As Fontes de Energia do Brasil! – Geografia Enem & Encceja

Então, jovem ser estudante, tudo certo? Neste post, falarei sobre a importância das fontes de energia do Brasil, ou seja, de que maneira, o Brasil tem sua “força” para mover a produção industrial, fazer carros, trens, navios e aviões se deslocarem, iluminar as cidades e para esquentar os chuveiros. Confira aula gratuita.

As fontes energéticas são fundamentais para qualquer país no mundo, seja ele produtor ou não. Antes de começar com as fontes individualmente, é fundamental que você saiba que o Brasil é um país que tem a sua matriz energética é em sua maior parte, NÃO-RENOVÁVEL.

Porém, com um alto índice de energia RENOVÁVEL. Se compararmos com a matriz energética do mundo, aí é que notamos a diferença. Veja a composição da Matriz Energética do Brasil, e depois confira as fontes de energia.1

Petróleo: Fonte utilizada a partir de meados do século XX com a criação da Petrobrás. O “ouro negro”, como era chamado, fez com que o Brasil atraísse muitas multinacionais, ampliando o mercado brasileiro. Por um certo período, o Brasil se intitulou como autossuficiente na produção petrolífera.

Mas, mesmo assim, dependente do mercado externo por conta do tipo de petróleo que compramos: o mais fino. Hoje o setor passa por uma crise por conta de toda a corrupção descoberta na Petrobrás no período de 2004 a 2015. Essa instituição é a principal exploradora de petróleo no país e uma das maiores do mundo.

No entanto, a corrupção durante os governos de Luís Inácio Lula da Silva, e Dilma Roussef, fez com que a Petrobrás perdesse um patrimônio bilionário. O escândalo da corrupção na Petrobrás ficou conhecido como Lava-Jato.

A maior área de produção no Brasil é na bacia de Campos, litoral da região Sudeste. Em áreas continentais, a produção é bem pequena, quase insignificante.2

Ainda temos um potencial muito grande a ser explorado, principalmente no Bolsão de Tupy.

Essa região é a maior área de extração de petróleo encontrada no Brasil.3

Aula Gratuita sobre as Fontes de Energia

Confira com o professor Rafael Carrieri, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo sobre as Fontes de Energia. Em seguida continue para ver o Etanol, o Carvão, a Energia Nuclear, a Biomassa e outros combustíveis.

Muito bom o Carrieri. Agora, continue:

Etanol: O etanol é produzido por meio da cana-de-açúcar, que por sinal, é muito bom, já que a cana fornece um elevado potencial de produção de álcool. O plantio de cana é facilitado pela condição climática.

Esse combustível é considerado verde, ou seja, polui como os outros, mas no desenvolvimento da plantação, a cana-de-açúcar retira mais gás carbônico para a fotossíntese do que produz na queima do combustível.

Dica 1: E por falar em clima, que tal revisar o Clima Brasileiro? Clique aqui e não deixe dúvidas para a hora da prova!4

Gás Natural: O gás natural serve como fonte de energia alternativa em alguns locais do país. Além da pequena produção nacional, o Brasil tem um acordo com a Bolívia de importação de gás através do gasoduto.

Algumas indústrias e residências são beneficiadas, além dos automóveis. De todos combustíveis fósseis é o menos poluente.5

Carvão Mineral: O Brasil não tem uma dependência significativa de carvão. No entanto, no sul do país é onde existe a extração. As jazidas ficam no sul de Santa Catarina, em cidades como Criciúma e Lauro Müller.

Mas como a qualidade de carvão nacional não é muito boa e o carvão importado é muito caro, o que existe hoje é uma mistura entre eles para ficar mais viável economicamente.6

Hidrelétricas: de todas as fontes de energia do Brasil, as hidrelétricas são as grandes responsáveis pela produção de energia do país: mais de 90%. Como o Brasil tem muitos rios de planalto, acaba aproveitando esse potencial.

Porém, existem algumas regiões que esse recurso não é muito bem aproveitado (onde não é bem aproveitado? Acho importante explicar quando uma frase é colocada para não deixar mais dúvidas no estudante).

É uma energia limpa em sua produção, mas com o alagamento para formar as represas, ela gera impactos ambientais. Dentre as maiores temos Itaipú (binacional – o que é isso, será que não vale a pena explicar também?) e Belo Monte.7

Biomassa: Como usamos muita cana, o refugo (o que é o refugo da produção)? da produção pode gerar energia também. Assim como o lixo, que é utilizado em alguns locais do país.

Essa forma, acaba reduzindo a poluição. (achei esse parágrafo muito confuso. Acho que aqui podemos dizer onde é que existe esse tipo de produção. Essa parte do lixo, por exemplo, podemos explorar mais. Não ficou claro que o lixo é usado para gerar energia.)8

Biocombustíveis: além do etanol, a mamona e a semente de girassol podem gerar o biodiesel. Mas ainda está em fase inicial de produção.9

  • Maremotriz: produção de energia por meio das ondas e marés. Utilizada em áreas com grandes amplitudes de marés, comum no Norte e parte do Nordeste do país.10
  • Energia Nuclear: somos grandes produtores de urânio, mas não desenvolvemos técnicas para o beneficiamento. Assim, a nossa produção nuclear é bastante limitada. Ela é produção em Angra I e II, no Rio de Janeiro.
Dica 2: Viajou na Energia Nuclear? Então, que tal, revisar uma aula de física que explica direitinho como acontece a liberação da energia no núcleo do átomo. Clique aqui e tire suas dúvidas!11

Energia Solar: o Brasil tem grande potencial de geração de energia solar. Porém, os custos são bastantes elevados.

Essa fonte de energia é infinita e existe duas formas de utilização: fotovoltaica e aquecimento. (Será que não vale uma pincelada do que é cada uma delas aqui. Fico com a sensação de “Tá, o que é isso?”)12

Energia Eólica: no litoral brasileiro, a disponibilidade é bem grande, mas ocorre a mesma questão da energia solar: os custos são altos.

Mas já existem alguns parques eólicos em funcionamento no Brasil. (onde?)13

Então, entendeu certinho quais são as principais fontes de energia do Brasil? Se ainda ficou com dúvida, veja a videoaula e depois faça os exercícios, ok? Bons estudos!

Videoaula

Exercícios

1 – Brasil é o sétimo maior consumidor de energia do mundo, diz Banco Mundial

O Brasil ficou com a sétima colocação no ranking dos maiores consumidores de energia do mundo. O país ficou atrás de China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha e conta com cerca de 99% da população já com acesso ao serviço, segundo relatório divulgado nesta terça-feira pelo Banco Mundial.

O Globo – Economia, 28/05/2013.

Sobre o consumo de energia no mundo, assinale a alternativa correta.

a) No texto, é evidente o papel crescente dos BRICS na demanda energética mundial.

b) O consumo de energia nem sempre acompanha o nível de desenvolvimento de um país, o que explica a presença da Rússia entre os maiores consumidores.

c) China e Estados Unidos são os maiores consumidores de energia em função do fato de esses países serem os mais populosos do mundo.

d) A sétima posição do Brasil em consumo de energia deve-se ao fato de o país ter ampliado a produção de etanol, preferencialmente destinado ao consumo interno.

2 – (UFF) No mapa, registra-se a localização dos principais projetos eólicos outorgados no Brasil, em 2002.

14

Acerca dos projetos eólicos e de sua localização, a forte concentração em um determinado trecho do litoral nordestino está ligada à

a) dinâmica dos ventos alísios provindos das áreas de alta pressão subtropicais ao norte do Equador.

b) alta pressão e aos ventos dominantes na zona intertropical de convergência, localizada nessa latitude.

c) forte influência exercida pelos ventos contra-alísios provindos da região de alta pressão subtropical.

d) atuação constante de massas de ar úmidas que predominam nas regiões de alta pressão subpolar.

e) influência tanto de frentes frias quanto quentes provenientes de regiões atingidas pela corrente El Niño.

3 – (UEL) A força das águas tem viabilizado a construção de usinas hidrelétricas de grande porte no Brasil, sendo Itaipu um exemplo. Com base nos conhecimentos sobre desenvolvimento e a questão socioambiental, considere as afirmativas a seguir.

I. A retirada das populações das áreas atingidas por construção de hidrelétricas tem produzido impactos sociais, como o desenraizamento cultural.

II. Itaipu é um exemplo da prioridade dada à preservação dos habitat naturais no projeto nacional-desenvolvimentista defendido pelos militares pós- 64.

III. As incertezas sobre os impactos ambientais com a construção de usinas hidrelétricas trouxeram, por desdobramento, a formação de movimentos dos atingidos pelas barragens.

IV. A construção de hidrelétricas liga-se, também, à preocupação com a crise energética mundial prevista para as próximas décadas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

GABARITO

1 – A

2 – A

3 – E

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel