Características da Geologia Brasileira – Geografia Enem

Você conhece as características do relevo brasileiro? Não? Então revise geologia para gabaritar as questões de Geografia do Enem e dos vestibulares!

Geologia Brasileira: Você já percebeu que ao seu redor o relevo é variado? Se você não reparou, é porque você se encontra em uma área de um determinado domínio bem extenso. Mas, fique sabendo: toda essa estrutura é herança de uma atividade geológica bastante antiga aqui no Brasil.

Bem, se analisarmos todo o processo histórico de formação geológica brasileira, vamos nos deparar com a formação da Pangeia (lembra? O único continente que depois se separou?), pois ela é muito antiga. Saiba disso e muito mais com este super post de Geografia!

geo

Sabemos que há três estruturas geológicas que formam a superfície terrestre (dobramentos modernos, escudos cristalinos e bacias sedimentares), porém, no Brasil, encontraremos apenas duas:

  • Escudos Cristalinos ou Maciços Antigos – é a estrutura mais antiga, oriunda da solidificação do magma, datada da Era Arqueozóica e Proterozóica, por isso, muito desgastada, fazendo com que a média de altitude do Brasil fique na faixa de 800 metros apenas. Nesta área que encontramos as jazidas de ferro, ouro, prata, bauxita, estanho, níquel, manganês, urânio, entre outros minerais metálicos, principalmente.

Aqui no Brasil destacamos o Escudos das Guianas (ocorre na região norte do país), o Escudo Brasileiro (ocupa a parte central do país) e ainda o Escudo Atlântico (alguns autores incluem ele ao Central). Ela representa apenas 36% do território.

  • Bacias Sedimentares – temos ocorrência das Eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica, sendo formadas pela deposição de sedimentos vindos dos Escudos Cristalinos, ou seja, as Bacias Sedimentares estão em áreas mais baixas do relevo, certo? Nem sempre, porque temos a formação de bacias em áreas no alto dos planaltos. Isso significa que havia áreas mais elevadas naquela região, mas sofreram erosão e foram depositadas nas partes mais baixas daquele planalto. Ocorre na maior parte do território, sendo 64%.

MAPA GEOLÓGICO BRASILEIRO

1
Fonte: http://www.guianet.com.br/brasil/geologia.gif

Você não vai encontrar DOBRAMENTO MODERNO na estrutura geológica do Brasil, pois essa formação ocorre apena na parte oeste da América do Sul. Isso ocorre por conta da movimentação das placas Sul Americana e de Nazca que, ao se chocarem formam os dobramentos que compõem a Cordilheira dos Andes. No Brasil não há a formação desse tipo de relevo pois seu território está localizado no MEIO da placa tectônica (mesmo motivo pelo qual não temos abalos sísmicos de grande intensidade em nosso país).

É claro, que toda a formação dos relevos brasileiros dependeu diretamente dessa estrutura geológica, por isso, para entender mais sobre o relevo, é necessário ter conhecimento da geologia.

Agora que você já sabe as principais características geológicas do território brasileiro, que tal ver uma videoaula para finalizar sua revisão?

 

Agora, lá vão dois exercícios para ver se você está “afiado(a)”:

1 –As altitudes do relevo brasileiro são, em geral, modestas. O ponto mais alto do país não ultrapassa os 3 mil metros: o pico da Neblina (2993m), perto da fronteira do Amazonas com a Venezuela. Cerca de 41% do território nacional tem, no máximo, 200m de altitude; 78% tem até 500m; e 92,7% até 900m de altitude”.

(Adaptado de: VESENTINI, J. W. Brasil: sociedade e espaço. Geografia do Brasil. 32º edição. São Paulo: Editora Ática, 2006. p.252).

As características descritas acima indicam que o relevo brasileiro é:

a) bastante acidentado, com elevada incidência de dobramentos modernos.

b) diretamente influenciado pelas ações recentes de tectonismos.

c) geologicamente antigo, portanto mais desgastado.

d) pouco transformado pelos agentes erosivos e intempéricos.

e) totalmente aplainado, com poucas áreas de depressão.

 

2 – (UEL) A estrutura geológica do Brasil é composta por:

I. Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo 1/3 do território nacional.

II. Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país.

III. Dobramentos modernos que originaram planaltos e relevos montanhosos, formados no Terciário, ocupando cerca de 30% do território nacional.

IV. Escudos cristalinos recentes, pouco desgastados por processos erosivos, que deram origem às formas de relevo no qual predominam os planaltos montanhosos distribuídos por quase todo o território nacional.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

GABARITO

1 – C

2 – A

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel