Os Climas e a Vegetação da Europa: resumo de Geografia Enem

Veja os climas Temperado Oceânico, Temperado Continental, Mediterrâneo, Frio de Montanha, Polar, e a diferença entre Tundra e Estepes na aula de Geografia sobre a Europa.

E aí, tudo certinho? Veja na aula de hoje os principais aspectos da vegetação da Europa. As principais variações estão vinculadas às regiões climáticas.

Os temas de Meio-Ambiente da Europa, quando cobrados no Enem, no Encceja ou nos vestibulares deixam os candidatos com muitas dúvidas. Afinal, estes temas do Continente Europeu acabam ficando de lado na maioria dos Cronogramas de Estudos dos cursinhos no Brasil.

Mas, há questões relevantes na vegetação da Europa: a Tundra mais ao Norte, as Florestas Temperadas do centro da Europa, e também áreas desérticas e aquelas que ficam praticamente em condições de frio extremo perto do polo Norte.

Então, se liga aqui. Porque, se cair, você vai arrancar na frente com as dicas sobre o clima e a vegetação do Continente Europeu, que também é conhecido por “Velho Mundo”.

Aula gratuita: As Características do Continente Europeu

Confira com o professor Rafael Carrieri um resumo simples e rápido sobre o Continente Europeu. Assim fica mais fácil para você apreender o que vem depois nesta aula.

Gostou da aula? Têm mais do professor Raphael Carrieri no canal do Curso Enem Gratuito. Depois  de revisar mais uma vez este vídeo, pra você fixar bem, veja O Clima da Europa e os tipos de Vegetação predominantes.

O Clima da Europa

Como é característico, o clima influencia diretamente na formação da vegetação dos locais. Não se vê uma vegetação de formação florestal em áreas desérticas ou mesmo em regiões polares, por conta do clima.

A vegetação da Europa não seria diferente. Analisando primeiramente o clima, ele não é complicado de entender. Primeiro veja o Mapa, com calma, e, em seguida, leia as descrições de cada característica climática no ‘velho continente’:1

Os climas europeus:

  • Temperado oceânico: elevado índice pluviométrico, especialmente na primavera e no inverno, e temperaturas amenas.
  • Temperado continental: localizado no centro e leste da Europa, as chuvas tem menos incidência que no temperado oceânico e amplitudes térmicas mais elevadas.
  • Clima de montanha: ocorre em áreas de relevo de grandes altitudes, como os Alpes e Pireneus. Nessas áreas, as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano, os invernos são extensos e rigorosos, constituídos por nevadas e geadas.

 

  • Subpolar: próxima à região ártica, é constituída por duas estações bem definidas: o inverno é extremamente rigoroso e longo, com temperaturas que atingem -50ºC e verão é bastante curto, com temperaturas que variam entre 16ºC e 21°C.
  • Mediterrâneo: encontrado no sul da Europa, caracterizado por verões quentes e invernos mais amenos. Há duas estações bem definidas, seca no verão e chuvosa no inverno.

 

A Vegetação da Europa

A vegetação da Europa varia por conta dos diferentes tipos de solos e climas. Hoje, a vegetação europeia é muito restrita, pois foi muito devastada, por muitos séculos.A Vegetação da Europa

  • Tundra: comum em regiões de clima subpolar, vegetação constituída por musgos, gramíneas, arbustos e liquens. Floresce no verão, porém, não dura mais de 7 semanas.
  • Floresta conífera: formação vegetativa constituída por pinheiros em áreas do sul, como pinus e eucalipto.

 

  • Floresta temperada: composta por pinheiros, além de árvores como a faia e o carvalho. Essas árvores têm característica de perder as folhas no inverno, conhecidos por floresta caducifólia.
  • Estepes: vegetação composta por herbáceas ou gramíneas provenientes dos solos férteis.
  • Vegetação mediterrânea: composta por vegetação xerófita, plantas típicas de regiões secas, tais como maquis e garrigues.

Veja as Florestas de Clima Temperado, e a Tundra: vegetação da Europa

Ficou com alguma dúvida sobre o clima e a vegetação da Europa? Dá uma olhada na videoaula e não esqueça de fazer os exercícios a seguir. Bons Estudos!

Muito bom o resumo do professor Carrieri.  Veja agora uma lista de fatores que influenciam o Clima em todas as partes do mundo.

Fatores que Influenciam o Clima na Terra:

Latitude – Ela indica a distância paralela das faixas do Globo Terrestre em relação à linha do Equador. Quando mais distante da linha do Equador, menor a incidência de raios solares, e menor a temperatura, portanto.

Altitude – Quanto mais elevada a altitude em relação ao nível do mar tanto mais fresco ou mais frio é o ar. Ocorre o chamado Clima de Montanha, onde o ar menos denso reduz a retenção de calor.

Maritimidade – Regiões costeiras como ilhas pequenas ou médias, ou regiões muito recortadas e que ficam muito “para dentro” dos oceanos sofrem influência direta dos ventos e da temperatura da água, o que deixa estas regiões com temperaturas mais amenas em relação às áreas continentais equivalentes em latitude e altitude.

Continentalidade – Por outro lado, quanto mais para “dentro do continente”, e sem a influência direta do clima dos oceanos, ocorrem amplitudes térmicas maiores na variação da temperatura;

Massas de Ar & Ventos – Em algumas regiões do planeta o regime dos ventos é fator de forte influência para a determinação do clima. Na região do Mediterrâneo, por exemplo, os ventos quentes que sofram do Norte da África em direção ao Norte provocam forte influência.

Vegetação – A Floresta Amazônica é o maior exemplo global de como a vegetação densa e úmida daquela área é determinante não apenas para o clima local como interfere até mesmo a milhares de quilômetros de distância, como a formação dos “rios aéreos” por exemplo, que levam umidade originada na Amazônia para cair como chuva nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Urbanização – Algumas mega-cidades são tão grandes que acabam gerando alterações tão intensas como a poluição do ar, eliminação de quase toda a vegetação, solo coberto em grandes estensões por ruas, estradas, casas e edifícios, e que vão modificando (quase sempre para pior) o clima das regiões onde se encontram.  Algumas mega-cidades viram “ilhas de calor”, por exemplo.

Quer aprender mais? Veja uma super aula também sobre Os Climas do Brasil

Agora, hora de resolver os exercícios sobre as características físicas e climáticas do continente Europeu.

Exercícios sobre a Vegetação da Europa

1 – Faça a correspondência entre o tipo de clima e a vegetação existente na Europa:

(A) Clima Polar
(B) Clima Temperado Oceânico
(C) Clima Temperado Frio
(D) Clima Temperado Continental
(E) Clima Mediterrâneo.

( ) Tundra
( ) Estepes
( ) maquis e garrigues
( ) florestas quase totalmente destruídas
( ) floresta boreal

2 – Vegetação que aparece nas altas latitudes com curtos verões, na Europa:

  • a) Estepes
  • b) Coníferas.
  • c) Tundra.
  • d) Savanas.
  • e) Sahel.

3 – Vegetação arbustiva, característica de clima seco, solos pobres e temperatura média amena. Na Europa, é a vegetação:

a) Tundras.
b) Floresta temperada.
c) Coníferas.
d) Mediterrânea.
e) Estepes.

GABARITO

1 – A-B-E-D-C

2 – C

3 – D

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel