Ásia Central, Ásia Meridional, Ásia Setentrional, Sudeste Asiático, Oriente Médio e Extremo Oriente. Saiba mais!

As Regiões da Ásia compreendem uma área de mais de 43 milhões de km2, o que forma o maior continente do mundo. Além disso, os países asiáticos abrigam uma população de mais de 4 bilhões de habitantes.

Por isso há uma grande diversidade tanto nas paisagens quanto na população do continente asiático. Nesta aula você vai conhecer as diferentes regiões da Ásia, os países que fazer parte de cada uma e suas principais características.

Quais são as regiões da Ásia

O continente asiático é dividido em 6 regiões:

  • Ásia Central
  • Ásia Meridional (Sul)
  • Sudeste Asiático
  • Ásia Setentrional (Norte)
  • Oriente Médio
  • Extremo Oriente

Devido a essa divisão, esse continente apresenta uma pluralidade marcada pela história de grandes civilizações, que são:

  1. A Sínica (China, Mongólia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan e Sudeste Asiático).
  2. A Hindu (Índia).
  3. A Islâmica (Oriente Médio).

Introdução ao continente asiático

Aproveite agora esta introdução aos estudos sobre as regiões da Ásia com o professor Rafael Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, neste resumo simples e rápido:

Observe agora no mapa a seguir a divisão das regiões da Ásia:Mapa das regiões da Ásia

Países de cada região da Ásia

  • Ásia Central: Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Tajiquistão e Quirguistão.
  • Ásia Meridional: Paquistão, Índia, Bangladesh, Butão, Nepal e Sri Lanka.
  • Sudeste Asiático: Brunei, Mianmar, Camboja, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Vietnã, e Timor-Leste.
  • Extremo Oriente:  China, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Taiwan, Hong Kong, Mongólia e Macau.
  • Oriente Médio: Afeganistão, Arábia Saudita, Bahrain, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Síria e Turquia.
  • Ásia Setentrional: Rússia.

Leia também

Características das regiões da Ásia

Em seguida vamos aprender agora um pouco sobre a parte física de cada uma das regiões da Ásia. Vamos descobrir qual o clima, tipo de vegetação e a hidrografia presente em cada região.

Ásia Setentrional

A Ásia Setentrional possui clima polar e subpolar, ou seja, seus invernos são rigorosos e atingem até a temperatura de -50° C. A vegetação Taiga ou Floresta de Coníferas (forma de cones) e a Tundra (resiste a baixas temperaturas) predominam na região.

Em relação à parte hidrográfica, os rios são extensos e usados para a geração de energia. Os rios principais são: Ob, Ienissei e o rio Lena. Uma curiosidade é o Solo Tchernozion, que é rico em nutrientes e apresenta alta produtividade agrícola.

Vegetação da Ásia SetentrionalFloresta de Coníferas

Ásia Central

Essa região da Ásia apresenta clima seco e semiárido, vegetação de estepes e áreas desérticas. Dois grandes rios se destacam: Amur Daria e o Syr Daria. Além disso, a parte central do continente asiático é marcada por muitos conflitos.

Oriente Médio

Nesta região o fator climático é crucial, pois ela é composta de desertos. Os rios Tigre e Eufrates possuem grande valor histórico e cultural.

No Oriente Médio há muita escassez de chuvas e por isso a vegetação é composta de plantas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco, desértico. Uma curiosidade dessa região é a concentração de jazidas de petróleo e os constantes conflitos entre árabes e israelenses.

Sudeste Asiático

Nessa região há a presença de um clima equatorial que favorece a presença de florestas exuberantes. Além disso, no Sudeste Asiático há grande ocorrência de abalos sísmicos, vulcões e terremotos. Destaque para o tsunami (onda oceânica) de 2004 na Indonésia que atingiu mais de 250 mil pessoas.

Extremo Oriente

No Extremo Oriente o clima é subtropical e temperado. Portanto, as florestas também são subtropicais e temperadas, com exceção do oeste da China que apresenta clima frio de montanha e vegetação xerófila e de estepes.

Ásia - Monte Fuji - JapãoMonte Fuji (Japão)

Ásia Meridional

A vegetação predominante na Ásia Meridional são as florestas tropicais nas áreas úmidas. Enquanto isso, nas áreas semiúmidas existe a presença de savanas. É nesta região da Ásia que está localizada a Cordilheira do Himalaia, uma cadeia de montanhas, onde se destaca o Monte Everest, com 8.848 metros de altitude.

O clima é o tropical, caraterizado pelo regime das monções. Esse regime é o fenômeno que acontece com a direção dos ventos, que podem ocasionar secas prolongadas ou grandes períodos de chuvas. Desse modo, as secas ocorrem no inverno, de dezembro a maio, e as chuvas de junho a novembro caracterizam a monção de verão.

Exercícios sobre as regiões da Ásia

1 – (SANTA CASA/2020)    

Mapa da Ásia(www.climatempo.com.br, 03.07.2018.)

As informações representadas no mapa indicam a

a) influência da continentalidade na Ásia.

b) atuação da zona de convergência intertropical.

c) formação das chuvas de monções.

d) interferência do aquecimento global na Ásia.

e) mudança climática provocada pelo El Niño.

2 – (UESB BA/2018)    

Os conhecimentos sobre o relevo terrestre permitem afirmar que as

01. terras emersas, em geral, oferecem uma superfície regular e uniforme.

02. eminências geográficas são porções de terrenos situados abaixo do nível das planuras.

03. áreas mais elevadas, contra o que poderia supor-se, são encontradas nas porções centrais dos continentes.

04. alturas médias das partes do mundo colocam a Ásia em primeiro plano, com acima de 1.000m, e a Austrália, com a média mais baixa, aproximadamente 210m, entre todos os continentes.

05. planícies são extensões de terrenos planos, com superfícies, geralmente, a nível ou levemente inclinadas em algum sentido, constituindo os elementos de segundo plano no relevo, por cobrir uma menor extensão entre as terras emersas.

3 – (FGV/2013)    

Observe o mapa abaixo:

Variação da cobertura florestal por região, 1990-2010Variação da cobertura florestalFAO. Global Forest Resources Assessment, 2010. Disponível em:
http://www.fao.org/forestry/fra/62219/en/

Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

a) Entre 2000 e 2010, como resultado da recuperação de áreas degradadas e de programas de reflorestamento, a extensão das florestas aumentou no continente asiático.

b) Na América do Sul, devido à expansão das fronteiras agrícolas, o ritmo de devastação florestal se acelerou entre os intervalos 1900-2000 e 2000-2010.

c) Entre 1990 e 2010, mais de 3 milhões de hectares de florestas foram recuperados ou cultivados no continente europeu.

d) Em termos mundiais, a partir de 2000, observa-se aumento da perda líquida de florestas.

e) A América do Norte e Central não apresentou ganhos ou perdas significativas em sua cobertura florestal entre 1990 e 2010, pois toda a sua cobertura florestal encontra-se protegida em Unidades de Conservação.

4 – (UEFS BA/2013)    

Clima em regiões da Ásia

A disposição das terras emersas asiáticas e a localização do oceano Índico geram uma circulação atmosférica singular.

Sobre essa circulação, é correto afirmar:

a) Os centros de baixa pressão, no verão, são encontrados no oceano Índico.

b) A dinâmica sazonal das monções caracteriza o clima tropical de toda a Ásia Ocidental.

c) O deslocamento da zona de convergência intertropical, durante o inverno, é o que distingue a circulação atmosférica, na vasta área das monções.

d) O regime das monções está associado aos centros de baixa pressão atmosférica, que se alternam sazonalmente entre o oceano e o continente.

e) O oceano Índico funciona, no verão do Hemisfério Norte, como um reservatório de calor, e suas águas ficam mais aquecidas que a massa de terras localizada ao sul.

GABARITO: 

  1. C
  2. 04
  3. A
  4. D
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel