Clima e Vegetação da Europa: aula grátis de Geografia Enem, Encceja e Vestibular.

Você sabe a diferença da tundra para as estepes? Então revise o clima e a vegetação da Europa e arrase na prova de Geografia do Enem!

E aí, tudo certinho? Veja na aula de hoje os principais aspectos da cobertura vegetal no Continente Europeu. As principais variações estão vinculadas às regiões climáticas.

Os temas de Meio-Ambiente da Europa, quando cobrados no Enem deixam os candidatos com muitas dúvidas, pois eles ficam de lado na maioria dos Cronogramas de Estudos.

Então, se liga aqui. Porque, se cair, você vai arrancar na frente com as dicas sobre o clima e a vegetação da Europa

O Clima da Europa

Como é característico, o clima influencia diretamente na formação da vegetação dos locais. Não se vê uma vegetação de formação florestal em áreas desérticas ou mesmo em regiões polares, por conta do clima.

A vegetação da Europa não seria diferente. Analisando primeiramente o clima, ele não é complicado de entender. Primeiro veja o Mapa, com calma, e, em seguida, leia as descrições de cada característica climática no ‘velho continente’:1

Os climas europeus:

  • Temperado oceânico: elevado índice pluviométrico, especialmente na primavera e no inverno, e temperaturas amenas.
  • Temperado continental: localizado no centro e leste da Europa, as chuvas tem menos incidência que no temperado oceânico e amplitudes térmicas mais elevadas.
  • Clima de montanha: ocorre em áreas de relevo de grandes altitudes, como os Alpes e Pireneus. Nessas áreas, as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano, os invernos são extensos e rigorosos, constituídos por nevadas e geadas.

 

  • Subpolar: próxima à região ártica, é constituída por duas estações bem definidas: o inverno é extremamente rigoroso e longo, com temperaturas que atingem -50ºC e verão é bastante curto, com temperaturas que variam entre 16ºC e 21°C.
  • Mediterrâneo: encontrado no sul da Europa, caracterizado por verões quentes e invernos mais amenos. Há duas estações bem definidas, seca no verão e chuvosa no inverno.

 

A Vegetação da Europa

A vegetação da Europa varia por conta dos diferentes tipos de solos e climas. Hoje, a vegetação europeia é muito restrita, pois foi muito devastada, por muitos séculos.2

  • Tundra: comum em regiões de clima subpolar, vegetação constituída por musgos, gramíneas, arbustos e liquens. Floresce no verão, porém, não dura mais de 7 semanas.
  • Floresta conífera: formação vegetativa constituída por pinheiros em áreas do sul, como pinus e eucalipto.

 

  • Floresta temperada: composta por pinheiros, além de árvores como a faia e o carvalho. Essas árvores têm característica de perder as folhas no inverno, conhecidos por floresta caducifólia.
  • Estepes: vegetação composta por herbáceas ou gramíneas provenientes dos solos férteis.
  • Vegetação mediterrânea: composta por vegetação xerófita, plantas típicas de regiões secas, tais como maquis e garrigues.

Ficou com alguma dúvida sobre o clima e a vegetação da Europa? Dá uma olhada na videoaula e não esqueça de fazer os exercícios a seguir. Bons Estudos!

Videoaula

Exercícios

1 – Faça a correspondência entre o tipo de clima e a vegetação existente na Europa:

(A) Clima Polar
(B) Clima Temperado Oceânico
(C) Clima Temperado Frio
(D) Clima Temperado Continental
(E) Clima Mediterrâneo.

( ) Tundra
( ) Estepes
( ) maquis e garrigues
( ) florestas quase totalmente destruídas
( ) floresta boreal

2 – Vegetação que aparece nas altas latitudes com curtos verões, na Europa:

a) Estepes

b) Coníferas.

c) Tundra.

d) Savanas.

e) Sahel.

3 – Vegetação arbustiva, característica de clima seco, solos pobres e temperatura média amena. Na Europa, é a vegetação:

a) Tundras.
b) Floresta temperada.
c) Coníferas.
d) Mediterrânea.
e) Estepes.

GABARITO

1 – A-B-E-D-C

2 – C

3 – D

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.