Formas de Relevo – Geografia Enem

Revise Geografia com o Blog do Enem e arrase nas provas!

Salve querido(a) candidato(a), tudo tranquilo? Não? Então, acalme-se! Agora tudo vai ficar favorável, pois falaremos sobre as formas do relevo! Assunto que adora aparecer nos vestibulares.

A formação do relevo é o resultado de ações antigas e recentes, causadas pela natureza (agentes endógenos e exógenos) e pelo homem, ou seja, o relevo é dinâmico, em constante transformação.

enem

A sua “história” é contada pelos seus desníveis, fisionomias, diferenças de altitudes e tudo que faça parte da sua composição e que dá a forma às paisagens. Vem com a gente revisar Geografia para o Enem!

Para entendermos melhor, foi feita uma classificação, diferenciando cinco formas de relevo diferentes: planície, planalto, montanhas, depressão e serra. Essas formas nos fazem entender tanto o meio natural, quanto a influência sobre as sociedades.

  • PLANÍCIES

As planícies, são as formações, em geral, mais planas, ou seja, um relevo pouco acidentado, resultando em áreas de baixas altitudes. Essas áreas são as mais propensas a receberam grande quantidade de sedimentos. Na verdade, sua formação é basicamente sedimentar.

1

Essas áreas são suscetíveis à alagamentos, principalmente as áreas que tem cursos d`água mais intensos. Por serem mais planas, a ocupação humana fica facilitada. Quando se apresentam mais ao interior, acaba sendo ocupada por grandes plantações e/ou criações de gado.

Geralmente são encontradas nas áreas litorâneas e fluviais. Lembrando que nem todo litoral é formado por planície e nem as áreas fluviais.

  • PLANALTOS

Como o próprio nome sugere, são áreas mais ou menos planas, mas no alto, com altitudes superiores a 200 metros. Seus limites são bem marcados, geralmente pelas escarpas (formações íngremes que ligam a planície ao planalto) e por serras. Apesar de apresentar essas áreas planas, elas são mais onduladas e até acidentadas do que as planícies.

2

Visão de um planalto marcado pelas escarpas

Por apresentarem altitudes maiores do que as planícies, eles apresentam maior desgaste, ou seja, o processo erosivo é mais acelerado, as vezes, deixando as formas mais arredondadas. Pela sua formação, podem ser de três tipos diferentes: formação Basáltica (vulcões), Cristalino (ígneas intrusivas e metamórficas) e os Sedimentares (rochas sedimentares).

  • DEPRESSÕES

Dá para se dizer, que são a parte negativa do relevo. Como assim? Como ela sempre fica pelo menos, 200 metros abaixo do local de referência, é tido como a parte negativa.

As depressões podem ser Relativa, quando ela não chega ao nível do mar ou Absoluta, quando ela fica abaixo do nível do mar.

3

Geralmente são formadas de duas maneiras diferentes. Uma é pelo desgaste natural da região, de forma bastante lenta e a outra é pelo movimento epirogenético, quando a área “afunda” graças as forças endógenas.

  • MONTANHAS

É um tipo de relevo com elevações acentuadas, apresentando grandes altitudes e declividades. Quando aparecem em conjunto, temos a formação das cadeias montanhosas ou cordilheiras.

4

Sua formação é variada, podendo ser através de vulcões, as de dobramentos, as de falhas e as de erosão.

As de formação dobradas são as mais recentes, datadas de Era Cenozóica do Período Terciário, ainda em formação pelos movimentos das placas tectônicas, como no caso dos Alpes (Europa), Cadeia de Atlas (África), Cordilheira do Himalaia (Ásia), Montanhas Rochosas (América do Norte) e a Cordilheira dos Andes (América do Sul).

  • SERRAS

As serras, de uma forma bastante generalizadas, são formadas através do desgaste das montanhas, ou seja, são conjuntos de montanhas muito erodidas, no entanto, como uma das principais características das serras é o formato bastante arredondado do seu topo, formando quase que uma meia laranja e entre as montanhas desgastadas, temos os vales.

55

Então queridão, queridona, tudo assimilado? Ficou com alguma dúvida? Dá uma espiadinha na vídeo aula e depois responda as questões, ok?

Para finalizar a sua revisão, veja esta videoaula da professora Duda sobre as formas de relevo:

Exercícios

1 – (UFRN) O Rio Grande do Norte apresenta um elevado potencial turístico, principalmente em decorrência das belezas de sua paisagem litorânea, destacando-se algumas formas do relevo cuja configuração está associada a processos erosivos desencadeados pela ação de diferentes agentes.

Observe a figura:

6
Paisagem litorânea do Rio Grande do Norte

Considerando os elementos da paisagem litorânea expostos na Figura, pode-se afirmar que esta corresponde a uma

a) falésia, constituída pela deposição de areia paralelamente à costa, em decorrência da erosão eólica.

b) restinga, formada pela consolidação da areia de antigas praias, em decorrência da erosão marinha.

c) falésia, formada a partir de processos de erosão marinha, que originam paredões escarpados.

d) restinga, constituída a partir de processos de erosão eólica, que formam costas íngremes.

2 – Observe a imagem a seguir:

7

A fisionomia retratada na foto acima é naturalmente típica de:

a) regiões de planície, por estar em um relevo aplainado que não propicia o escoamento em velocidade dos cursos d’água, resultando na formação de meandros.

b) regiões de planalto, pois se manifesta em superfícies onduladas geralmente delimitadas por escarpas, o que se percebe pelas oscilações existentes no leito do rio.

c) regiões de planície, por se tratar de uma bacia de drenagem composta por uma floresta densa, o que só acontece nesse tipo de relevo.

d) regiões de planalto, uma vez que os processos erosivos são favorecidos pela velocidade de vazão do rio.

e) depressões absolutas, porque nessas regiões a pressão atmosférica é maior e resulta em uma ausência de coesão na organização das paisagens.

3 – Sobre as formas de relevo existentes na superfície terrestre, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas.

b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.

c) Nas planícies, o processo de erosão não é muito acentuado, havendo uma deposição de sedimentos em menor grau em comparação com as demais formas de relevo.

d) As cadeias montanhosas encontram-se, geralmente, nas mais recentes formações geológicas.

GABARITO

1 – C

2 – A

3 – C

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.