Fontes de Energia – Aula de Geografia vestibular e Enem.

Revise sobre as Fontes de Energia em mais uma aula de Geografia Enem. Tire suas dúvidas sobre as principais matrizes energéticas do Brasil

Fontes de Energia está na pauta de atualidades e também de Geografia e Ciências para os vestibulares e o Enem. Confira esta revisão para você se garantir nas provas.

A energia hidráulica é tida como a melhor fonte de energia disponível, pois é renovável e de baixa geração de poluição. O Brasil é um dos países com a maior participação desta fonte na matriz energética.

matriz energética
matriz energética do Brasil

E há espaço para crescer, pois até 1990 apenas 25% do potencial para a obtenção de energia elétrica estavam implementados. Restavam 75% do potencial hidráulico dos rios brasileiros a serem aproveitados como fontes de energia. Em 2016 entram novas usinas hidroelétricas em operação, e estes números se modificam.

Mas no tocante à produção de eletricidade, a fonte hidráulica ganha longe das demais. A composição da Matriz Energética do Brasil está distribuída da seguinte maneira:

Matriz Energética (2014)
Fonte Percentual
1 Hidrelétricas 65,3
2 Usinas a gás 10,5
3 Biomassa 7,5
4 Energia importada 6,4
5 Usinas a Óleo 5,8
5 Usinas Nucleares 1,6
6 Usinas a Carvão 1,5
7 Energia Eólica 1,4

  As fontes de energia, assim como todos os recursos naturais que o homem utiliza, podem ser de dois tipos: as renováveis, isto é, que podem ser aproveitadas indefinidamente, tais como a biomassa, a energia hidráulica, a solar, os ventos, etc.; e as não-renováveis, constituídas pelos recursos que existem em quantidade limitada no planeta e tendem a esgotar-se, como é o caso do petróleo, do carvão mineral, do urânio, e do xisto betuminoso.

As fontes de energia não-renováveis portanto, apresentam o problema de se esgotarem completamente daqui a algumas décadas ou séculos. Além disso, normalmente elas provocam maior poluição que as fontes renováveis. Os combustíveis fósseis, tais como o petróleo e o carvão, são os mais poluentes de todos, tendo uma grande parte de responsabilidade pela poluição atual dos oceanos, da atmosfera, dos solos e rios.

Energia e Indústria

A industrialização de uma sociedade sempre provoca um notável aumento do consumo energético. As fontes de energia constituem um dos pré-requisitos básicos para o desenvolvimento da atividade industrial, pois para haver fábricas é necessário que existam petróleo, carvão, além de matérias-primas – minérios, madeiras, etc. No Brasil, notamos que o setor que mais gasta energia é o industrial, com mais de 40% do total. Em segundo lugar, vêm os transportes, com mais de 20%. Depois aparecem, como maiores consumidores de energia, o setor residencial, o comércio e o setor público.

Energia hidroelétrica

O potencial hidráulico brasileiro é considerado o 3° do mundo, e sua utilização, apesar de cerca de 70% desse potencial permanecer ainda aproveitado, tem sido intensa, pois cerca de 93% da eletricidade do país provém das usinas hidrelétricas. Como podemos observar, a energia hidráulica pode perfeitamente suprir todas as necessidades brasileiras de eletricidade até bem depois do ano 2000.

E ela apresenta uma série de vantagens em relação à em usinas termelétricas e atômicas. Uma delas é que a água não se esgota, outra que seu custo operacional é menor que o das usinas nucleares e termelétricas. Outra vantagem é o fato de ser menos poluente que essas outras formas de obtenção de eletricidade.

A grande desvantagem das usinas hidroelétricas é o espaço que ocupa com o lago artificial imposto pela construção da usina: com o represamento do rio e a formação do lago, sempre há perda de bons solos agricultáveis e a necessidade de remoção de populações.

Dica 1 – Conheça a história da descoberta e do inicio do processo de extração do Petróleo no Brasil em mais uma aula de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/petroleo-brasil-geografia-enem/

O carvão mineral

As maiores reservas nacionais de carvão mineral encontram-se no sul do país, em formações sedimentares do Paleozóico, e vão do Rio Grande do Sul ao Paraná. As jazidas de melhor qualidade encontram-se em Santa Catarina, de onde se extrai a maior parte de carvão utilizado no país. O Brasil é um país importador de carvão mineral, não tanto devido à carência desse produto e sim pelo fato de os altos-fornos das siderúrgicas necessitarem de carvão de boa qualidade, que não deixa resíduo.

A energia nuclear

No final da década de 60, o governo brasileiro começou a definir o Programa Nuclear Brasileiro, em especial o acordo nuclear com a Alemanha, que vem sendo objeto de inúmeras críticas, por vários motivos:· Em primeiro lugar, foi uma decisão tomada de “cima para baixo”, isto é, sem consulta à população e nem a associações científicas do país.

Em segundo lugar porque se percebeu que o argumento usado para assinatura do Acordo Nuclear era falso, pois o potencial hidráulico do país não estava se esgotando (como foi dito). Devemos lembrar, ainda, que os custos de construção e operação das usinas nucleares são bastante altos, cerca de 3 vezes mais que os de uma usina hidroelétrica equivalente. Além disso, os riscos que a energia nuclear envolve são muito enormes.

Geografia Enem Usina Nuclear de Angra dos Reis

Dica 2 – Você é daqueles que é meio perdido nos horários? Acompanhe esta aula sobre o Fuso Horário e saiba tudo para a prova de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-revisao-geografia-enem/

Termelétricas – Biomassa, Gás, Óleo e Carvão Mineral

Há uma diversidade de fontes de produção de energia térmica no Brasil. Na prática são ‘máquinas a vapor’ que consomem combustível na queima para produzir vapor que gira as turbinas que produzem a energia elétrica.

As Usinas a Gás lideram o grupo, com 10,5% da matriz energética. Em seguida vêm a queima de matéria orgânica como a palha da cana de açúcar, palha de arroz, aparas de madeira e outros rejeitos vegetais, e mesmo resíduos orgânicos de origem animal como estrume de gado, com 5,5% da produção.

A produção de energia em usinas a óleo combustível(petróleo) respondem por 5,8% da matriz energética. Em seguida as usinas a carvão produzem 1,5% da energia no Brasil.

Outras fontes

Além das fontes de energia anteriores, oferecem alguma importância para o Brasil outras fontes que são:

Xisto betuminoso. O Brasil é um dos países que possuem grandes reservas de xisto, localizadas principalmente na área da formação Irati, que vai de São Paulo até o Rio Grande do Sul. O aproveitamento desse minério ainda é muito pequeno devido a inúmeras dificuldades técnicas e ocorrências de poluição a serem superadas.

A lenha e o carvão vegetal sempre desempenharam um papel importante para a industrialização brasileira, tendo sido fonte básica para um grande número de indústrias. Mas sua importância foi decaindo com o tempo. Seu uso implica um desmatamento muito grande, e o reflorestamento da área desmatada torna a exploração dessa fonte inviável economicamente.

Energia solar. Essa fonte de energia mostra um futuro promissor no país, porém a tecnologia para uso dessa fonte encontra-se ainda em estágio incipiente. Seu uso mais comum, no Brasil, é para aquecimento de água em residências e hotéis. Entretanto, a tecnologia existente, ainda rudimentar, aproveita muito pouco da enorme quantidade de energia proveniente dos raios solares, além de ainda não dominar perfeitamente a técnica de armazenamento.

figura_45.jpg Central eólica de Bom Jardim da Serra – SC

Saiba mais sobre Fontes de Energia nesta aula do canal Descomplica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Exercícios

Questão 01

(UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

figura_46.jpg

Há 34 anos, os governos do Brasil e da Alemanha firmavam programa de cooperação que previa a construção de oito centrais termonucleares, além de usinas de enriquecimento de urânio e de reprocessamento do combustível nuclear.

Além das irregularidades apontadas na reportagem, o atual programa nuclear brasileiro tem como principal problema:

a) risco de poluição ambiental

b) inviabilidade da tecnologia adotada

c) ausência de fontes de investimentos

d) indisponibilidade de mão de obra qualificada

Dica 3 – Relembre sobre os Principais Movimentos do Planeta Terra em mais esta aula preparatória para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Enem! – https://blogdoenem.com.br/terra-principais-movimentos-geografia-enem/

Questão 02

(UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso). Leia o texto abaixo.

Biocombustíveis revolucionarão a geopolítica mundial. E o Brasil está no centro disso. Definitivamente não resta mais dúvida alguma que os biocombustíveis vieram pra ficar. Uma combinação inédita na história econômica mundial entre, de um lado, uma alta dos preços do barril de petróleo […] e, de outro lado, o desenvolvimento de tecnologias de uso que asseguraram conforto e segurança ao consumidor final para mudar de combustível sem maiores traumas. Tudo isso levou-nos a um estágio decisivo em que nos encontramos hoje: o momento crítico para a conquista definitiva da credibilidade e consolidação dos biocombustíveis na matriz energética mundial.

Disponível em: <www.biodieselbr.com>. Acesso em 06/07/2009.

Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.

a) Na categoria biocombustíveis estão incluídos, por exemplo, o álcool, o biodiesel, o petróleo, o querosene e o gás natural.

b) A obtenção do biocombustível se dá a partir do chorume oriundo do processo de compactação do lixo orgânico.

c) O biocombustível é uma alternativa viável que apresenta vantagens ambientais, econômicas e sociais, como a redução da poluição.

d) A cana-de-açúcar é a única fonte da biomassa que pode ser aproveitada para a produção do biocombustível.

e) Para a produção do biocombustível, o Brasil importa tecnologia em todo processo de produção devido à ausência de incentivos governamentais.

Questão 03

(UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte). Para responder a essas questões, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Marque a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, de acordo com o seguinte código:

( ) A preocupação com o meio ambiente e a possibilidade de esgotamento das fontes não renováveis de energia são fatores que levaram ao desenvolvimento da produção de biocombustíveis.

( ) O espaço físico do país favorece a produção de biocombustíveis, pelo fato de apresentar condições adequadas para o cultivo do milho e da beterraba, matérias-primas para a produção do etanol.

( ) A redução da área plantada destinada à produção de alimentos e o aprofundamento da questão fundiária constituem-se riscos socioeconômicos da produção de biocombustíveis.

( ) Os riscos ambientais são de intensa gravidade, na produção dos biocombustíveis, pois a expansão de policulturas compromete a biodiversidade dos ecossistemas regionais.

Sobre a produção de biocombustíveis, no Brasil, é correto afirmar:

a) V V F F

b) F F V V

c) V F V F

d) V V V V

Questão 04

(UFAL – Universidade Federal de Alagoas). “Os depósitos de carvão mineral localizam-se numa estreita faixa de terrenos paleozoicos que se alonga desde São Paulo até o Rio Grande do Sul, quase sempre em contato com terrenos cristalinos do Escudo. Os maiores depósitos correspondem ao que se denominava Série Tubarão, que data do Carbonífero.” Mas o carvão brasileiro apresenta uma série de inconvenientes, entre os quais podem ser mencionados:

1) o seu baixo poder calorífico;

2) o percentual de matérias voláteis;

3) os maiores depósitos não se encontram muito afastados do mar;

4) a possibilidade de exploração a céu aberto;

5) o fato de conter piritas de enxofre.

Estão corretas apenas:

a) 1 e 2

b) 2 e 4

c) 3 e 4

d) 1, 2, 3 e 5

e) 1, 2 e 5

Questão 05

Analise o mapa e as frases sobre o sistema elétrico:

figura_47.jpg

I. No Brasil, apesar de a maior parte da produção de energia elétrica ser originária de hidrelétricas, cerca de metade de seu território utiliza, predominantemente, energia produzida por termoelétricas.

II. O Brasil apresenta vastas áreas ainda não interligadas ao sistema elétrico, pois a tecnologia para se transportar energia entre grandes distâncias é ainda pouco conhecida no país.

III. O aproveitamento hidrelétrico está próximo de seu limite nas principais regiões consumidoras do Brasil, o que fez aumentar, a cada ano da última década, a geração de energia elétrica por fontes alternativas, como a nuclear e a de carvão.

Está correto o que se afirma em:

a) I apenas.

b) II apenas.

c) I e III apenas.

d) II e III apenas.

e) I, II e III.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!